Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern: Mono Black Evoke - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, abordamos o Mono Black Evoke, deck do Modern que utiliza da combinação de Grief e reanimação com descartes ao lado de Urza's Saga e The Rack!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Enquanto aguardamos o fim das prévias de Outlaws of Thunder Junctionlink outside website, o Metagame do Modern continua a se adaptar e evoluir em torno do recente banimento de Violent Outburst e o declínio dos decks de Crashing Footfalls, além da ascensão de arquétipos como Domain Zoo, Yawgmoth e Tron ao topo do Metagame.

Essas abordagens passam pela recente ascensão do Esper Reanimator, e também nos resultados mais recentes de um novo arquétipo: o Mono Black Evoke.

Ad

Neste artigo, destrinchamos este novo deck e analisamos como usar seu Sideboard contra as principais partidas do atual Metagame!

O que é o Mono Black Evoke?

Mono Black Evoke, ou Mono Black Scam, é a evolução natural de outro arquétipo antigo do Modern, do qual nunca fez muito sucesso, fora alguns resultados ocasionais no formato, o The Rack.

Loading icon

Sua estratégia usa mágicas de descarte baratas para exaurir os recursos do oponente enquanto manipula seus meios de obtenção: Dauthi Voidwalker invalida seu cemitério, Orcish Bowmasters pune cantrips e as remoções baratas ajudam em manter o campo de batalha limpo.

Loading icon

Para complementar este plano, o deck conta com a clássica combinação de Grief com efeitos de reanimação baratos, removendo até dois recursos do oponente tão cedo quanto no primeiro turno enquanto mantém um corpo 4/3 na mesa, além de Urza’s Saga como outra condição de vitória e meio de encontrar as cópias de The Rack e colocá-las direto em jogo.

A Decklist

Loading icon

Essa é a lista utilizada pelo jogador nahuel10 para chegar ao Top 8 do Modern Challenge de 23 de março. Ela concentra uma quantidade grande dos cards mais jogados no arquétipo enquanto também parece mais adaptado para lidar com o Metagame atual, com mudanças pontuais podendo ocorrer conforme o formato evolua e/ou necessidade de cada jogador.

Maindeck

Loading icon

Dauthi Voidwalker oferece um clock decente e difícil de bloquear enquanto extrai valor dos nossos descartes. Sua capacidade de nos permitir jogar cards exilados com ele cria um nível de imprevisibilidade ao deck, onde podemos conjurar uma bomba do oponente e usá-la para vencer a partida.

Orcish Bowmasters é essencial para punir cantrips e outros efeitos de compra em um arquétipo voltado para exaurir os recursos do oponente, além de também lidar com criaturas pequenas.

Sheoldred, the Apocalypse complementa Orcish Bowmasters em punir efeitos de compra enquanto se torna uma ameaça por conta própria no momento em que entra em jogo. É um dos cards que consideraria adicionar mais uma cópia.

Loading icon

Nosso pacote de “scam”.

Grief pode remover dois cards-chave do oponente enquanto permanece em jogo como um 4/3 com Menace se o combinarmos com Not Dead After All ou Undying Evil.

Malakir Rebirth complementa essa estratégia enquanto nos a ajuda a não perdermos nossos land drops.

Loading icon

Nosso pacote de descarte.

Existem momentos onde seis descartes pontuais e Grief parece um pouco “overkill” e reduz a quantidade de topdecks bons que podemos ter, mas disrupção de início de jogo é essencial para nossa estratégia e iniciar a partida com um descarte é quase obrigatório.

Ad

Liliana of the Veil ajuda em manter a mão do oponente vazia, lida com Scion of Draco e outras ameaças pontuais se conseguirmos utilizar as outras remoções para manter o campo de batalha limpo.

Wrench Mind é o Hymn to Tourach que temos no Modern e o único efeito de dois por um com descartes disponíveis no formato. Podemos considerá-lo como um slot flexível.

