Magic: the Gathering

Opinion

Un-sets: Top 10 Cartas Mais Divertidas de Borda Prateada

, updated , Comment regular icon1 comments

Um artigo para você se divertir conhecendo as cartas mais loucas dos Un-Sets, além de possíveis combos e interações com elas!

Edit Article

Olá, pessoal! Hoje meu artigo traz as dez cartas mais divertidas e engraçadas dos Un-Sets (Unglued, Unhinged, Unstable e Unfinity), que eram as famosas cartas com bordas prateadas (eram, porque infelizmente a Wizards deixou de fazer as bordas prateadas e substituíram por um símbolo de noz na última coleção, Unfinitylink outside website).

Para quem não conhece os Un-Sets, são coleções que são proibidas em campeonatos por geralmente conter piadas e efeitos loucos que fazem paródia com o Magic, jogadores e com a história do jogo.

Ad

Esse top 10 teve o único critério da minha opinião e gosto pessoal. Com as devidas apresentações feitas, vamos à lista.

10 - Menções Honrosas

Antes de irmos para nosso top 10, farei algumas menções honrosas, porque foi muito difícil escolher apenas 10 cartas!

Killer Cosplay

Loading icon

Um equipamento mítico por uma mana de Unfinity com várias referências. Começa que o desenho dessa carta é um Grizzly Bears com uma fantasia do Tarmogoyf, lembrando que essas duas criaturas verdes têm o mesmo custo de invocação. O flavor text (texto em itálico escrito logo abaixo do texto de regras) também é uma referência, dessa vez citando a carta Lhurgoyf.

Eu pessoalmente adoro referências, ainda mais se for com a ilustração das cartas.

Blast from the Past

Loading icon

Outra carta cheia de referências, mas dessa vez com habilidades. Até o nome é divertido por lembrar as cartas vermelhas explosivas (blast), uma explosão do passado com madness, cycling, kicker, flashback e buyback.

Como essa carta é uma explosão do passado, eles fizeram com o frame antigo, já que a coleção Unhinged foi lançada depois de Mirrodin, que foi a expansão que mudou pela primeira vez o frame das cartas.

Combo - Ashnod’s Coupon + R&D's Secret Lair

Loading icon

Para fecharmos as menções honrosas, trago um combo bem divertido e maldoso, com um artefato de Unglued e um terreno de Unhinged.

Ele consiste apenas em ter as duas cartas em jogo.

Com Ashnod’s Coupon, você vira e sacrifica ele para o jogador alvo pegar uma bebida alvo para você, mas essa carta tem uma errata que diz que você tem que pagar pela bebida que pedir.

Agora, com o R&D's Secret Lair quem além de entrar em pé adiciona uma mana incolor, você ignora toda e qualquer errata nas cartas, fazendo seu oponente pagar o preço de qualquer bebida para você. Genial!

10 - _______ Art Director

Loading icon

Começando nosso top 10 com uma carta branca de Unhinged, com uma piada na arte que a Wizards provavelmente não faz novamente. Parece que os últimos Un-Sets tem alguma comissão para aprovar o tipo de paródia que pode ser feita nas cartas, e uma carta dizendo que o diretor de arte é um fascista, definitivamente não é mais um tipo de piada que a Wizards quer fazer novamente.

Engraçado que no nome do ilustrador desta carta está escrito “me alimente”.

9 - Old Fogey

Loading icon

Outra carta de Unhinged, mas com o frame antigo por trazer várias referências nas habilidades. É dinossauro idoso verde com phasing, cumulative upkeep, echo, fading, banding, protection, snow-covered plainswalking, flanking e rampage.

Com tantas habilidades antigas assim já deixa a carta bem divertida, mas ao meu ver, o mais engraçado é o flavor text falando que as crianças de hoje em dia que ficam jogando Magic com cartas que abaixo tem seus números de coleção e seus símbolos de virar (antigamente além das cartas só terem o ilustrador escrito abaixo, era escrito “tap” no lugar do símbolo de virar), e o Magic de verdade era fazer um deck com vinte Black Lotus e vinte Plague Rats.

Ad

Lembrando que no começo do jogo, não existia a restrição de apenas 4 cartas iguais no deck.

8 - City of ___

Loading icon

Uma carta que pode parecer sem graça para alguns, mas dou muita risada quando a vejo. Fazendo referência com a famosa City of Brass, me arranca muita risada com o flavor text escrito apenas “But…” e com o pequeno desenho sutil feito na caixa de texto, conseguem ver?

Não podemos esquecer da bela arte de John Avon, o mestre das “landscapes” (paisagens) fazendo… bem, você sabe!

7 - Chaos Confetti

Loading icon

Referência com a carta icônica Chaos Orb que resumidamente, você joga ela pra cima, e destrói as permanentes que ela encostar.

Por causa dessa habilidade peculiar (uma habilidade que fez essa carta ser banida de todos os formatos), existiu uma lenda dizendo que um jogador ganhou um grande campeonato rasgando em vários pedaços a Chaos Orb e jogando na mesa do oponente, assim este jogador conseguiu destruir a mesa inteira do adversário.

Desde que conheci Magic em 96, essa história já existia, e mesmo não tendo nenhum registro disso ter realmente acontecido, o flavor text da carta nos indaga dizendo “E você pensando que isso era apenas uma lenda urbana”.

