Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Totentanz, Flautista da Horda

, Comment regular icon2 comments

Este artigo irá lhe mostrar o caminho e a bela canção de Totentanz, Swarm Piper com seus inúmeros Ratos, criando vantagem através dos números!

Writer image

revised by Joey Sticks

Edit Article

Introdução

Após o retorno de Wilds of Eldrainelink outside website, uma tribo muito querida e poderosa também retornou: a tribo dos Ratos. Agora, tem mais variedade, mais modos de criar fichas de Ratos e, devido a isso, mais Ratos poderosos conseguem colocar pressão na mesa.

Falaremos hoje de um deck que foca em gerar e melhorar cada vez mais Ratos. Devido às várias formas de sacrifício que as cores Vermelho e Preto possuem, podemos gerar uma vantagem grande sobre os oponentes por meio de números.

Ad

Sobre o Deck

Totentanz, o Comandante

Loading icon

Totentanz, que em alemão significa Dança Macabra, possui uma habilidade interessante, como podemos ver acima. Devido à sua facilidade de criar criaturas, uma vertente que podemos seguir é construir algum arquétipo de sacrifícios e Ratos. Existem várias maneiras criativas de utilizar sua habilidade principal.

A lista que usaremos para este artigo é a seguinte:

Decklist

Loading icon

Para cada criatura nossa que não seja uma ficha que morrer, criamos um Rato que não pode bloquear, mas não usaremos os Ratos para bloquear de qualquer forma. Por duas manas, ainda conseguímos lhes dar Toque Mortífero quando atacam, então é muito provável que quase todos vão conseguir atingir o oponente.

O responsável pela flauta de Totentanz é Lord Skitter Sewer King, que gera bastante valor em campo, pois consegue exilar cemitérios e criar ainda mais Ratos. Ele com certeza pode se tornar um problema caso ninguém o remova. Dependendo de quais Ratos estão em campo, eles podem ficar cada vez mais fortes devido a sua criação de fichas. Lord Skitter’s Blessing é um encantamento bastante útil que te compra mais cartas.

Loading icon

Uma das mágicas mais interessantes é o Rat Out, que, além de destruir criaturas pequenas, consegue gerar valor com um Rato em campo. Tangled Colony é uma carta ótima que consegue gerar um valor absurdo, já que estará jogando em um deck Rakdos, e é possível alvejar ele com alguma mágica vermelha causando um dano massivo para gerar vários Ratos que vão ser bastante problemáticos.

Lord Skitter’s Butcher é um Rato que possui vários efeitos, e é bastante útil em várias oportunidades. Warehouse Tabby não é um Rato, mas consegue criar Ratos, que é o que precisamos. Uma das cartas fortes dessa coleção é Gnawing Crescendo (muito me espanta essa carta ser comum), pois você consegue crescer seus Ratos, e, caso uma não-ficha morrer, você criará um Rato. É uma Instant bastante útil, e se bem usada pode gerar um problema grande. Song of Totentanz é um feitiço que escalona quanto mais mana você possuir. Uma quantidade absurda de Ratos a mais nunca será um problema para este baralho.

Loading icon

Cartas como o grande amigo do nosso comandante, Piper of the Swarm, hoje em dia são muito mais fáceis e satisfatórias de usar. Sacrificar três Ratos que vão se multiplicar cada vez mais para pegar uma criatura do oponente se torna bem mais divertido, além do simples fato dele criar Ratos. Mas um de seus efeitos fortes é o efeito estático que dá Ameaçar aos Ratos, e você com certeza vai criar mais Ratos que o jogador defensor.

Claro que não poderia faltar o rei dos Ratos, Karumonix, The Rat King, que potencializa ainda mais seus Ratos lhes dando Tóxico, e busca os Ratos no topo do seu deck. Pack Rat é outro que se beneficia com a abundância de recursos. Com mana sobrando e cartas na mão, você consegue facilmente potencializar vários deles em campo, o que é um terror para decks Controle.

Ad

Ogre Slumlord já tem um poder estático que dá Toque Mortífero aos seus Ratos, e as criaturas não-fichas que morrem vão criar Ratos, um efeito praticamente idêntico ao do nosso comandante. Ele é uma das poucas criaturas que custa mais de três manas, mas tem um poder extremamente destrutivo, o que o torna uma opção ótima para complementar ainda mais este deck.

Ratcatcher é outro card que entra facilmente em um deck tribal de Ratos, pois te permite procurar qualquer Rato em seu deck e o colocar na mão todo início de turno, e assim você consegue escolher a peça certa para destruir alguma ameaça em campo. Com sua crescente de Ratos, você pode escolher o que quiser, e um tutor por turno é algo bem forte.

Loading icon

Falando em Ratos variados, podemos ir para Kamigawa, que está recheada de Ratos Ninjas no estilo do Mestre Splinter, de Tartarugas Ninja. Ink-Eyes, Servant of Oni é um alvo ótimo para o Ratcatcher, pois consegue Reanimar uma criatura.

