Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Esper Midrange - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon1 comments

Já que Murders at Karlov Manor está chegando, no artigo de hoje trarei detalhes sobre a estratégia de um dos melhores decks do Standard.

Edit Article

Sobre o Deck

Esper Midrange ou Esper Raffine é um deck que, assim como boa parte dos milagres do Standard, reúne cartas poderosas que se tornam ainda melhores juntas. Antes de se aprofundar mais na estratégia deste deck, é importante salientarmos as diferenças entre Esper Midrange, Esper Legends e Esper Control, três decks que podem ser confundidos por serem parecidos.

O Esper Control é uma variante Control deste deck que foca mais em planeswalkers, com The Wandering Emperor como win condition principal. Este deck tem muitas remoções, anulações e mágicas que estruturarão esta estratégia, que consiste em controlar o jogo e finalizar com esta planeswalker ou outra bomba.

Ad

Loading icon

O Esper Legends, como o nome sugere, é uma versão que foca mais em criaturas, e é praticamente um deck Aggro. Também usa muitas criaturas lendárias que geram valor dentro desta estratégia. Já o Esper Midrange está entre os dois, pois traz elementos de ambos e junta tudo isso até chegar no que hoje é a melhor versão desse arquétipo.

Construção do Deck

Vamos agora nos aprofundar na lista que escolhemos para este artigo.

Loading icon

Raffine, Scheming Seer é o coração deste deck. Essa criatura consegue gerar valor de tantas formas, que é impossível pensar neste deck sem ela atualmente. É uma ameaça com evasão e proteção que evolui muito conforme o jogo avança. Aliado a outras criaturas pequenas deste deck, como Deep-Cavern Bat e Faerie Mastermind, ela pode simplesmente atropelar seu oponente.

Loading icon

Ixalan deu a este deck outra criatura poderosa que se tornou uma grande staple deste formato. Tishana’s Tidebinder é uma criatura incrível, pois interage com seu oponente de diversas maneiras em velocidade instantânea e ainda impõe uma ameaça na mesa.

Este deck também tem um pacote de remoções e anulações excelente. Estas ferramentas, apesar de não estarem tão bem posicionadas no meta, já que Cavern of Souls está presente neste formato, ainda são relevantes em várias situações. The Wandering Emperor ainda é o melhor planeswalker deste formato e é uma win con extra que pode facilmente ditar o rumo do seu jogo.

Virtue of Loyalty e Wedding Announcement são duas cartas que se complementam e entram muito bem nessa estratégia. Muitas vezes serão responsáveis por finalizar os seus jogos, pois lhe geram várias fichas e aceleram o clock que você impõe no seu oponente.

Mulligan e Postura de Jogo

Como mencionei no início, esse deck é basicamente um deck “Good Stuff”, pois reúne as melhores cartas possíveis nessa combinação de cores. Com isso em mente, você deve priorizar mãos iniciais que interajam com as ameaças do seu oponente e desenvolvam seu jogo.

Loading icon

O exemplo acima ilustra uma mão inicial viável que lhe permite desenvolver os primeiros turnos e tem as interações que você precisa para lidar com possíveis ameaças.

Guia de Sideboard

Loading icon

Agora, nos aprofundaremos no guia de sideboard, e mapearemos as nossas escolhas para as cinco match-ups principais deste deck.

Vs. Esper Midrange

Vamos começar pela mirror. Como toda mirror, cada ação pode guiar o rumo da partida e definir quem será o vencedor. As listas deste deck variam muito pouco entre si, e alteram somente o número de cópias de certas cartas. Então, a qualidade dos draws e a mão inicial serão o fator determinante neste caso.

Ad

Tente lidar com as cartas mais perigosas do oponente (Raffine, Scheming Seer, Sheoldred, the Apocalypse, The Wandering Emperor) e tome cuidado com Virtue of Loyalty e Wedding Announcement. Use os seus encantamentos sempre que possível e interaja com os do seu oponente se puder.

Faerie Mastermind é uma criatura importante porque ele aproveita os draws do seu oponente, mas saiba que o seu oponente irá usar isso contra você também.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Domain Ramp

Este é o “deck to beat” deste formato. Domain consegue criar muito valor uma vez que consegue rampar e garantir as manas que precisa para jogar suas mágicas. Leyline Binding é muito forte e Herd Migration pode ser desastroso para o Esper. Então, tente impedir seu oponente de rampar e imponha um clock eficiente.

Deep-Cavern Bat brilha bastante nessa matchup, pois retira os recursos do seu oponente.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Mono-Red Aggro

Este é o Aggro mais popular deste formato. Considero essa matchup favorável. O Esper tem as ferramentas para lidar com as ameaças do Red e consegue aguentar suas criaturas com presença de board.

Remova suas ameaças principais e utilize seus pontos de vida com sabedoria que tudo correrá bem.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Bant Toxic

O poder desse deck está concentrado em suas criaturas, e a grande maioria delas está no alcance das remoções do seu deck. Mantenha o controle da board e elimine as ameaças presentes, mas tome cuidado, pois esse deck deve ser respeitado.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Midrange

Essa matchup é bem equilibrada. Nosso oponente tem muitas ameaças poderosas, mas nós temos as repostas que precisamos, e o Esper gera mais valor do que eles. Tome cuidado com bombas como Sheoldred, the Apocalypse, Archfiend of the Dross e Preacher of the Schism.

Virtue of Persistence é outra carta poderosa no arsenal do seu oponente. Mosswood Dreadknight atua como o motor deste deck e gera muito valor também.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo. O Esper Midrange é um dos candidatos à melhor deck deste formato na temporada nova e acredito que essa lista ainda será sólida nas próximas semanas. Você pode adicionar uma ou outra carta que ache necessário, como Outrageous Robbery, por exemplo, que pode ser uma carta de side eficiente em jogos grindados, mas acredito que essa versão é consistente o suficiente para este formato.

Ad

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe-as nos comentários.

Até a próxima!