Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de Deck - Sultai Midrange Histórico

, Comment regular icon0 comments

Hoje irei analisar o Sultai Midrange do formato Histórico pós-Kaldheim e falar um pouco sobre as escolhas do deck.

Edit Article

Salve, galera! Tudo bom com vocês? Neste fim de semana teremos um torneio gratuito no formato histórico, então trago a vocês uma alternativa de deck para jogar, o Sultai Midrange. O torneio em questão é o MtGHistoric Subreddit Kaldheim Tournamentlink outside website, organizado pelo MTG Arena Zone, aberto a todo público.

Vamos à lista para começar a conversa. Ela é baseada na lista do PV em um de seus vídeos mais recentes, com algumas mudanças para a ladder do Arena. Não acho que Kaldheim tenha trazido adições ao deck, apesar de estarem surgindo listas que usam Valki, God of Lies//Tibalt, Cosmic Impostor e Emergent Ultimatum.

Ad

Loading icon

Objetivo do deck

Como todo deck midrange, ele busca interagir nos turnos iniciais do jogo na base do 1 pra 1 até que consiga conjurar suas cartas que podem ganhar a partida, nesse caso, Nissa, Who Shakes the World, Uro, Titan of Nature’s Wrath, o futuro banidão, e Hydroid Krasis. Essa é a santa trindade do deck que geralmente nos dá a vitória em qualquer match.

Plano de jogo

Começar de Mana + Thoughtseize costuma ser a melhor abertura do deck, principalmente na play. Isso dá ideia contra o que estamos jogando e podemos nos planejar a partir disso. Growth Spiral na 2 também é muito bom para desenvolver o jogo rampando um terreno e preparando o turno seguinte para Uro + interação ou dobrar as interações. No cenário ideal, fazemos Nissa na 4 e, a partir daí, impor um clock no oponente e controlar a partida com interações.

Contra decks agressivos, geralmente esse plano é frustrado, pois é necessário interagir com remoções e tempo plays, como Aether Gust.

Escolha das cartas

Loading icon

4x Uro, Titan of Nature’s Wrath – Uma das melhores cartas já lançadas. Imagina só por 3 manas poder comprar uma carta, ganhar 3 de vida e ainda descer um terreno! Ou melhor ainda, uma criatura 6/6 por 4 manas que faz as mesmas coisas citadas! Uro é realmente forte (e provavelmente banido logo menos), nos “obrigando” a usar 4 cópias sem pestanejar. O titã de Theros é parte indispensável do núcleo do deck, seja acelerando o jogo para Nissa na 4, seja ganhando vida contra decks agressivos ou sendo uma ameaça no mid/late game.

Loading icon

4x Nissa, Who Shakes the World – Também conhecida como Nissa, a que ganha jogos. É o principal motor do deck porque impõe um clock com os terrenos criaturas 3/3 com ímpeto e vigilância, além de dobrar as manas geradas por florestas, tendo muita sinergia com Krasis e as mágicas instant do deck. Um turno no qual fazemos Nissa e desviramos Zagoth Triome, Breeding Pool ou Overgrown Tomb com a habilidade +1 é muito forte. Podemos conjurar a principal carta para ganhar a partida e destruir uma criatura alvo ou counterar alguma carta chave do oponente.

Loading icon

2x Hydroid Krasis – A hidra é muito boa nesse baralho porque pode segurar o jogo ganhando vida e comprando cartas contra decks aggro, bem como desequilibra a mirror no late game ao gerar muito recurso com os draws e ser uma ameaça com voar. Por isso, acredito ser a melhor carta para topdeckar no late game. Contudo, por ser uma carta pesada e ruim em matches contra Goblins e alguns decks agressivos, 2 cópias parece o correto.

1x Doom Whisperer – O demônio pesadelo ganhou espaço no arquétipo desde o Zendikar Rising Championship por ser uma carta muito boa contra decks control e na mirror. Ela escapa das principais remoções do formato, sendo difícil de lidar e tendo sinergia com Uro, podendo millar cartas do topo para encher o cemitério e escapar mais rapidamente o titã, além de tirar cartas irrelevantes do topo. Acho aceitável trocar 1 cópia da Krasis por 1 cópia do Doom Whisperer por ser uma carta boa contra quase todos os baralhos.

Ad

Loading icon

4x Thoughtseize – O melhor descarte da história do Magic? Talvez. Definitivamente o melhor descarte do MTG Arena, fazendo com que 4 cópias sejam obrigatórias em todas as listas de sultai e quase todos os decks que usam preto. Apesar de ser sideout contra decks aggro, é útil no game 1 contra os mesmos, podendo descartar criaturas fortes e difíceis de lidar, como Questing Beast ou Gruul Spellbreaker.

1x Maelmstron Pulse – Uma remoção bastante versátil que consegue lidar com qualquer permanente não terreno por 3 manas. Em algumas situações, é excelente removendo várias cópias de uma mesma carta, algo frequente contra decks agressivos. Mesmo sendo uma sorcery, é boa o suficiente para utilizar uma ou até duas cópias no deck já que interage com qualquer não terreno que não tenha Hexproof.