Loading icon

Fatal Push é nossa remoção padrão e lida com diversos cards do atual Metagame ao lado de Fetch Lands e Urza’s Saga, além de segurar os decks Aggro.

Sheoldred’s Edict deve ser preparado para lidar com Planeswalkers ou criaturas maiores em partidas onde nossos oponentes não conjuram muitas ameaças, sendo outro slot flexível da lista.

Loading icon

Nosso pacote de Urza’s Saga, que além de aumentar a consistência do deck, também se transforma em condição de vitória alternativa com suas fichas.

Pithing Needle lida com diversos cards do Metagame atual, principalmente no Golgari Yawgmoth ou Amulet Titan, além de atrasar os planos de alguns outros arquétipos.

Shadowspear garante evasão para nossas criaturas e Lifelink, necessário para segurar jogos contra Domain Zoo e outros arquétipos mais agressivos.

The Rack é nossa principal condição de vitória. Uma vez em jogo, precisamos apenas manter a mesa e o campo de batalha do oponente vazio para vencer em poucos turnos. Não é ideal contra decks de combo, mas muito eficiente em jogos justos.

Loading icon

Um set de Urborg, Tomb of Yawgmoth parece bastante exagerado, mas nossa lista conta bastante com mana preta enquanto usa terrenos utilitários incolores como Urza’s Saga e Mishra’s Foundry para complementar seu plano de jogo, sendo quase obrigatório usá-lo para garantir acesso à mana preta com consistência - além de podermos sacrificar um ao jogar outro para desencadear o revolt de Fatal Push.

Marsh Flats também funciona para desencadear revolt enquanto oferece uma suposta vantagem virtual ao retirar um terreno do nosso deck.

Castle Locthwain é uma fonte de card advantage da qual interage com nosso plano de jogo, mas quatro manas é um preço alto a se pagar em uma lista com poucos terrenos e quatro cópias de Urza’s Saga.

Sideboard

Loading icon

Com o retorno dos Big Mana ao topo do Metagame, precisamos de mais cards para segurar estes arquétipos, principalmente quando estamos na posição de Midrange.

Damping Sphere “lock” os terrenos do Tron enquanto também atrasa as jogadas do Amulet Titan com Bounce Lands. Podemos usá-lo para punir arquétipos que conjuram muitas mágicas em um turno também.

Break the Ice é um hate mais direcionado aos terrenos de Urza, necessários para evitar que o Tron domine a partida cedo demais.

Loading icon

Ad

Com a ascensão do Esper Reanimator, o Golgari Yawgmoth sendo um dos melhores decks do formato e o Izzet Murktide ainda presente como um dos principais competidores, mais interações de cemitério são necessárias.

Nihil Spellbomb e Soul-Guide Lantern podem ser buscados por Urza’s Saga e a escolha entre eles depende do quanto precisamos lidar com um card especifico ou o cemitério inteiro.

Ashiok, Dream Render é um hate recorrente do qual também trava efeitos que busquem cards em grimórios, como Summoner’s Pact, Eldritch Evolution ou Chord of Calling.

Loading icon

Fatal Push e Damnation complementam nosso pacote de remoções, dado que temos uma postura mais voltada para o Control quando enfrentamos Aggro.

Loading icon

Tourach, Dread Cantor entra em jogos de atrito e/ou partidas onde sua proteção é relevante, como contra Solitude ou até no Hammer Time.

Chalice of the Void perdeu espaço nos sideboards, mas permanece útil para jogar contra decks de Cascade ou arquétipos focados demais em um valor de mana baixo e específico.

Necromentia lida com peças importantes de combos do formato, como Primeval Titan, Yawgmoth, Thran Physician, Atraxa, Grand Unifier e outros cards problemáticos.

Cursed Totem é um hate direcionado contra Golgari Yawgmoth e nos ajuda a ganhar alguns turnos nesta partida ao lado da cópia extra de Pithing Needle, cuja função é mais abrangente no formato hoje.

Guia de Sideboard

Domain Zoo

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Tron

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Golgari Yawgmoth

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Amulet Titan

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Murktide

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!