Uma vertente boa para os Ratos é também forçar os oponentes a descartar cartas. Nezumi Bone-Reader é um grande exemplo disso se você tiver mana Preta disponível e criaturas em campo (que você provavelmente terá). Ele traz um poder de descarte extremo, deixando qualquer oponente com a mão vazia. Nada é mais satisfatório do que ver seu o oponente depender da carta do topo do deck.

Gnat Miser foi incluída mais como um capricho, pois custa uma mana e diminui o limite de cartas na mão. Crypt Rats é eficiente caso você precise destruir tudo o que tem na mesa, o que não será prejuízo para você porque você pode desencadear várias habilidades e criar um exército de Ratos gigantesco para finalizar o jogo caso as coisas comecem a dar errado na mesa.

Throat Slitter é ótimo devido a sua habilidade de Ninjutsu, porque com certeza você vai ter alguma criatura que não está sendo bloqueada. Cartas para descartar não faltam: Nezumi Informant, Drainpipe Vermin, e outras como elas obtêm assim uma vantagem cada vez maior sobre os oponentes. Okiba-Gang Shinobi consegue, com muito êxito, descartar as cartas de alguém, descartando duas se conseguir conectar o ataque de alguma forma.

Loading icon

Não podemos nos esquecer de um dos grandes comandantes de Ratos, Marrow-Gnawer , pois sua capacidade de criar Ratos é extraordinária. É totalmente irrelevante ter que sacrificar uma criatura para cada Rato criado desta forma. Sua capacidade de dar Amedrontar para seus roedores gloriosos é estupenda, e os deixa quase impossíveis de bloquear.

Falando de efeitos de criar Ratos, muitos deles se aproveitam da quantidade de seus amigos dentuços. Marrow-Gnawer é um tipo de criatura que poderia ser o foco principal de um deck, mas isso é outro assunto.

Uma das cartas principais deste deck, Rat Colony, tem um custo extremamente baixo para o poder que ela lhe fornecerá, crescendo rápida e massivamente. Se ela não for bloqueada, é possível causar uma quantidade de dano imensa, e dois ou três deste card batendo direto pode levar o nosso amigo oponente à morte. Uma de suas vantagens, assim como os Ratos Vorazes, é que você pode colocar a quantidade que quiser desta carta neste deck, caso considere que dano de Ratos esteja faltando, e é sempre uma opção bastante útil.

Ad

Artefatos e Encantamentos

Loading icon

Podemos usar muitas coisas que influenciam cartas de um mesmo tipo ou que aproveitam o excesso de criaturas em jogo. Vanquisher’s Banner é um exemplo ótimo disso: a cada Rato criado, ela vai comprar uma carta, e assim sua mão terá sempre gás, além de crescer suas criaturas. Bontu’s Monument reduz o custo de suas mágicas pretas e também consegue retirar vida de todos os oponentes. Pode parecer pouca coisa, mas é mais do parece, considerando que a maioria dos Ratos custam duas manas.

Ashnod’s Altar é outro card que está neste deck porque, como criamos muitas criaturas, não podemos economizar na mana. Skullclamp é um dos equipamentos mais quebrados do jogo. Se você tiver fichas com um de resistência, você tem compras de cartas garantidas por muitos turnos, o que gera um valor cada vez mais absurdo conforme a partida se desenvolve.

Grave Pact é um dos encantamentos mais fortes no jogo. Se você tiver um motor de sacrifício barato, e algo que cria uma quantidade relevante de fichas, é praticamente impossível criaturas oponentes permanecerem em jogo.

Um exemplo ótimo que demonstra que você pode facilmente matar todos da mesa e limpar todas as criaturas é usando esta carta com Goblin Bombardment. Isso dá dano em muitos jogadores, e, claro, é algo um pouco mais difícil, mas é uma estratégia forte. Impact Tremors é outro exemplo dos vários cards já citados que causam um de dano quando qualquer criatura entrar em campo. Como a intenção deste deck é criar várias criaturas, não é difícil pensar em uma estratégia eficiente com estas cartas.

Loading icon

Tribute to Horobi é uma das cartas de Kamigawa que é muito forte numa mesa com mais jogadores. Se seus oponentes não matarem os Ratos que você entregar, você pode guardar até seis Ratos para quando terminar esta saga, o que dará muito mais poder de ataque e outros papéis para seus pequenos roedores.

Stoneforge Masterwork, caso equipado em um Rato que você sabe que ninguém vai bloquear, lhe dará mais uma quantidade enorme de dano. Um deck vermelho e preto tende a ser extremamente agressivo, e, caso use as cartas certas, consegue vencer pelo número de problemas criados para seus inimigos.

Como você terá muitas criaturas que irão morrer, conseguir reviver alguma não é um trabalho difícil, o que torna Vat of Rebirth, um artefato lançado recentemente, uma opção excelente. Door of Destinies é outro card que não pode ficar muito tempo em campo, pois o jogo não vai durar tantos turnos se ele ficar.

