Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Azorius Familiar - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

O Pauper é um formato cheio de decks complexos e interessantes. No artigo de hoje, falarei sobre um desses decks: Azorius Familiar. Abordarei sua estratégia, construção, e trarei um guia de sideboard para as matchups principais.

Edit Article

Sobre o Deck

Recursão é um dos pilares do Pauper. Há muitas mecânicas e sinergias em vários decks que focam em repetições ou loops. O Azorius Familiar é um deck que aproveita isso ao máximo e foca toda sua estratégia em sinergias pequenas que criam estes loops.

Loading icon

Apesar de ser extremamente complexo de pilotar, a ideia deste deck é simples e foca em Sunscape Familiar, a carta que o nomeia. Sunscape reduz em Magic Symbol 1 o custo de todas as mágicas verdes e azuis que você conjurar; isso habilita algumas sinergias bem poderosas dentre nossas estratégias. O Familiar também é uma criatura 0/3, o que o torna um bloqueador decente em várias situações.

Ad

Loading icon

Com dois Sunscapes na mesa, você pode reduzir em Magic Symbol 2 o custo das mágicas azuis, e com uma Archaeomancer e um Ghostly Flicker na mesa, você pode criar um loop infinito ao exilar a Archaeomancer e uma Ilha. Sua Ilha voltará para o campo de batalha de pé, e você recuperará o Flicker do cemitério com Archaeomancer.

Esse loop com uma God-Pharaoh’s Faithful na mesa habilita outro loop que gera vida infinita, e o leva à vitória automática no tabletop. No Magic Online, esse tipo de interação exige vários clicks, o que torna a estratégia da vida infinita impossível, mas habilita um ganho de vida massivo se você for rápido e estiver disposto a sacrificar tempo para jogar o combo.

Loading icon

Archaeomancer é a criatura que gera toda a recursão deste deck, e recupera qualquer instantânea ou feitiço do seu cemitério. Com duas dela na mesa e mana suficiente, você pode usar Flicker para controlar o jogo completamente, e reutilizar qualquer mágica no seu cemitério quantas vezes forem necessárias.

Outra carta que gera sinergias poderosas é Mulldrifter, uma das engines mais importantes deste deck e uma das cartas mais emblemáticas deste formato. Esse Peixe 2/2 com Voar pode ser conjurado pelo seu custo de Evoke e, se o combinar com a redução de custo gerada pelo Familiar, você usará apenas uma Magic Symbol B pelo Evoke do Mulldrifter, e abrirá espaço no seu jogo para jogar um Ephemerate ou até mesmo um Snap neste Peixe Voador, gerando muito valor no processo.

Um detalhe importante sobre Snap nesse deck é a sinergia extra que essa carta tem com as bounce lands, já que pode duplicar ou até triplicar a mana gerada em um único turno, além de servir como remoção.

Loading icon

Lórien Revealed e Murmuring Mystic são as adições recentes mais poderosas que este deck recebeu. Lórien se encaixa muito bem nesta lista, pois atua como uma fetchland nos turnos iniciais e mais tarde é uma fonte de draw poderosíssima, além de lhe trazer recursão. Mystic é a win condition dessa lista, pois preenche a mesa com a quantidade que você quiser de fichas Voadoras e causa dano letal com facilidade, além de travar os ataques de qualquer Aggro.

Como este Místico preenche a mesa sozinho, Meeting of Minds se torna absurda nessa lista, é conjurada facilmente e funciona como uma free spell em muitas situações.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Esse deck consegue se recuperar bem dos mulligans e a mão inicial é extremamente importante para definir o curso do seu jogo.

Loading icon

Precisamos de land drops nos primeiros turnos e garantir nossas bounce lands para aproveitarmos ao máximo da sinergia com snap e acelerar ainda mais a curva.

Quanto à postura de jogo: este deck atua como Control e consegue jogar muito bem defensivamente, pois gera valor a cada jogada até que você alcance a inevitabilidade.

Ad

Guia de Sideboard

Loading icon

Nosso sideboard está muito bem preparado para o metagame atual do Pauper. Vamos nos aprofundar um pouco nas estratégias que usamos para as matchups principais.

Vs. Kuldotha Red

Nosso plano é bem claro e funcionará contra qualquer versão de Mono-Red. God-Pharaoh’s faithful pode ser uma win condition com o combo de vida infinita e no mínimo irá garantir sua sobrevivência até que você possa controlar o jogo. Pós-side, as Hydroblasts dão conta do recado.

Tome cuidado com os turnos explosivos do Kuldotha e utilize bem a sua vida, pois, nessa match em particular, ela é seu recurso mais valioso.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Jeskai Affinity

Essa é uma match up um pouco mais tranquila do que a anterior. Snap atua bem contra All That Glitters e Murmuring Mystic consegue estabilizar a mesa bem fácil. Porém, ainda precisamos tomar cuidado com os turnos explosivos do Affinity, e vários Myr Enforcer serão problemáticos. Pós-side, temos acesso a um bom pacote de hates contra esse deck e suas variantes.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Initiative

Essa é uma bad match. Há muitas remoções no lado do oponente e muito valor gerado pelos seus draws. Crypt Rats é uma carta forte demais contra nossos planos e a Dianteira é difícil de lidar. Jogue de forma mais reativa, force o seu oponente a gastar seus recursos nas cartas que você quer que ele gaste. Se você conseguir prender o oponente em um lock de anulação com Ephemerate + Archaeomancer, muito provavelmente o jogo estará garantido.

Roubar a Dianteira ou o Monarca, desde que você tenha como defendê-la e anular um ocasional Avenging Hunter ou Thorn of the Black Rose, também é uma boa saída para virar o jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Caw-Gates

Caw-Gates tem uma postura de jogo mais parecida com a do Familiar, e por essa razão eu considero essa match levemente vantajosa para o nosso lado, mas tenha cuidado. Remova as ameaças do oponente e abuse da God-Pharaoh’s Faithful para mitigar os ataques do oponente. Pós-side, devemos ter cuidado com Relic of Progenitus e Pyroblast.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Mono-U Terror

Essa match depende da velocidade dos jogadores. O seu oponente tentará acelerar seu plano de jogo e vencer com várias criaturas enormes o mais rápido possível. No pós-side, o Círculo de Proteção quase lhe garante uma vitória instantaneamente.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Azorius Familiar é um dos melhores decks do Pauper e também é um dos mais difíceis de pilotar. Porém, masterizá-lo pode ser muito recompensador, considerando que é uma estratégia que joga bem em qualquer metagame e pode se adaptar a qualquer matchup. É um ótimo investimento para quem gosta de decks com muitas interações e sinergias e prefere um estilo de jogo mais Control.

Mais um artigo chega ao fim. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e tentarei responder a todos.

Até a próxima!