Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Pia Nalaar, Consul of Revival

, Comment regular icon0 comments

Pia Nalaar, Consul of Revival nos traz uma interessante engrenagem para mexer com o exílio. Venha conferir do que esse deck é capaz!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Tivemos diversos novos possíveis comandantes em March of the Machine: The Aftermathlink outside website, e um que me chamou bastante atenção foi o de custo mais baixo possível: Pia Nalaar, Consul of Revival.

Uma criatura 2 mana 2/3 já é um bom corpo, e além disso é uma geradora de fichas que dá ímpeto para as mesmas. Porém, é preciso conjurar mágicas ou jogar terrenos do exílio para que isso aconteça, e Pia Naalar não tem nada que faça algo ser jogado do exílio por conta própria.

Ad

Pensando nisso, trouxemos desta vez o Deck Tech de The Aftermath com Pia Nalaar!

Pia Nalaar e a Nossa Estratégia

Loading icon

No Commander, a combinação de cores Boros Magic Symbol rMagic Symbol w é um pouco triste quando falamos de comprar cartas, sendo até chamada de a pior combinação de cores por alguns.

Ultimamente no branco as compras de carta tem melhorado, e no vermelho ainda costuma ter a condicional de descarte para a compra. Mas a mecânica específica deste deck compensa esse problema da combinação: a interação com o exílio.

Decklist

Loading icon

A lista é autoral, e explicarei o motivo das cartas terem sido escolhidas e em que sentido elas harmonizam com o comandante e o deck em um geral.

Mecânica de Exílio

O exílio vem sendo bem explorado ultimamente em Magic, mais especificamente com cartas que exilam seu topo e permitem que as exiladas possam ser jogadas naquele ou até o próximo turno. A desvantagem seria que isso pode ser considerado uma "compra aberta", fornecendo informação para seus oponentes. Mas considerando que você quer conjurar o máximo de mágicas possível do exílio, isso não chega a ser um real problema.

Cartas que fazem somente isso, por exemplo: Commune with Lava, Wrenn's Resolve, Reckless Impulse dentre outras adições.

Loading icon

Neste deck, usamos esse tipo de habilidade para desencadear a habilidade de Pia Nalaar, Consul of Revival e assim criar um poderoso exército de tópteros.

Tendo isso em mente, cartas que funcionam com criaturas artefato ou fichas encaixam bem aqui, como Intangible Virtue, Inspiring Leader ou Tempered Steel.

Loading icon

Possíveis Finalizadores

Além do dano de combate, o deck conta com algumas cartas que causam dano diretamente a oponentes. Podemos chamar essas cartas de possíveis finalizadores, já que vão diminuir a vida de seus oponentes até onde der.

Essas cartas por sinal são Hedron Detonator (que causa dano E funciona também como fonte de exílio de cartas do topo), Ingenious Artillerist, Reckless Fireweaver e Impact Tremors.

Loading icon

O deck também conta com possíveis respostas de dano, como Goblin Bombardment e Outpost Siege, que oferece duas ótimas opções de recursão. São duas cartas que oferecem risco por si só (no caso da escolha de Dragons de Outpost Siege), e ainda mais quando se tem muitas criaturas, já que mesmo que forem tiradas de campo, ainda causarão uma quantidade considerável de dano.

Loading icon

E não deixando de fora, Strixhaven Stadium é um acelerador com potencial de derrota de um único oponente, e considerando que o deck cria um campo bem cheio, é uma ótima alternativa de tirar alguém razoavelmente rápido da mesa.

Ad

Pacotes de Cartas do Deck

Aqui explicaremos grupos específicos de cartas do deck e seus destaques, com a análise de grande maioria delas e mostrando como elas harmonizam com Pia Nalaar, Consul of Revival.

Aceleradores

Loading icon

Como o deck não conta com verde e consequentemente por isso não dá acesso às mágicas de ramp que gostaríamos, usamos aqui as clássicas pedras de mana que quase todo deck de Commander usa hoje em dia com suas respectivas cores: Sol Ring, Arcane Signet, Talisman of Conviction e Boros Signet.

Além desses contamos com Ornithopter of Paradise, que com Pia Nalaar já entra gerando mana, e o citado anteriormente Strixhaven Stadium.

Fora as pedras de mana, Myriad Landscape pode ser contado como "acelerador" (entre muitas aspas), já que é um terreno que busca apenas mais um. Mas já que a combinação de cores não ajuda tanto, isso já é algo positivo. Inspiring Statuary aqui também é outro acelerador entre algumas aspas, já que cada artefato geraria em teoria uma mana genérica para conjurar a mágica.

