Magic: the Gathering

Opinion

Banlist: Primeiras Impressões da Atualização de Banidas e Restritas de 11 de março

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresento minhas primeiras impressões sobre a atualização de Banidas e Restritas de 11 de março, onde Violent Outburst foi banido do Modern enquanto nenhuma mudança afetou os demais formatos competitivos!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Um novo anúncio de banidas e restritas foi ao ar na última segunda-feira, 11 de março, trazendo o banimento de Violent Outburst no Modern além de uma análise resumida de como a Wizards está enxergando a saúde no Metagame de cada formato competitivo.

Como toda atualização, esta foi inundada de especulações sobre quais são os problemas inerentes do Metagame hoje e quais cards poderiam ser banidos para resolvê-los, além de ideias em torno de cards cujo nível de poder seriam seguros para um desbanimento.

Ad

Neste artigo, apresento minha análise da Banlist de 11 de março e suas principais implicações para o Magic competitivo!

Standard: Nada fora do esperado

Especular de possíveis banimentos no Standard em uma atualização em março é como esperar uma nevasca no verão - não é a época do ano para isso.

Desde o início do projeto de revitalização do formato e da estrutura competitiva, a Wizards prometeu manter uma postura menos intervencionista no formato, com banimentos necessários apenas em casos extremos onde uma estratégia degenerada domina o Metagame com números expressivos.

Apesar da permanência do Esper Midrange como melhor deck do formato desde a temporada passada e o fato das staples do Metagame se manterem quase as mesmas, o Standard não está em um ambiente onde deveríamos aguardar banimentos, pois não existe discrepância em números, winrate, ou representatividade para afirmar que o formato não está diverso.

Loading icon

É claro, tal qual todo ambiente competitivo, o Standard tem sua dose de cards e decks cuja experiência pode ser desagradável - Sunfall, por exemplo, iniciou um debate sobre o Metagame estar abarrotado de sweepers eficientes sem proteções úteis - e nem sempre somos pareados nos torneios, Ligas e ranqueadas contra decks que gostamos de enfrentar. Faz parte do jogo.

Após diversos banimentos ao longo do ano buscando manter o formato “divertido”, é bom ver a Wizards voltar para a postura de entender que o Standard possui ciclos e nem sempre eles serão agradáveis, e nem por isso cards precisam ser banidos - No fim, jogadores preferem estabilidade no formato ao invés de constante inovação.

Pioneer: Sem mudanças foi inesperado

Enquanto estabilidade é um ponto-forte de um formato rotativo, formatos eternos tem mais espaço para mudanças e intervenções, pois seu Metagame pode estagnar em algum momento e puxar determinadas estratégias para fora dos torneios competitivos.

O Pioneer, hoje, enfrenta três arquétipos cujo jogadores consideram seus padrões de jogo problemáticos para o formato: Izzet Phoenix, Abzan Amalia e Lotus Combo, e a maioria das especulações em torno de banimentos envolvem peças-chave destes arquétipos, como Treasure Cruise, Amalia Benavides Aguirre e Lotus Field.

Loading icon

Após sua representatividade no Pro Tour Murders at Karlov Manor, onde manteve bons resultados mesmo sendo um dos arquétipos mais esperados do Metagame, o Izzet Phoenix se tornou foco do debate de ser eficiente demais para o Pioneer. Afinal, se o deck tinha um alvo nas costas durante o maior evento profissional do jogo na temporada e ainda sucedeu, espera-se que seu nível de poder esteja acima dos padrões.

Particularmente, discordo muito dessa afirmação. O Izzet Phoenix mantém seu espaço no Metagame porque ele é um Turbo Xerox, e tal qual todo arquétipo nesse espectro nos formatos eternos, ele é extremamente adaptável ao ambiente onde está situado e recompensa muito os jogadores que se especializam em sua estratégia e se dedicam em conhecer seus ins e outs.

Ad

Dito isso, tal qual os decks de Delver no Legacy, Izzet Phoenix tem potencial de dominar formatos com qualquer descuido. Uma adição mais forte que alavanque sua estratégia o faz subir para além dos 25% do Metagame com facilidade e muitos banimentos podem ocorrer para mantê-lo em cheque.

Considerando o impacto histórico de Treasure Cruise em formatos eternos, podemos supor que seu banimento seja uma questão de quando ao invés de se. E esse quando pode levar meses, ou anos, depende de quais novas adições podem torná-lo degenerado demais para os padrões do formato.