Eldrazi Monument não é algo difícil de manter na mesa, considerando a quantidade massiva de Ratos que você criará, mas pode impedir seus Ratos de morrerem se você quiser criar mais. De qualquer forma, é melhor manter seus ratos originais vivos.

Ad

Existem outras criaturas bastante uteis que também não são Ratos. Ogre Chitterlord é uma carta perigosa, pois entra e ataca criando Ratos. No início de seu combate, se tiver mais de cinco Ratos em jogo, eles ganham um buff considerável. Seu custo pode parecer elevado, mas é um bicho poderoso para manter em campo.

Ashcoat of the Shadow Swarm é outro exemplo de um Lorde excelente. Sempre que você atacar ou bloquear, ele vai crescer seus Ratos conforme quantos deles que você controla. Ele ainda tritura quatro cartas e volta dois Ratos para a mão, o que o torna uma ótima opção se você quiser usá-lo como seu comandante.

Twisted Sewer-Witch é mais uma arma para crescer a sua quantidade de Ratos, e, com os efeitos dos tokens, você consegue deixá-los ainda mais fortes, e aumentar suas criaturas ainda mais.

Postura de Jogo

Loading icon

Estratégias rápidas e agressivas no Commander podem ser um problema grande porque, como o jogo supostamente é mais demorado e com mais pontos de vida, às vezes Ratos pequenos não vão fazer a diferença. A estratégia deste deck é ser agressivo, ameaçando seus oponentes ao colocar o maior número de Ratos possível em campo quanto antes.

As cores deste deck ajudam. Como já vimos, existem várias magicas que crescem todas suas criaturas, e cada ratinho vai ser uma criatura com um poder 3 ou mais, dependendo de como estão seus artefatos e encantamentos auxiliares.

Uma remoção global poderá acabar com sua mesa, mas, se seus bichos morrerem, você vai criar muitos outros Ratos, criando um ciclo extremamente cansativo de encerrar. O Preto te dá liberdade para procurar ferramentas de Reanimação muito interessantes caso você tenha um Rato em específico que você queira retornar.

Caso consiga criar muitos Ratos, a parte vermelha deste deck lhe dá acesso a dano. Alguns encantamentos dão um efeito às suas criaturas que possuem dois ou menos de ataque para que elas causem um de dano no jogador alvo.

Versão Budget de Totentanz, Flautista da Horda

Loading icon

Loading icon

Para a sorte dos jogadores, a grande maioria dos Ratos são extremamente acessíveis. Rat Colony é um deles. Caso consiga acumular uma certa quantidade (pelo menos uns vinte) deste card neste deck, você terá uma construção eficiente. Muitos Ratos são baratos, e poucos estão além do orçamento Budget. Uns são, de fato, necessários, mas jogar sem eles não seria um pecado mortal, porque será só uma carta entre as 99.

Caso algumas peças estejam caras demais, sempre opte pelas colônias, pois são baratas, e se esse deck tiver muitas delas, elas causam um certo estrago.

Como você cria muitos Ratos, você sempre pode optar por sacrifício. Existem muitos efeitos que te forçam a sacrificar uma criatura e te permitem destruir outra, ou te compram cartas. Opções baratas não faltam no Preto.

Cartas como Blood Artist são exemplos de como a morte de suas criaturas pode dar ainda mais trabalho na mesa. Como este deck é agressivo, qualquer forma que você conseguir causar dano aos oponentes é uma forma de tentar terminar aquele jogo mais rápido. Porque este deck não tem criaturas muito pesadas ou mágicas que são benéficas quando o jogo se estende, o mais rápido você conseguir instaurar o caos, melhor.

Ad

Caso eliminem seus Ratos com uma remoção global, Goblin Bombardment é algo que pode te botar de volta no jogo.

Considerações Finais

Loading icon

Ainda temos bastante espaço para adicionar várias cartas com objetivos diferentes, e ainda manter a essência dos Ratos neste deck. Ratos podem não ser uma tribo tão forte como Elfos, tão numerosa como Goblins ou tão problemática quanto Fractius, mas, entre as várias tribos, eles são meus preferidos.

Com uma quantidade boa de Ratos você já consegue montar uma mesa bastante divertida. O Preto tem acesso à várias coisas divertidas que você adicionar a este deck, como, por exemplo, ferramentas para comprar cartas sacrificando criaturas ou até mesmo destruir criaturas dos oponentes sacrificando as suas. Isto tornará este deck mais eficiente e ainda manterá sua essência de Ratos. É possível pensar numa versão deste arquétipo que pode competir em campeonatos, ou uma que só te traz diversão ao ver Ratos destruindo decks de Dragões, Magos lendários ou Demônios.

Muitos Ratos têm efeitos variados. Kamigawa tem seus Ratos Ninjas, Phyrexia tem seus Ratos com Tóxico, Eldraine tem seus Ratos menores que não podem bloquear, mas crescem com facilidade. Adicionalmente, Ratos tem muitas cartas de apoio que lhe dão Ameaçar, Toque Mortífero e Amedrontar, então não lhe faltarão opções para montar um deck de Ratos todinho seu.

Até a próxima!