Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander - Science! (Dr. Madison Li)

, Comment regular icon0 comments

O primeiro Universes Beyond do ano está entre nós, e dessa vez a franquia é Fallout! No artigo de hoje, trazemos um guia de melhora do deck pré-construído de Commander Science!, com Dr. Madison Li como Comandante, em um deck de artefatos e marcadores de Energia.

Writer image

revu par Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Universes Beyond: Falloutlink outside website está entre nós, e junto dele tivemos 4 decks pré-construídos de Commanderlink outside website.

E em uma inusitada surpresa, uma mecânica que há muito tempo não era vista retornou: Marcadores de Energia! Desde Kaladesh não se via nada sobre, e agora em Fallout temos a mecânica novamente, com diversas cartas novas das quais interagem com marcadores de Energia. E junto deste tema, vamos abordar e fazer o upgrade do deck Science!, com Dr. Madison Li como Comandante.

Ad

Conhecendo o Deck

Decklist Science!

Loading icon

O deck vem na combinação de cores Jeskai Magic Symbol UMagic Symbol RMagic Symbol W, com foco em conjurar diversas mágicas de artefatos e usar uma das três habilidades da Comandante. Outra alternativa para a Zona de Comando é Liberty Prime, Recharged. Optamos por usar Dr. Madison Li mesmo, para aproveitar do jeito mais rápido possível seu ganho de Energia.

Loading icon

Liberty Prime, Recharged terá uma lista inteira dedicada, mais abaixo no artigo, com foco em matar oponentes por dano de Comandante.

As duas listas serão bem parecidas pelo fato de termos poucas cartas de Energia hoje em dia, mesmo com este deck. Espera-se deixar estes dois decks ainda melhores na estreia de Modern Horizons 3, tanto por cartas novas da coleção, quanto pelo Commander pré-construído novo - também será Jeskai focado em marcadores de Energia.

Sem mais enrolação, vamos ao nosso upgrade!

Loading icon

Upgrade e Seus Motivos

Cartas Removidas

Loading icon

A começar pelos terrenos: removemos uma parcela razoável deles para substituir por outros terrenos-artefato ou com utilidade maior. Foram removidos um terreno básico de cada e mais alguns outros dos quais poderiam atrasar o decorrer do jogo de certa forma.

Os icônicos Bobbleheads também foram removidos por não funcionarem tão bem assim, na prática. Alguns outros artefatos de funcionalidade duvidosa como Expert-Level Safe e C.A.M.P. acompanharam a saída dos Bobbleheads.

Como sempre, é necessário a saída de cartas não tão boas para outras desempenharem um papel melhor na mecânica do deck e desenvoltura do jogo.

Cartas Adicionadas

Terrenos e Redutores

Loading icon

Como citado anteriormente, trouxemos os três terrenos artefatos coloridos: Seat of the Synod, Ancient Den e Great Furnace.

O deck já conta com o ciclo de Bridges Silverbluff Bridge, Rustvale Bridge e Razortide Bridge. Estes terrenos artefato funcionam com diversas outras cartas do deck: descartados em Thirst for Knowledge, encantados com Mechanized Production, aumentar o poder de Brotherhood Vertibird, fora desencadear efeitos de cartas novas das quais foram adicionadas.

Loading icon

Terrenos úteis como Reliquary Tower e Inventors' Fair também estão em nossa lista atualizada.

O deck fornece uma boa compra de cartas e tem Thought Vessel, então ter mais uma instância de evitar descarte é bom.

Inventors' Fair garante um sustento bem básico com seu ganho de vida, mas está na lista pelo tutor de artefato, com possibilidade de buscar algo crucial para ajudar quando for necessário.

Ad

Por termos uma quantidade bem grande de artefatos no deck, nada melhor que trazer alguns redutores para diminuir a quantidade de mana gasta e permitir tentar conjurar mais mágicas em um mesmo turno. Etherium Sculptor, Enthusiastic Mechanaut e Foundry Inspector foram os escolhidos para auxiliarem nesse quesito de redução de custos.

Loading icon

Energia e Respostas

Loading icon

Trouxemos mais instâncias de gerção de Energia para auxiliar as ativações de Dr. Madison Li ou de alguma outra carta que precise de Energia.

Era of Innovation consegue acumular bem energia pelo seu efeito, e desencadeia com os terrenos-artefato citados anteriormente, pelo custo de pagar uma mana genérica no ETB de qualquer artefato ou artífice. Caso não seja mais necessário, basta sacrificar o encantamento e comprar três cartas.

