Magic: the Gathering

Review

Spoiler Destaque: Molten Collapse nos Formatos Eternos!

, Comment regular icon0 comments

Molten Collapse é um dos cards mais promissores de Lost Caverns of Ixalan para os formatos eternos. Neste artigo, avaliamos seu potencial no Pioneer, no Modern e no Legacy!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Uma grande surpresa foi revelada primeiro dia da segunda semana de previews da nova edição, Lost Caverns of Ixalanlink outside website, e causou muita repercussão nas mídias sociais - Molten Collapse.

Loading icon

Por conta da sua flexibilidade e interação com Fetch Lands e outros efeitos que colocam permanentes no cemitério, o novo feitiço ganhou notoriedade pelo seu potencial em formatos eternos, gerando uma quantia significativa de hype nos jogadores.

Ad

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar neste potencial e avaliarmos onde este card poderá se destacar no Metagame do Pioneer, do Modern e do Legacy!

Molten Collapse - A Análise

Loading icon

Molten Collapse é, em essência, uma versão melhorada de Dreadbore, com metade do efeito que encontramos em um dos modos de Hidetsugu Consumes All - ele não é tão abrangente quanto a saga de Neon Dynasty em lidar com permanentes de custo baixo, mas compensa na flexibilidade de destruir criaturas e Planeswalkers com custos maiores - sendo, assim, um card útil para múltiplas ocasiões.

A velocidade em feitiço torna sua viabilidade mais restritiva em formatos eternos, onde o power level é mais alto e a demanda de interação é recorrente. No entanto, por conta do seu potencial efeito de 2-por-1 junto à Fetch Lands e outros efeitos que colocam cards de permanente no cemitério do seu dono de graça (Surveil, Mishra's Bauble, Evoke, entre outros), ela ganha o potencial de substituir alguns efeitos bem-estabelecidos em algumas das principais listas em que ela pode ver jogo.

Até em formatos onde não existem Fetches, como o Pioneer e o Standard, o feitiço ganha potencial pela notoriedade de permanentes de não-terreno de uma mana úteis, sem contar que o módulo de Dreadbore ainda o torna uma remoção de duas manas poderosa para esses ambientes.

Molten Collapse no Pioneer

Quando pensamos em formatos eternos ou formatos não-rotativos, o Pioneer é um dos que menos se destacam em termos de níveis de poder, e a ausência das Fetch Lands, banidas desde sua concepção, tornam de efeitos como Descend um pouco menos confiáveis do que em outros ambientes.

Loading icon

Dreadbore é um card que aparece com certa frequência em listas de Rakdos Midrange, que não parece ter os melhores meios para habilitar o trigger de Descend, já que ele específica que um card de permanente precisa ser colocado no cemitério - ou seja, tokens de Blood e/ou Tesouros não contam para a habilidade.

Nesse caso, a melhor opção para o arquétipo desencadear essa habilidade é com o segundo capítulo de Fable of the Mirror-Breaker, ou em alguma combinação com Bloodtithe Harvester e/ou Kroxa, Titan of Death's Hunger, ou também com Channel Lands como Takenuma, Abandoned Mire.

Loading icon

A estratégia que certamente consegue se beneficiar do novo card é o Rakdos Sacrifice, e apesar deste não utilizar Dreadbore em suas listas, a flexibilidade de Molten Collapse compensa a falta de velocidade para, talvez, ser inclusa como uma cópia ou duas no maindeck para lidar com ameaças maiores e/ou auxiliar na mirror, ou em jogos onde existam alvos importantes para o card.

Loading icon

De todos os formatos não-rotativos, o Pioneer é o que, hoje, possui a gama menos relevante de permanentes de custo baixo para destruirmos com Molten Collapse nos decks que se importam com ela. Ter uma resposta limpa de maindeck para Witch's Oven e Chained to the Rocks é o maior atrativo do novo feitiço para as listas que se interessariam nela hoje, enquanto poder lidar com Pithing Needle e Portable Hole sem concessões são um diferencial, principalmente para o Rakdos Sacrifice!

Ad

Molten Collapse no Modern

As coisas ficam muito mais interessantes para Molten Collapse no Modern, onde o melhor deck do formato é um arquétipos nas cores Magic Symbol BMagic Symbol R, capaz de se beneficiar dos custos de mana do feitiço para realizar suas interações com free spells, e onde há um grande leque de permanentes problemáticas com os quais esse card consegue lidar em um efeito de 2-por-1.

Loading icon

O Rakdos Evoke, que conta hoje com mais de 20% de representatividade no Metagame, joga com duas cópias de Terminate como uma remoção incondicional de criaturas em velocidade instantânea. Enquanto ela é mais eficiente para partidas contra combos baseados em criaturas, Molten Collapse lida com diversas permanentes de alguns dos principais arquétipos do formato, e também de algumas listas que estão no Tier 2 do Modern.

