Magic: the Gathering

Review

Commander: Top 10 Melhores Base de Mana Budget

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo trago um top 10 de ciclos de terrenos budget para o seu Commander, seguindo o critério de preço e eficiência.

Edit Article

Olá, pessoal do Commander for fun! Hoje trago uma lista com 10 ciclos de terrenos de várias coleções diferentes no Magic, organizadas pelo meu gosto pessoal, para ajudar a arrumar a cor do seu Commander.

Essa lista budget teve o critério de serem cartas selecionadas com uma média de preço de 10 reais ou menos, e de entrarem desviradas. Eu particularmente não gosto de terrenos que entram virados, acho que atrapalham atrasando o seu jogo, por isso essa lista só tem ciclos de terrenos que entram em pé com apenas uma exceção que vocês verão a seguir.

Ad

Menções Honrosas

Antes de irmos para a primeira colocação, quero mostrar duas menções honrosas de terrenos que entram virados, mas são bem interessantes e não tão conhecidos.

Pause Lands de Tempest e Kamigawa

Loading icon

Nossa primeira menção honrosa é meio que uma exceção porque são terrenos que entram em pé, podendo adicionar mana incolor, mas se você precisar usar as manas coloridas deles, eles não vão desvirar no seu próximo turno. Estes terrenos são um ciclo de cores aliadas de Tempest, que também foi impressa com nomes diferentes na coleção Kamigawa.

Loading icon

Mesmo eu não gostando de terrenos que ficam virados, este é um ciclo que acho bem interessante porque, além de custar centavos, como eles entram em pé e adicionam mana incolor, é o que na maioria das vezes você irá fazer. Euando porventura você realmente precisar de uma cor específica de mana, conseguirá gerar com estes terrenos.

Tri-lands de Invasion

Loading icon

Este ciclo de Invasion são terrenos que entram virados e não tem nenhuma exceção, como o ciclo anterior, não tem o que fazer, entra virado e ponto. Mas eu gosto bastante deles porque eles podem adicionar duas manas diferentes da cor que eles geram se você sacrificar eles.

Geralmente nos jogos do commander quando queremos fazer alguma jogada doida, uma sinergia, um combo, algum sequenciamento de várias cartas, muitas vezes falta apenas uma mana para podermos colocar nosso plano em prática, e este ciclo de Invasion pode nos ajudar neste momento.

Top 10 Melhores Lands Budget

10 - Ciclo de Estocagem de Time Spiral

Loading icon

Vamos começar com um ciclo de cartas incomuns de Time Spiral que valem centavos! Este ciclo de terrenos é incrível porque você pode pagar 1 mana e fazer um marcador de estocagem nele, e você pode pagar 1 e remover X marcadores de estocagem para gerar X manas.

Então, além de poderem gerar 1 mana incolor, você também pode gerar muita mana, mas não é obrigado a remover todos os marcadores de uma vez, assim esses terrenos também podem funcionar para filtrar o seu deck.

O único defeito deste ciclo é que só temos 5 deles, que são as cores aliadas.

9 - Filter Lands de Odyssey

Loading icon

As filter lands clássicas, com as cores aliadas em Shadowmoor e as cores inimigas em Eventide, são terrenos muito usados no Commander porque, como o próprio nome diz, elas filtram bem o deck em que são usadas. Mas muitas pessoas se esquecem que houve um ciclo de filter lands das cores aliadas em Odyssey e são bem baratinhas no preço.

Ad

A parte ruim é que elas não filtram tão bem quanto às filter clássicas. Veja o exemplo de uma Mystic Gate que além de 1 incolor, ela também pode gerar duas manas iguais de sua combinação.

8 - Terrenos Tribais de Lorwyn

Loading icon

Este ciclo de terrenos raros de Lorwyn são muito bons, porque eles entram desvirados se você revelar algum tipo específico de criatura de sua mão. Cada criatura que você precisa revelar com estes terrenos são tribos bem conhecidas no Commander.

A parte ruim é que Auntie's Hovel e Gilt-Leaf Palace fogem de nosso orçamento (principalmente Auntie's Hovel) devido a popularidade das tribos goblins e elfos respectivamente.

7 - Murmuring Bosk de Morningtide

Loading icon

Aqui não temos um ciclo, mas apenas uma carta de Morningtide, e ela segue o mesmo padrão da colocação passada com os terrenos tribais de Lorwyn.

Com Murmuring Bosk você deve revelar uma carta de Treefolk para este terreno entrar desvirado, mas o que é incrível desta carta é que além dela poder gerar 3 cores diferentes, é que você não precisa necessariamente fazer um Commander tribal de Treefolk.