2x Languish – Acredito que seja a melhor global preta do formato no momento. Lida com a maioria das criaturas e não tem restrições como Extinction Event. A carta só se torna menos eficiente contra decks de auras.

1x Extinction Event – Por se tratar de uma global condicional (só mata criaturas pares ou ímpares), optei por uma cópia no maindeck. Todavia, lida bem com decks de auras, notoriamente Orzhov auras que está em alta, e, na mirror, pode lidar com Uro de uma vez por todas ou Krasis e terrenos criatura da Nissa em uma tacada só. Também resolve Korvold, Fae-Cursed King e outras criaturas do Jund Sacrifice.

3x Fatal Push – Uma das melhores spot removals pretas do Magic não pode faltar no deck em metagames com bastante decks agressivos e de auras. Ela é excelente nesse deck por ter sinergia com Uro e Fabled Passage triggando a habilidade de revolta quando estas permanentes deixam o campo. No caso do terreno, pode ser desencadeada no turno do oponente para matar um drop 3 ou 4.

3x Aether Gust – O predomínio de decks verdes e/ou vermelhos faz o uso dessa carta necessário no maindeck. Seja MonoRed Goblins, MonoRed Aggro, MonoRed Burn, Sultai, Gruul Aggro ou MonoGreen Aggro, a carta é boa contra todos eles. A exceção do meta são Orzhov e Azorius Auras.

4x Growth Spiral – Um draw e ramp gratuito no turno 2, não sendo inútil no late game por se tratar de um draw de 2 manas. Mais importante ainda é habilitar Nissa na 4 ou Uro + interação na 3. Outra jogada interessante é Growth Spiral na 2 durante a main phase + Thoughtseize. Dito isso, a carta é extremamente importante na estratégia de ramp do deck.

2x Eliminate – Essa spot removal lida com a maioria das criaturas problemáticas do formato, além de destruir uma planeswalker bastante forte contra o deck, Narset, Parter of Veils. Temos a opção de usar Heartless Act, mas existem várias criaturas de custo 1, 2 ou 3 que ganham marcadores, deixando a carta bem pior.

Cartas do Sideboard

2x Scavenging Ooze – Ooze é muito bom na mirror para exilar Uro, contra decks com mecânica de grave, como MonoBlack GPG e decks Sacrifice e também contra decks agressivos, por ser uma criatura 2/2 que pode ganhar vida ao longo do jogo e bloquear, quando necessário. Só não é uma carta de maindeck por não fazer parte do plano principal de rampar e ganhar com Nissa, Uro e Krasis.

Ad

1x Doom Whisperer – Como dito anteriormente, existem poucas matches nas quais a carta é ruim. Seja mirror, aggro ou control, vale a pena subir pós-side.

1x Elder Gargaroth – Conhecido como o terror dos aggros, é muito bom contra arquétipos que tentam fechar rápido a partida. Por 5 manas, podemos bloquear basicamente qualquer criatura e ainda ganhar vida, comprar uma carta ou colocar uma ficha 3/3 na mesa.

Loading icon

3x Narset, Parter of Veils – Pós-side, é a carta que mais desequilibra mirrors de Sultai e partidas contra controles. A habilidade estática de impedir mais de 1 draw por turno trava algumas das principais cartas, Uro e Krasis. Já ganhei ou perdi muitas partidas por eu ou o oponente conjurar Narset na 3 sem resposta do outro lado e travar todo o plano de jogo do adversário.

2x Shark Typhoon – Essa é uma carta muito boa na mirror e contra controles por sua versatilidade. Serve para evitar a perda de land drops no early game, matar Narset no turno seguinte ou uma criatura gigantesca com voar em turnos tardios para fechar o jogo.

3x Cry of the Carnarium – Com a ressurgência dos decks de sacrifício, essa global é excelente para lidar com criaturas como Cauldron Familiar, Woe Strider, Gilded Goose e Scrapheap Scrounger. Também é boa contra Goblins, por matar todas as fichas 1/1 e outras criaturas com até 2 de resistência (maior parte do deck) e alguns baralhos agressivos que apostam em encher a mesa com criaturas pequenas.

1x Casualties of War – A típica tech para mirror por potencialmente destruir Nissa, um terreno e uma criatura terreno. Uma cópia da carta parece suficiente por ser um drop 6 que toma Aether Gust e Negate. Como quase todas as cartas de side focadas na mirror, também serve contra outros decks control.

2x Negate – Hard counter que impede mágicas importantes como Narset e Nissa de resolverem. Por custar 2 manas, é melhor do que Neutralize, já que podemos conjurar Nissa, desvirar Breeding Pool ou Zagoth Triome e passar com o counter aberto.

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado do deck e da análise das cartas. Acredito que essa seja a melhor versão do deck até que se prove o contrário com builds de Emergent Ultimatum e Valki, God of Lies. Quaisquer dúvidas e comentários estou à disposição. Até a próxima!