Loading icon

Com o Hammer Time, Amulet Titan e o Hardened Scales sendo bons competidores do Metagame atual, Molten Collapse pode merecer seu espaço por oferecer uma troca eficiente contra eles. No entanto, Terminate também é essencial nessas partidas para não ser "estourado" por uma jogada mais explosiva, e funciona um pouco melhor contra outros decks, visto que eficiência de mana, e o potencial de jogar mágicas no turno do seu oponente, está um pouco acima da flexibilidade hoje.

Loading icon

Isso nos leva ao Sideboard, onde a capacidade de Molten Collapse de lidar com ameaças maiores disputa com a abrangência de cards como Hidetsugu Consumes All e Engineered Explosives. Ambos são staples do Sideboard do Rakdos desde o ano passado, e o Metagame ainda demanda sua presença entre os 15 slots, e como Molten Collapse não parece substituí-loa, então ele teria de ganhar espaço em outros slots.

Loading icon

Em muitos sentidos, o novo card me lembra Abrade durante o período em que ele foi lançado até a era pré-Modern Horizons II, onde a capacidade de lidar com criaturas pequenas e destruir artefatos em um único slot compensava seu uso ao invés de uma resposta mais específica, como Anger of the Gods ou Shatterstorm.

Nesse caso, Molten Collapse disputaria espaço com Kolaghan's Command e outros efeitos de 2-por-1 que trocam eficiência por flexibilidade. Há quatro a cinco slots sideboard do Rakdos Evoke onde cards e números se mesclam com frequência durante a construção do Sideboard, e são nesses espaços que o novo feitiço parece se destacar.

Caso o Metagame mude, é possível que ele se torna uma peça pertinente no maindeck de listas Magic Symbol BMagic Symbol RMagic Symbol X. Mas, hoje, o formato parece direcionado demais para determinadas interações ao ponto de que abdicar de Terminate parece um risco alto demais, especialmente quando o segundo deck mais popular no momento é o Golgari Yawgmoth.

Ad

Em Tiers menores, o Jund Saga parece um dos poucos que podem desejar a inclusão de Molten Collapse no maindeck, visto que ele já possui Unholy Heat para lidar com criaturas em Instant-Speed, enquanto a lista conta com outros meios de desencadear o Descend, com as Spellbombs e Urza's Saga.

Molten Collapse no Legacy

O Grixis Delver é o atual melhor deck do Legacy desde a inserção de Orcish Bowmasters no formato. Hoje, ele conta com poucos slots flexíveis onde, normalmente, encaixam-se cards como Unholy Heat, Spell Pierce e Thoughtseize.

Loading icon

Nesse arquétipo, Molten Collapse poderia ganhar espaço nesses slots menores, com seu principal atrativo sendo a sua interação com outras permanentes, além de funcionar como uma resposta de maindeck para Chalice of the Void, Carpet of Flowers, Shuko, Grindstone, Chrome Mox e Aether Vial, enquanto também lida com Murktide Regent, Death's Shadow e outras ameaças maiores.

Loading icon

O problema é que a maioria dos artefatos acima também são resolvidos por outros cards que não veem tanto jogo nas listas de Delver atuais, como o já mencionado Abrade. Além disso, o custo de mana de Molten Collapse é mais restritivo em um Metagame onde temos Wasteland, e o fato dela funcionar como um feitiço significa menos oportunidades de capitalizar a mana do nosso turno para sermos proativos.

Por outro lado, ela ser um feitiço significa também ser um bom alvo para uma das principais mágicas do Storm: Burning Wish.

Loading icon

Com a facilidade de gerar mana preta e vermelha, e a igualmente fácil capacidade de habilitar o Descend com Lotus Petal, Beseech the Mirror e Lion's Eye Diamond, o Storm parecem se beneficiar mais do card, visto que ele permite lidar com duas peças de hate em simultâneo, como Deafening Silence e Thalia, Guardian of Thraben.

Conclusão

Molten Collapse é um daqueles cards excelentes que necessitam de um ambiente mais propenso para funcionar e, por isso, se torna um ótimo exemplo de design: em Instant-Speed, mesmo que não lidasse com Planeswalkers, a mágica seria eficiente demais para os formatos eternos.

Como feitiço, há concessões a serem feitas para tirar o máximo de proveito dele, enquanto as nuances do Metagame em formatos como o Modern e o Legacy colocam em cheque a sua inclusão automática em toda lista - há partidas em que ele será a melhor resposta possível, e outras em que seu controlador desejaria ter um Terminate ou Unholy Heat em seu lugar.

Sendo um dos, se não, o card mais poderoso da nova edição até aqui, Molten Collapse é uma aposta segura para os jogadores que desejam garantir suas cópias na preorder, desde que não paguem preços super inflacionados pelo hype das mídias sociais.

Ad

Obrigado pela leitura!