Gonti's Aether Heart executa esse papel de acumular Energias de maneira mais eficaz, e não depende de pagar mana no ETB de artefatos para esta geração, e gera a mesma quantidade de Energia. Ao pagar 8 energias e exilá-lo, nos fornece um turno extra, o que pode causar uma reviravolta no jogo.

A lista original tem Panharmonicon incluído, então tanto Era of Innovation quanto Gonti's Aether Heart podem gerar ainda mais Energia graças a isso.

Loading icon

Whirler Virtuoso parece ser uma adição fraca, mas gera 3 Energias em seu ETB - ou 6, caso Panharmonicon esteja no campo. Fora criar uma ficha de tóptero pelo custo de 3 energias. Como sua habilidade não tem limitação de velocidade (limitação a fazer apenas como feitiço, por exemplo), é possível criar esses tópteros a qualquer momento, para serem usados como bloqueadores ou serem feitos no passe, para ter mais presença de campo com mais criaturas.

Loading icon

Estranho seria se um deck de Energia não tivesse Aetherworks Marvel. E como foi estranho não vir na lista original, foi adicionado na lista atualizada.

Acumulamos Energia facilmente com Aetherworks Marvel, seja pelas permanentes serem removidas ou com efeitos de sacrifício, como o de Liberty Prime, Recharged ou de descarte, com Thirst for Knowledge ou Unexpected Windfall. Usar sua habilidade ativada por 6 Energias vai ser recorrente neste deck, pela facilidade de acumular Energia. Afinal, uma conjuração gratuita é sempre bem-vinda, ainda mais quando é possível escolher dentre 6 possíveis cartas.

Loading icon

Ainda pensando em acumular Energia, Decoction Module e Fabrication Module. Além de criar Energia, Decoction Module pode repetir ETBs de criaturas como Behemoth of Vault 0, The Motherlode, Excavator, Sentry Bot e diversas outras criaturas geradoras de Energia graças à sua habilidade de voltar uma criatura sua para a mão. É possível salvar alguma criatura de alguma possível remoção pontual ou global também com este mesmo efeito.

Ad

Fabrication Module pode ter uma geração lenta de Energia a troco de 4 manas, mas seu diferencial é o efeito de colocar marcadores +1/+1 quando você ganha Energia. Crescer as criaturas, mesmo aos poucos, pode salvá-las de dano letal em uma troca de bloqueadores, por exemplo.

Loading icon

Jhoira, Weatherlight Captain foi uma ótima adição para o deck: temos 45 instâncias de mágicas históricas, ao contar também com a Comandante. Jhoira vai garantir diversas compras de carta nesta construção - logo, o uso de Thought Vessel, Reliquary Tower e Nerd Rage parece ter muito sentido.

Por fim, mais remoções para lidar com permanentes dos oponentes: Path to Exile e Generous Gift. Temos na lista original Dispatch, onde na maioria das vezes vai exilar uma criatura definitivamente graças ao Metalcraft, e Swords to Plowshares. É uma quantidade baixa, porém aceitável de remoções pontuais em um deck, se considerarmos ser um pré-construído atualizado.

Loading icon

Science! com Upgrades

Loading icon

E assim ficou nossa lista atualizada! Foram aproximadamente 17 cartas substituídas por outras melhores, com intuito de melhorar mais a mecânica e estratégia de marcadores de Energia e artefatos.

Trouxemos algumas peças mais importantes dentro dessa mecânica, com capacidade de mudarem e bastante o desenrolar do jogo. Esta construção ficou mais fluida, responsiva e rápida em diversos aspectos!

Lista Alternativa com Liberty Prime, Recharged

Loading icon

A lista de Liberty Prime, Recharged não muda tanto em relação à original. Temos algumas remoções melhores e a ideia é finalizar os oponentes com Liberty Prime imbloqueável, por efeitos de Rogue's Passage ou Whirler Rogue, por exemplo. É possível fazer isso na lista original do pré-construído, então caso queira testar Liberty Prime na Zona de Comando, é totalmente válido e pode ser uma experiência diferente!

Considerações Finais

Nunca imaginaria que um deck pré-construído teria uma mecânica tão de nicho como tema principal tal como Energia. E não só isso, vai ter outro deck de mesmo tema e combinação de cores em Modern Horizons 3. Fico intrigado e curioso para saber em como as listas desta coleção serão. Sobre este Universes Beyond: não parece ser dos mais fortes, mas claramente é divertido em muitos aspectos!

Gostou da lista? Gosta da Dr. Madison Li? Prefere Liberty Prime? Acha que faltou alguma carta? Compartilhe e comente sua opinião!