E por último, mas não menos importante, Jeska's Will com seu potencial absurdo de gerar muita mana, além da interação de exílio já embutida nela.

Destaques

Loading icon

Jeska's Will: Uma carta absurda que permite conjurar grandes custos como Etali, Primal Storm ou um flashback de Ignite the Future em turnos iniciais, já que a mão de todos os oponentes vai ter 6 ou mais cartas na grande maioria das vezes. Até mesmo em um meio de jogo, para aumentar a quantidade de mágicas que podem ser jogadas em um mesmo turno.

Inspiring Statuary também entra em evidência aqui considerando a quantidade de fichas que serão geradas, ainda mais se as mesmas tiverem vigilância com Intangible Virtue, que abre possibilidade de um turno de combate agressivo seguido de reduzir várias mágicas, ou até mesmo guardar seus tópteros para bloqueio e depois conjurar alguma resposta.

Interações com Fichas

Loading icon

Este pacote mostra as cartas que interagem com as fichas de tóptero, já que são a principal fonte de dano do deck. Apesar de Pia Nalaar, Consul of Revival ter um baixo custo e pode ser facilmente conjurada novamente depois de removida até umas 2 vezes, a partir da terceira começa a ficar caro. Afinal, um comandante de 2 manas custando 8 em um deck Boros é um pouco complicado.

Pensando nisso, existem os geradores de ficha que independem de Pia Nalaar: Breya's Apprentice, Thopter Shop e Thopter Assembly são ótimos exemplos disso e oferecem outros recursos juntamente de sua proposta original: exilar cartas do topo e comprar cartas, respectivamente.

Ad

Apesar de Loyal Apprentice só funcionar melhor com o comandante em campo, não deixa de se destacar por fazer um tóptero por turno quando usado. Mas essa quantidade pode ser ainda maior com Anointed Procession ou Mondrak, Glory Dominus, dobrando a quantidade de fichas e consequentemente criando um campo ainda maior.

Para buffar essa quantidade de tokens que faremos, contamos com os citados anteriormente Intangible Virtue, Tempered Steel e Inspiring Leader que vão potencializar ainda mais os tópteros. E sobre potencializar poder, Neyali, Suns' Vanguard brilha neste deck: além do golpe duplo, a sinergia de exílio também é encontrada nessa carta.

Destaques

Loading icon

Neyali, Suns' Vanguard é muito forte aqui, considerando toda a mecânica envolvida de tanto potencializar dano quanto de criar ainda mais fichas com o comandante.

Mondrak, Glory Dominus também é uma peça forte, já que pode facilmente ficar indestrutível nesse deck e fazer seu efeito sem medo de ser removido tão cedo. Intangible Virtue serve tanto quanto uma proteção pela vigilância ao deixar os tópteros como bloqueadores como ofensivo pelo seu buff de +1/+1.

Interações com Exílio

Loading icon

Obviamente, por Pia Nalaar, Consul of Revival não tem algo próprio que forneça jogar alguma carta do exílio, o deck é construído ao redor desta interação para que os tópteros sejam criados.

Por isso aqui usamos criaturas como Dark-Dweller Oracle, Laelia, the Blade Reforged e principalmente Urabrask, Heretic Praetor e Commander Liara Portyr. Respectivamente, o goblin é uma quase certeza de sempre fazer um tóptero junto de Pia, já que em seu texto permite que terrenos também sejam aproveitados dessa forma. Laelia, the Blade Reforged é uma criatura que consegue tirar muito proveito da mecânica do deck, ficando cada vez maior.

Urabrask, Heretic Praetor dá uma vantagem de jogo incrível, considerando que você está "comprando" duas cartas por turno, enquanto seus oponentes "compram" somente uma como o de costume, com a diferença de que essa compra aberta te dá informação do que pode ser feito.

Além de que, se o custo da carta for muito alto em relação ao quanto de mana o oponente tem, é uma carta a menos para se lidar. Commander Liara Portyr pode fazer as mágicas custarem até 3 manas genéricas a menos considerando que 3 oponentes foram atacados, fora exilar até 3 cartas do topo. Uma carta que dá uma presença muito forte no campo.

Ad

Loading icon

É importante ainda ressaltar que, neste deck, é preciso considerar se é preciso jogar o terreno do turno da mão, ou se é melhor jogar do exílio para não perder o trigger da habilidade de Pia e também para evitar perder um terreno sem motiovos. Eventualmente, quando vários cards forem exilados e vários deles forem terrenos, eles irão, é claro, ser perdidos, mas tirar o máximo proveito possível do comandante é nossa intenção com esta lista.

