Magic: the Gathering

Game Guide

Standard: 5 Decks Budget para começar no Magic Arena

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, apresentamos cinco bons decks budget para começar a jogar o formato Standard no Magic Arena!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Standard pós-Wilds of Eldrainelink outside website tem se tornado um dos formatos mais divertidos de se jogar no Magic Arena. A variedade de arquétipos disponíveis no ambiente competitivo ainda é grande, há possibilidades para toda estratégia, e os jogos são recompensadores.

No entanto, quando começamos na plataforma digital, temos como principal limitador a quantidade de coringas disponíveis. Cards raros e míticos são o maior obstáculo para a otimização de decks no Magic Arena, e nem sempre conseguimos a melhor experiência no draft para farmarmos gemas e Boosters.

Ad

Logo, ter opções acessíveis para aproveitar o principal formato competitivo da plataforma é essencial. Neste artigo, apresento cinco opções de decks budget para jogar o Standard de Wilds of Eldraine!

Cinco Decks Budget para o Standard

As cinco listas escolhidas para este texto foram selecionados com alguns critérios:

1) Todas as listas devem ter, no máximo, 12 cards raros e quatro cards míticos. A base de mana só é preferível em listas onde ter terrenos desvirados nos primeiros turnos faz muita diferença!

2) Os decks precisam funcionar e ganhar jogos no ambiente de Melhor de Um, e não foram considerados para Melhor de Três, pois o ambiente dessas partidas é mais refinado e requer a otimização do maindeck antes de considerarmos o sideboard.

3) Os cards raros e míticos devem ser essenciais para a estratégia do arquétipo, ou serem individualmente bons ao ponto em que poderão ser utilizados em outros decks.

4) Todas as listas devem ter potencial para otimização. Versões "budget" de arquétipos pré-estabelecidos devem considerar também o investimento necessário para transformá-lo na versão otimizada.

Mono Red Stompy - 0 Raras

Loading icon

O Mono Red Stompy é uma das diversas variantes de Mono Red Aggro presentes no Standard. Nessa versão, com zero cards raros ou míticos, temos o objetivo de vencer na menor quantia de turnos possíveis, causando o máximo de dano em cada combate, e abdicamos da flexibilidade em prol de um começo de jogo mais explosivo.

Loading icon

Um dos pontos mais interessantes dessa versão é a interação entre Cacophony Scamp com pumps e Monstrous Rage, que possibilita uma vitória rápida tão cedo quanto no terceiro turno. Cacophony Scamp é também punitivo para jogadores que apostam em remoções para segurar a partida.

Loading icon

Para complementar essa proposta, criaturas com Prowess se tornam mais ameaçadoras junto dos pumps, enquanto Phoenix Chick passa por cima da maioria dos bloqueadores. Também usamos outras staples clássicas, como Play with Fire, Kumano Faces Kakkazan e Lightning Strike,

O Mono Red Stompy é bem objetivo, e não há tantos truques na forma de pilotá-lo: encontre as melhores aberturas e busque puxar ao menos um ponto de dano em cada turno. É um deck onde ou você ganha rápido, ou o jogo entra em um estado irreversível onde você já perdeu. Com zero raras ou míticas, ele é a porta de entrada ideal para jogadores iniciantes no Standard.

Loading icon

Upgrades para o Mono Red envolvem ter um plano de jogo mais flexível para além do quarto turno. Criaturas que geram algum valor, ameaças que custam um pouco mais, mas conseguem causar mais dano, e até maior flexibilidade contra sweepers são alguns dos pontos-chave de versões otimizadas.

Ad

Mono Blue Tempo - 4 Raras

Loading icon

O Mono Blue Tempo é outra proposta ideal para jogadores iniciantes com escassez de coringas raros no Magic Arena. Diferente da lista acima, esse não possui um plano de jogo tão objetivo e requer mais entendimento do formato e do Metagame para ser pilotado com maestria.