Loading icon

Por outro lado, Amalia Benavides Aguirre e Wildgrowth Walker viverem durante mais um ciclo da temporada foi o fator mais inesperado dessa atualização. O combo entre esses dois cards cria alguns dos problemas logísticos mais complexos e desagradáveis do Magic competitivo, seja em jogos presenciais ou nas plataformas on-line: a capacidade de estabelecer loopings infinitos e empatar jogos.

Magic não costuma ser brando com situações de anti-jogo e nem com partidas que levam tempo demais por conta de um padrão repetitivo de ações e o Abzan Amalia possui ambos. O fato desses loopings e situações de anti-jogo terem ocorrido nas semifinais do Pro Tour, onde a partida foi para o Game 7 porque Simon Nielsen conseguia forçar o empate ao dar indestrutível para Wildgrowth Walker foi outro agravante, e na teoria, teria sido o último prego no caixão deste arquétipo.

Os números de winrate e representatividade do Abzan Amalia estão longe de serem opressivos, apesar deste ser um dos decks de combo mais populares do formato, e talvez a Wizards tenha enxergado vantagens em mantê-lo no Metagame neste momento. No entanto, tal qual Treasure Cruise, o banimento de uma das peças do seu combo parece uma questão de quando, com quando sendo “até onde a Wizards considerar aceitável que jogos sejam forçados ao empate em eventos competitivos”.

Loading icon

A maioria das conversas sobre banimentos no Lotus Combo envolvem a maneira como este arquétipo força o Metagame a se adaptar com peças específicas: Damping Sphere foi um dos cards mais jogados do Pro Tour, e a principal razão para usá-lo envolve travar a mana e sequência de mágicas do jogador de Lotus.

Dada que esta é a pior partida do Izzet Phoenix hoje e não está numa posição onde predomina o formato, ele soa como um mal necessário atualmente, com fraquezas inerentes que ajudam a dar aos Aggros uma razão para serem utilizados mesmo quando possuem uma partida horrenda contra o Abzan Amalia, tornando-o um bom equilibrador para o Metagame.

Por outro lado, o Lotus Combo também está fazendo a equipe de design do jogo “quebrar regras” para estabelecer novos meios de lidar com o combo, como Krenko’s Buzzcrusher, um exemplo bem ruim de como as nuances do jogo estão ficando cada vez mais complexas para lidar com Hexproof e outras habilidades com proteção embutida.

Pode existir um momento onde Lotus Field mereça um banimento porque seu combo encontrou um jeito de lidar com suas partidas ruins e dominar o Pioneer, mas este momento certamente não é agora.

Ad

Modern: O ciclo continua

Um deck surge com uma configuração nova através adições recebidas ao decorrer dos últimos meses, ganha consistência e começa a se apresar do Metagame. O formato tenta se adaptar, não consegue porque essa estratégia ataca por múltiplos ângulos e um banimento é necessário para tentar corrigir as coisas.

Nós vimos este ciclo antes com o Rakdos Grief e estamos o vendo de novo com o Temur Rhinos.

Loading icon

Violent Outburst está banido. Esse era o resultado que esperávamos desde seu principal arquétipo subir para além dos 15% do Metagame, e parece o banimento mais lógico se considerarmos como este card quebra as regras de velocidade de mágicas e permite transformar Force of Negation em uma Force of Will para proteger Crashing Footfalls ou Living End.

O impacto é muito claro: os decks de Cascade perdem a capacidade de “trapacear” em conjurar seus cards-chave enquanto serão obrigados a adotar uma quarta cor para ter acesso a oito ou mais habilitadores - A própria Wizards reconhece Ardent Plea e Demonic Dread como substitutos válidos, enquanto Bloodbraid Elf também pode retornar caso jogadores optem por mais concessões.

Loading icon

Para ambos os payoffs, acredito que Ardent Plea se torne o card-chave para acompanhar Shardless Agent nos decks de Cascade: não só podemos dar Pitch para Subtlety com ela, como também possibilita usar Solitude como uma remoção barata sem tantos problemas.

Demonic Dread é uma opção para o Living End e pode dar pitch para Grief, mas necessitar de um alvo é uma proposta problemática para qualquer uma das variantes de Cascade.

Loading icon

A versão mais recente de Crashing Footfalls, o Domain Rhinos aparenta ser o grande vencedor das variantes de Cascade com esse banimento: além da facilidade de acesso às outras cores com Leyline of the Guildpact, esta variante já deseja acesso à mana branca para Leyline Binding, e até Bloodbraid Elf pode adentrar nesta versão já que Scion of Draco nos permite sermos mais agressivos com nossas criaturas.