Se o seu Commander usar as 3 cores deste terreno, você pode pescar ela com alguma mágica verde que puxa florest,a porque Murmuring Bosk é uma floresta!

6 - Fetch Lands de Mirage

Loading icon

Temos uma exceção aqui porque o ciclo de fetch lands (tipo de terreno que faz você buscar um terreno do seu deck e colocar em campo) de cores aliadas da coleção Mirage, entram viradas e o terreno que elas buscam entra em pé. Mas apesar desse ponto negativo, elas são ótimas no preço.

5 - Tainted Lands de Torment

Loading icon

O tema da coleção Torment é a cor preta, então fizeram um ciclo de 4 terrenos, que fazem mana incolor, e se você controlar um pântano, cada um destes terrenos irá fazer uma outra cor específica.

Então se o seu Commander tem preto, considere usar estes terrenos.

4 - Terrenos de Battle for Zendikar

Loading icon

O ciclo de terrenos raros das cores aliadas de Battle for Zendikar são as Tango Lands. Elas são boas porque podem entrar desviradas se você controlar dois ou mais terrenos básicos.

Outro ponto importante destes terrenos é que eles têm os dois tipos de terreno descrito na carta, então você pode buscar elas com as fetch lands de Mirage que foram descritas na posição seis.

3 - Nimbus Maze de Future Sight

Loading icon

Outra vez só temos uma carta porque a coleção Future Sight ao invés de trazer um ciclo de terrenos, trouxe cinco tipos de terrenos de ciclos que ainda iriam ser lançados no futuro.

Nimbus Maze é de um ciclo, que enquanto escrevo este artigo, não foi lançado. É uma ótima carta que além de gerar mana incolor, pode gerar mana branca se você controlar uma ilha, e mana azul se você controlar uma planície.

Ad

2 - Pain Lands

Loading icon

Nossa posição de número 2 dispensa apresentações. Pain Lands é um termo que os jogadores deram porque este tipo de terreno, além de poder gerar uma mana incolor, causam 1 de dano quando geram as manas de suas duas cores específicas. Como no Commander temos 40 de vida, esse 1 de dano não nos afeta tanto quanto em outros formatos.

Cartas como Adarkar Wastes, Sulfurous Springs, Brushland e Underground River estão fora do nosso orçamento de cartas abaixo dos 10 reais, mas mesmo assim elas, em sua maioria, não ultrapassam os 20 reais.

As cores aliadas foram reimpressas agora em Dominaria Unitedlink outside website e as cores inimigas em The Brothers' Warlink outside website. Portanto, é uma ótima oportunidade de pegar estes terrenos que subiram além do nosso orçamento deste artigo.

1 - Terrenos Básicos

Loading icon

É isso mesmo, o número um é terreno básico!

Vejo que muitos jogadores de Commander que querem montar uma base de mana budget os utilizam em grande quantidade. Nas mesas onde jogo, é até relativamente comum alguém tomar Path to Exile e não ter terreno básico para buscar, tomar um Ruination ou qualquer destruição global de terrenos não-básicos, perder todos seus terrenos e não conseguir voltar para o jogo.

Parece que estes jogadores ficam preocupados em montar sua base de mana barata e acham que os básicos são ruins, mas pelo contrário, eles são bons e eficientes. Na cor verde, você consegue fazer várias mágicas que buscam qualquer tipo de terreno básico, e na cor branca você consegue buscar planícies facilmente, além de existirem vários artefatos que fazem esse serviço como Burnished Hart ou Pilgrim’s Eye. Solemn Simulacrum é uma staple (cartas essenciais) do formato Commander.

Eu mesmo prefiro colocar um terreno básico ao invés de colocar aqueles terrenos que entram virados, geram duas cores e não fazem nada. Se for para gerar duas cores e entrar virado, que pelo menos tenha alguma habilidade como Botanical Plaza que faz você comprar carta ou um Lorehold Campus que pode dar vidência.

Mais mana base

Recebemos muitos feedbacks e aqui pretendo mostrar mais terrenos que criam mana base budget para você:

Cartas específicas

Loading icon

Duais de neve de Kaldheim

Loading icon

Checklands

Loading icon

Ad

Terrenos Templo ou Scry

Loading icon

Bounce lands

Loading icon

Vivid Lands

Loading icon

Finalizando

Espero que vocês tenham gostado desse top 10. Concordam com minha opinião sobre o primeiro lugar ser terreno básico? Escrevam aí embaixo suas opiniões e terrenos budgets que vocês gostam e até a próxima.