Loading icon

No Mono Blue, nossa postura é a de ser disruptivo para depois agredir: utilizamos nossos bounces e counterspells para atrasar o jogo do oponente ao ponto onde o jogamos muito para trás, e então, conjuramos nossas ameaças para finalizar a partida antes que o oponente se recupere.

Loading icon

Para exercer pressão, nossas criaturas são baratas e possuem alguma qualidade agregada: seja a de se proteger por conta própria, ou de possuírem evasão e algum meio de garantir que sejam protegidas. Haughty Djinn, o único card raro dessa lista, é a sua principal condição de vitória e a ameaça que deve ser mantida em jogo a qualquer custo.

Loading icon

E para garantir que encontremos os cards que precisamos, nosso pacote de cantrips e card advantage possibilita cavar fundo atrás de respostas ou ameaças, com o bônus garantido de aumentar o poder de Haughty Djinn, ou alimentar a redução de custo de Tolarian Terror.

Loading icon

Outra vantagem do Mono Blue Tempo em comparação aos demais decks desse artigo é que os upgrades para sua versão otimizada requerem poucos cards raros, com March of Swirling Mist sendo o mais importante, pois garante proteção contra Sunfall, remove bloqueadores em um momento oportuno, ou funciona até como um pseudo-Fog quando necessário.

Por outro lado, essa facilidade significa também que há pouco potencial de evolução para o arquétipo, e ele não está entre um dos principais competidores do Standard no momento.

Simic Poison - 8 Raras

Loading icon

O Simic Poison é um deck de combo voltado para a interação entre Venerated Rotpriest e Ivy, Gleeful Spellthief: a criatura Phyrexiana especifica que um oponente ganha um marcador de veneno toda que uma criatura que você controla é alvo de uma mágica, e como Ivy, Gleeful Spellthief copia as mágicas que dão alvo a outras criaturas para ela, o oponente ganhará dois marcadores de veneno para cada mágica que você conjurar.

Loading icon

Para manter a redundância, temos também Stormchaser Drake para transformar nossas mágicas em cantrips e garantir outro meio de extrair valor delas e encontrar nossas condições de vitória.

Loading icon

Doze mágicas de proteção garantem que nossas criaturas permaneçam em jogo. Esse número pode ser amplificado para 16 com Shore Up, sendo uma escolha viável em determinados Metagames. No entanto, precisamos de outras opções proativas para avançarmos nosso plano de jogo e estabelecermos o Tempo da partida.

Ad

Loading icon

Combat Research é excelente ao lado de Ivy, Gleeful Spellthief, dado que garante duas cópias do encantamento em jogo e, por consequência, dois draws extras por turno em que suas criaturas atacarem. Aspirant's Ascent garante mais instâncias de Tóxico para suas criaturas além de evasão. Se jogado junto de Venerated Rotpriest e Ivy, Gleeful Spellthief, ela garante até cinco marcadores de veneno com.

Loading icon

Para complementar o pacote de mágicas, temos cantrips que nos ajudam a encontrar nossas ameaças e/ou os efeitos que precisamos na partida. Experimental Augury é excelente nesse quesito pela sua habilidade de proliferar, mas podemos o substituir por Impulse, que olha uma carta a mais pelo mesmo custo.

Loading icon

Além da base de mana, que podemos melhorar com Yavimaya Coast e Dreamroot Cascade, alguns efeitos ajudam a aumentar a redundância da lista. Invasion of Ikoria funciona como cópias extras das nossas criaturas, enquanto March of Swirling Mist é mais abrangente em proteger nossos cards de Farewell ou Sunfall.

Por fim, Elusive Otter é uma adição recente de Wilds of Eldraine que possibilita uma postura mais agressiva e menos dependente do combo, mas requer também algumas mudanças na lista e melhorar nossa postura agressiva para tirarmos o máximo de proveito dela.

Selesnya Enchantments - 4 Raras, 4 Míticas

Loading icon

O Selesnya Enchantments é outra das estratégias mais comuns no ambiente de Melhor de Um por ser uma das respostas mais eficientes contra Mono Red Aggro no formato. Nesse ambiente, abdicamos da maioria dos mecanismos de valor em prol de uma postura mais agressiva.