Algumas mágicas como as já mencionadas Commune with Lava, Wrenn's Resolve, Jeska's Will e outros derivados como Light Up the Stage, Rob the Archives estão inclusos para fornecer ainda mais "compras" de carta.

Professional Face-Breaker é outra carta que consegue criar até 3 tesouros que podem auxiliar como aceleradores ou servir de combustível para a habilidade da mesma.

Inspired Tinkering também cria 3 tesouros e pode ser considerada uma "mágica de duas manas" justamente por este efeito. Lembrando que essas fichas de tesouro também são dobradas com Mondrak, Glory Dominus ou Anointed Procession.

Etali, Primal Storm quase dispensa comentários, já que são até 4 conjurações vindas do exílio, e como a habilidade de Pia Nalaar, Consul of Revival não tem limitação, podem ser criados até 4 tópteros. Wand of Wonder pode funcionar tão bem como Etali, e até mesmo pode servir para procurar respostas no grimório dos oponentes.

Destaques

Loading icon

Urabrask, Heretic Praetor cumpre muito bem sua função como Pretor: te fornece um recurso adicional enquanto tira ou dificulta esse mesmo recursos pros demais. Bem subestimado, é uma carta que encontrou um lar adequado.

Commander Liara Portyr por sua redução e vantagem de cartas ao exilar até 3 cartas e diminuir no mesmo número é claramente muito forte neste deck. E por último mas não menos importante, Etali, Primal Storm com o que foi mencionado anteriormente.

Respostas e Recuperações

Loading icon

Remoções pontuais clássicas do branco foram escolhidas aqui, como Path to Exile e Swords to Plowshares, e também as recentes Generous Gift e Excise the Imperfect.

Chaos Warp também é necessário para um planeswalker ou encantamento, enquanto Tear // Wear não vem. You Find Some Prisoners tem duas funcionalidades ótimas, inclusive uma delas muito boa para responder cartas como Vampiric Tutor.

Remoções globais são sempre bem-vindas, já que o mesão do Commander é uma caixinha de surpresas. Blasphemous Act, Austere Command e Dusk // Dawn são usadas aqui, e para salvar nossas criaturas, Boros Charm e Unbreakable Formation também estão na lista.

Ad

Contamos com recuperações também para não perdemos os recursos de vez como Campus Renovation, Elixir of Immortality e Reconstruct History.

Destaques

Loading icon

Boros Charm quase sempre vai ser versátil, funcionando tanto agressivamente com um golpe duplo tanto em uma criatura sua quanto alguma do oponente, no caso dele estar batendo em outro, quando defensivamente, protegendo suas permanentes com indestrutível.

Excise the Imperfect é, particularmente, uma ótima remoção no Commander, podendo lidar com absolutamente tudo que for problemático.

E para finalizar, Blasphemous Act sempre será bem-vindo, considerando que quase senão sempre será jogado por menos de 3 manas.

Lista Alternativa

Decklist Pia Nalaar Expensive

Também aqui temos uma versão alternativa do deck com alguns upgrades mais caros, otimizando mais a defesa de criaturas e também com uma premissa voltada para combo.

Aqui temos Ashnod's Altar ou Krark-Clan Ironworks, Mondrak, Glory Dominus ou Anointed Procession e Thopter Squadron, gerando infinitos tópteros infinitos, e podendo ganhar de dano de combate ou com dano com Purphoros, God of the Forge e derivados.

Loading icon

Considerações Finais

A combinação de cores Boros é bem injustiçada (ao mesmo tempo que também não é) no Commander. As criaturas precisam ser fortes o suficiente para compensar a falta de recursão que as cores juntas oferecem, como, por exemplo, burlando criaturas em campo como Djeru and Hazoret ou Winota, Joiner of Forces.

Mas ultimamente a combinação vem tornando-se cada vez mais interessante com comandantes novos, ainda mais com mecânicas diferentes para serem abordadas, como com este deck de Pia Nalaar, Consul of Revival. Mecânicas não tão exploradas quase sempre serão muito divertidas para aqueles que pilotam, ainda mais quando se encontram cartas que ninguém antes usaria, e em listas ainda mais inusitadas.

Gostou do Deck Tech? Usaria Pia como comandante? Faria diferente, focado em outro aspecto? Comente!