6 - Booster Tutor

Loading icon

Um tipo de mecânica que achei divertidíssima. Com Booster Tutor você abre um booster selado, revela as cartas e escolhe uma carta para colocar na sua mão.

Além da parte divertida que é tutorar uma carta de um booster selado, o flavor text é muito engraçado.

Booster Tutor teve duas reimpressões, e cada uma é criativa. Na impressão original tem escrito que pessoas de verdades usam boosters de Arabian Nights, na segunda fala que a escolha de uma coleção certa pode fazer você ganhar de um grande rival, mas uma escolha errada pode acabar em tormento, como em Homelands (tida como uma das coleções mais fracas).

E finalmente, a última é uma voz dizendo “Você guardou um pacote de Saga de Urza para isso?” Hilário porque um booster de Saga de Urza é raríssimo e vale uma grande quantia de dinheiro.

5 - Urza, Academy Headmaster

Loading icon

Uma carta de Unstable bem divertida. É um planeswalker de cinco cores da cabeça do personagem Urza que você precisa acessar o site “AskUrza.com” para saber o que cada ponto de lealdade irá fazer.

Apesar desta carta só ter 3 espaços dos pontos de planeswalker, na verdade existem muitas habilidades que são randomizadas cada vez que você clica no número corresponde (no site você pode ver todas as habilidades que a página randomiza) .

4 - Blacker Lotus

Loading icon

Uma carta mais poderosa que a própria Black Lotus, porque enquanto a Black Lotus te adiciona 3 manas, a Blacker te adiciona 4. Incrível não? Mas isso tem um preço: você precisa rasgar ela em vários pedaços para adicionar as manas.

Portanto, jogadores e jogadoras, não usem esta carta, porque quanto mais usarem, mais ela diminuirá sua existência.

3 - Form of the Approach of the Second Sun

Ad

Loading icon

Na minha opinião esta é a carta mais divertida de Unfinity. Ela faz referência com o Approach of the Second Sun que é um feitiço que quando é conjurado, você coloca ele na sétima posição do seu grimório, e quando for conjurado pela segunda vez, você ganha o jogo.

Pois bem, Form of the Approach of the Second Sun é um encantamento que você se torna uma carta de Magic na sétima posição do seu deck. Isso mesmo, você meio que vira uma carta, equilibrando 6 cartas do topo do seu grimório na sua cabeça, e quando as cartas acabarem, ou seja, quando você se comprar, você ganha o jogo!

2 - Richard Garfield, Ph.D.

Loading icon

O próprio Richard Garfield, criador do Magic, em uma carta. Claro que ele tinha que ser uma criatura lendária, designer humano.

A carta do Garfield é bem forte, ela diz que você pode jogar quaisquer cartas como se fossem outras a sua escolha, desde que tenham o mesmo custo de invocação e cor. Acho que seria um comandante forte, não?

1 - Cartas do Tipo de Jogadores

Loading icon

E o número um não é apenas uma carta, são quatro!

Essas cartas são um ciclo dos tipos de jogadores de Magic, um pra cada coleção. Bem resumidamente, Timmy de Unglued, é o jogador que gosta de jogar com criaturas grandes ou fazer mágicas incrivelmente fortes. Johnny de Unhinged é o jogador que gosta de fazer deckbuilding e Spike de Unstable, é quem gosta de ficar “grindando” nos torneios competitivos.

Por muito tempo só pensaram nesses três tipos de jogadores, mas com o passar do tempo, notaram que existe um tipo que se importa mais com a “lore” (a história do jogo), com os ilustradores, com as artes; e assim nasceu Vorthos em Unfinity. Inclusíve, você pode descobrir qual tipo de jogador seria neste quizlink outside website!

Eu gosto muito de todas estas 4 cartas e inclusive, preparei decklist de Commander para cada uma destas cartas:

Decklists

Timmy, Power Gamer

Loading icon

Johnny, Combo Player

Loading icon

Spike, Tournament Grinder

Loading icon

Vorthos, Steward of Myth

Loading icon

Uma atenção para o deck da Spike, porque ela é meio que uma tribal de cartas banidas. Por isso, coloquei sugestões de cartas que vocês podem levar para o jogo na parte "maybeboard". Lembrando que vocês podem colocar cartas que foram banidas no passado e até mesmo cartas banidas do X1 (Commander de dois jogadores) no Magic Online.

Outra atenção é no deck da Vorthos, que você pode fazer qualquer tribal que desejar. No deck dela optei por um tribal de Nicol Bolas, mas sinta-se a vontade para mudar.

Conclusão

Na época do lançamento de Unstable, liberaram as cartas de Un-Sets no Commander por alguns meses, o que foi uma coisa muito divertida. Existe também o Unsanctioned, que é uma caixa para jogar com 2 pessoas, com 5 decks das cinco cores, onde você escolhe duas cores, embaralha e faz um deck jogável. O interessante deste produto é que ele só tem reprints, uma atitude que jamais pensei que a Wizards faria, reprint de borda prateada.

Ad

Pessoalmente, sou um grande fã das cartinhas com borda prateada, e fiquei desapontado com Unfinity não ter esse tipo de borda. Obviamente que em escolher apenas 10 cartas com algumas menções honrosas, faltarão muitas outras e como disse anteriormente, essa lista foi feita totalmente com minha opinião.

Concordou? Discordou? Usa cartas de Un-Sets no seu grupo de Commander? Quais são suas cartas favoritas de Un-Sets? Comenta aí embaixo e até a próxima!