Loading icon

Generous Visitor nos recompensa por jogar encantamentos amplificando o poder das nossas criaturas, enquanto Michiko's Reign of Truth e Katilda, Dawnhart Martyr aproveitam a quantidade de encantamentos que temos em jogo. Katilda, inclusive, foi escolhida como o card raro dessa lista por interagir melhor com a postura de Aggro que necessitamos e por segurar bem a pressão de outros arquétipos similares

Loading icon

Katilda interage também com Hallowed Haunting, nossa escolha de mítica e melhor garantia que temos para mantermos nossa vantagem de mesa em jogos longos. E com 20 encantamentos para conjurar, temos o suficiente para aproveitarmos o máximo deste card.

Loading icon

Jukai Naturalist e Spirited Companion são jogadas excelentes nos primeiros turnos ao lado de Generous Visitor, e ainda funcionam bem em estágios mais avançados da partida. O Lifelink de Jukai Naturalist é outro método eficiente de segurar decks agressivos nos primeiros turnos, principalmente ao lado de Michiko's Reign of Truth.

Ad

Commune with Spirits ajuda em encontrar encantamentos específicos. Nossos alvos preferíveis para ele são Ossification se precisamos lidar com uma ameaça imediata, Hallowed Haunting se queremos sequenciar um turno eficiente com Jukai Naturalist, ou qualquer um dos encantamentos de pump para acelerarmos nosso jogo.

Loading icon

No campo de interações com a mesa, Audacity e Royal Treatment nos ajudam a contornar a matemática de combate enquanto colocam mais encantamentos em jogo, enquanto Ossification deve ser utilizado para lidar com criaturas maiores e/ou mais perigosas.

Loading icon

Como um dos competidores do Metagame atual, as possibilidades de melhorias para o Selesnya Enchantments são específicas. Na versão mais agressiva para Melhor de Um, a prioridade deve ficar para a base de mana, que precisa de mais terrenos desvirados para operar no tempo ideal.

Já para o Melhor de Três, a lista necessita de mais meios de extrair valor das suas permanentes, ponto onde The Restoration of Eiganjo, Teachings of the Kirin e Rite of Harmony se destacam, enquanto Wedding Announcement e Virtue of Loyalty são opcionais em algumas listas.

Azorius Soldiers - 7 a 11 Raras

Loading icon

Loading icon

Azorius Soldiers é outro dos principais competidores do Standard hoje, e um que requer um número decente de coringas raros.

Um dos pontos essenciais para ele funcionar é uma quantia decente de terrenos desvirados. Logo, apesar de podermos reduzir seu número de raras para até sete, ou investir elas em outras staples, como Knight-Errant of Eos, optamos por usar quatro coringas na base de mana, já que possibilita ao deck consegue efetuar sua proposta no Melhor de Um sem grandes complicações

Loading icon

O plano de jogo dessa versão é simples: colocar vários soldados em jogo, conjurar Harbin, Vanguard Aviator e atacar com seu exército para garantir +1/+1 e voar para suas criaturas. Nossa maior fraqueza, inclusive, é que essa variante é dependente demais do Harbin para ganhar partidas, ou da falta de disrupção do nosso oponente para pressionarmos com Wedding Announcement.

Loading icon

Para compensar algumas lacunas de cards raros, temos Coppercoat Vanguard para aumentar o poder dos nossos Humanos, e Gavony Dawnguard, do qual conseguimos aproveitar seu efeito por conta das diversas jogadas em instant-speed que temos, além do custo baixo dos outros cards possibilitar jogar duas ou mais delas em um único turno para alterar o ciclo de Dia e Noite.

Loading icon

Ad

Melhorias para o Soldiers significa, por ironia, reduzir o número de soldados e interações tipais em prol da qualidade individual de outros cards. Knight-Errant of Eos e outras duais são essenciais, enquanto Werefox Bodyguard e Virtue of Loyalty aparecem em algumas listas.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas e sugestões, fique a vontade para deixá-las nos comentários.

Obrigado pela leitura!