Loading icon

Por outro lado, o ciclo deve se repetir: um combo degenerado foi embora, outro entrará em seu lugar.

O Golgari Yawgmoth e o Amulet Titan são as melhores estratégias injustas do Modern agora que ausência de Violent Outburst enfraquece os decks de Cascade. Ambos requerem interações mais específicas e podem se preocupar mais em jogar contra o hate do que contra o Metagame conforme outros arquétipos perdem espaço por conta de banimentos.

À menos que alguma coisa absurda aconteça no Modern nos próximos meses, eu não tenho expectativas de outra intervenção no formato até alguns meses após o lançamento de Modern Horizons 3, cujo cards podem, tal qual seus antecessores, reformularem o cenário competitivo inteiro.

Ad

Legacy: Bowmasters não deve ser banido

É um tanto engraçado como o Legacy foi predominado por uma mistura de cantrips durante décadas e elas mantêm sua representação alta, apesar de Lord of the Rings trazer o mais poderoso “fun police” que poderia existir de maneira justa contra cantrips - Orcish Bowmasters.

Loading icon

Os Orcs punem jogadores por conjurarem seus Brainstorms no tempo errado ou até pelos seus Ponders e Preordains quando buscam uma resposta e/ou uma peça do seu combo e até ajudam a manter Up the Beanstalk em cheque caso nosso oponente não se preocupe em lidar com ele.

Se colocarmos os prós e contras da sua presença no Legacy em uma balança, acredito ser melhor mantê-lo no formato por finalmente colocar um cheque no uso impensado de cantrips do que retornar ao ponto onde elas predominam, e seu banimento não resolveria a pior parte do problema que o formato está enfrentando: o Reanimator ter estabelecido um plano justo.

Loading icon

Orcish Bowmasters foi um dos motivadores para fazer o Reanimator sair da sua zona de conforto e partir para um “plano B” com Grief, do qual não só pavimenta o caminho para fechar seu combo como também é um plano de jogo eficiente por conta própria se o reanimarmos e o protegermos com Daze e Force of Will.

A combinação entre Grief e Orcish Bowmasters é certamente tão punitiva para os decks de Turbo Xerox no Legacy como elas são para o Modern, mas colocar a culpa dessas mudanças exclusivamente no card mais recente sem avaliar seus benefícios para o cenário competitivo é ignorar que a parte problemática no Reanimator pode estar em como Grief e o potencial de jogá-lo no primeiro turno com Reanimate ou Animate Dead amplifica o valor dos Orcs na partida enquanto vence jogos por conta própria.

Pauper: Algo precisa mudar em breve

A ausência de banimentos já era esperada para o Pauper, mas não podemos ignorar que o formato permanece o mesmo faz tempo demais.

Loading icon

Enquanto novas estratégias e deck emergiram no Pauper durante os últimos anos, o topo dele parece constantemente disputado entre dois arquétipos: Affinity e Kuldotha Red, e nem o último banimento do formato, Monastery Swiftspear, parece ter diminuído esse problema, pois jogadores apenas adotaram outro dos diversos one-drops vermelhos que interagem com o arquétipo.

Loading icon

Affinity, por outro lado, recebeu um botão clássico de free win com All That Glitters em Commander Masters, criando situações recorrentes onde o oponente precisa se forçar a jogar numa proposta reativa demais para evitar perder no turno seguinte - O mesmo problema enfrentado anteriormente com Atog.

O Metagame permanece girando em torno dessas duas estratégias, com múltiplos espaços dos Sideboards dedicados a lidar com os dois melhores decks do formato, enquanto dedicam cinco a seis cards para jogar contra o resto. É como se o Pauper tivesse estagnado e as adições recentes servem apenas para reforçar as mesmas estratégias.

Ad

E quanto ao Vintage?

Loading icon

Após 16 anos, Ponder se tornou irrestrito no Vintage, do qual é um excelente exemplo de power creep e consistência em um ambiente onde cantrips foram restritas para evitar o acesso fácil aos melhores cards de cada deck.

Infelizmente, meu conhecimento de Vintage é bem limitado e não tenho como opinar se esta foi uma escolha certeira da Wizards. Talvez, seja um bom momento para acompanharmos o desenvolvimento desse formato no Magic Online.

Conclusão

Isso é tudo por hoje.

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!