Magic: the Gathering

Deck Guide

Explorer: Jeskai Control - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

Lightning Helix está disponível no Pioneer e Explorer devido a seu reprint em MKM. No artigo de hoje, trarei uma versão de deck Control utilizando essa carta para o Explorer.

Edit Article

Sobre o Deck

Azorius Control é um dos decks mais fortes do Explorer atualmente. No More Lies deu a este deck outras possibilidades de jogo, que ainda não foram muito exploradas.

Estou falando de Lightning Helix, uma instantânea que custa Magic Symbol RMagic Symbol W, causa três pontos de dano em qualquer alvo, e lhe dá três pontos de vida. Com essa carta em mente, resolvi criar uma versão de Jeskai Control com a base do Azorius, e adicionar um splash para o Vermelho para acessar a Lightning Helix e outras cartas interessantes.

Ad

Loading icon

A razão principal de usarmos Helix é porque é uma spot removal excelente, já que lida com ameaças de early game e pode até mesmo eliminar uma The Wandering Emperor ou Liliana of the Veil. Os pontos de vida extra também podem fazer muita diferença, principalmente contra decks Aggro.

Loading icon

A ideia central deste deck ainda é controlar o jogo com remoções que podem lidar com qualquer tipo de ameaça. Além de Helix, temos Get Lost e March of Otherworldly Light, que lidarão com uma variedade maior de ameaças. Supreme Verdict, Temporary Lockdown, e Farewell são nossas remoções globais.

Loading icon

Para nos ajudar a controlar melhor o jogo, além das remoções que já mencionamos, usamos as melhores mágicas de anulação deste formato: Dovin’s Veto e No More Lies.

Loading icon

Memory Deluge e Dig Through Time irão manter sua mão cheia de recursos e irão te ajudar a encontrar os finishers do seu deck.

Loading icon

Como todo bom Control, essa lista não precisa de muitas condições de vitória. Teferi, Hero of Dominaria continua indispensável, mas, com o splash para o vermelho, podemos utilizar Chandra, Awakened Inferno também. Ela nos oferece caminhos diferentes que são muitas vezes mais rápidos para finalizar jogos, além de ter duas habilidades que podemos usar para remover criaturas.

The Wandering Emperor também é indispensável e consegue ser impactante em quase todas as situações. Shark Typhoon é outra win condition; também podemos usá-lo para criar uma única ficha que irá atacar e pressionar o oponente, usá-lo como chump blocker, além de gerar card advantage ou até mesmo colocá-lo na mesa para gerar vários tokens de tubarão.

Loading icon

Nossa base de mana é algo importante também, já que temos três cores. Precisamos garantir nossos splashes e garantir a consistência deste deck ao mesmo tempo.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Como falei antes, nosso plano é controlar o jogo. Assim, você irá preferir mãos que tenham boas interações e garantam os land drops que você precisa, além de card advantage. Evite mãos com muitos planeswalkers, ou que não tenham nenhuma remoção, e também evite as mãos com poucas lands, ou que tem cartas de uma cor específica e lands que não garantem seu splash.

Loading icon

Guia de Sideboard

Loading icon

Ad

Vs. Rakdos Vampires

O Rakdos do Pro Tour chegou com tudo ao Arena, e está invadindo a fila ranqueada. Com isso em mente, e devido à forte presença de outros decks pretos no formato, resolvi utilizar 4 Leyline no side, justamente para essa match.

A ideia é sobreviver e forçar seu oponente a gastar todos os seus recursos. Fable of The Mirror-Breaker continua absurdamente forte, e, com o Vein Ripper, é simplesmente absurda. Controle a mesa do oponente a todo custo e tome cuidado com o Sorin, Imperious Bloodlord no turno três, que pode ser tão forte quanto uma Fable.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Izzet Phoenix

Esta match é bem complexa. Phoenix pode tomar uma postura mais Control ou ser extremamente agressivo, dependendo da sua mão inicial. Também pode colocar pressão de forma bem efetiva no jogo 1. No jogo 2 em diante, temos acesso a Rest in Peace, que é uma baita hate contra esse deck, mas ainda teremos de lidar com o plano alternativo do nosso oponente.

Tenha em mente que, mesmo com hate de cemitério em jogo, o Phoenix ainda é um deck complicado de lidar devido ao card advantage que ele pode gerar, e sempre temos que considerar suas anulações.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Boros Convoke

Considero essa match boa, ainda mais se considerarmos a quantidade de remoções globais neste deck e suas duas cópias de Temporary Lockdown, que são simplesmente absurdas nessa partida. Então, sua estratégia será sobreviver tempo suficiente para limpar a mesa do oponente e então seguir controlando o jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Azorius Control

Esta é uma quase mirror que considero levemente favorável para o Jeskai. Helix pode lidar tanto com as fichas de tubarão como com uma The Wandering Emperor, o que é ótimo, mas o jogo ainda dependerá muito de quem tiver os melhores draws e mais anulações para interagir.

Não deixe o oponente resolver Teferi, Hero of Dominaria, e, assim que puder, jogue o seu próprio Teferi na mesa, sempre com uma anulação de “backup”. Dovin’s Veto é uma das melhores cartas nesta match.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Abzan Greasefang

No More Lies é a melhor carta possível nessa match. O oponente normalmente irá jogar Greasefang, Okiba Boss no turno 3 com algum veículo no cemitério, então ter uma anulação será muito importante.

Caso não consiga anular, remova Greasefang de jogo antes do início do combate. Se o oponente colocá-lo em jogo mesmo sem ter artefatos no cemitério para trazer para a mesa, mate o rato mesmo assim. Siga controlando o jogo e tudo correrá bem.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Mais um artigo está terminado! O Jeskai Control é sem dúvidas um deck muito divertido, e Lightning Helix oferece uma linha de jogo um pouco mais ativa do que o tradicional Azorius, já que pode ser uma remoção que nos gera um recurso extra. Se você quer um deck diferente para se aventurar no Explorer, recomendo o Jeskai!

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe-as nos comentários. Até a próxima!