Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Dimir Fadas - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

As fadas ainda rondam pelo formato Pauper e o Dimir Fadas é a versão mais popular atualmente. No artigo de hoje irei falar sobre esse deck e apresentar um guia de sideboard para as principais match ups.

Edit Article

Sobre o Deck

Dimir Faeries já foi um dos melhores decks do formato e por um bom tempo esteve disputando o posto de Rei do Pauper com o Fog Tron e outros decks poderosos do passado. Durante o reinado do extinto Relay Storm, o deck foi um dos principais opositores, resistindo em meio a guerra Storm vs Affinity criada pela era MH2.

De lá pra cá, este Dimir caiu no esquecimento e, recentemente, retornou ao meta em uma versão adaptada para lidar com as grandes ameaças do formato, cravando excelentes resultados nas mãos de grandes jogadores do formato como Beicodegeia.

Ad

Atualmente o deck sobrevive em um metagame muito mais agressivo do que no passado, encurralado por arquétipos como Boros Synthesizer e Mono-Red Kuldotha, duas matches que considero difíceis, mas surpreendentemente o deck ainda consegue se sair bem, mesmo nessas condições, e muito disso se deve à construção das listas atuais de Dimir Fadas.

Loading icon

O coração da lista é o mesmo de sempre. Jogar de forma defensiva, fazendo uso das melhores anulações e remoções que o formato pode oferecer, enquanto constrói um plano de valor com Ninja of the Deep Hours e o Monarca de Thorn of the Black Rose, sempre com um plano de contingência preparado.

Loading icon

As fadas continuam tendo um papel fundamental na estratégia.

Faerie Seer é praticamente uma Preordain com pernas e Spellstutter Sprite é uma das melhores criaturas do deck, funcionando maravilhosamente ao lado dos ninjas.

Augur of Bolas não é uma fada, mas é uma carta que além de bloquear bem ainda pode buscar recursos no topo do deck e hoje em dia funciona muito melhor, graças a Lórien Revealed.

Loading icon

Murmuring Mystic é outra adição recente que elevou muito o deck, podendo facilmente controlar o jogo, ajudando a travar ataques do oponente ou a encaixar aquele ninjutsu, além de funcionar maravilhosamente bem com as remoções, anulações e cantrips do deck.

Loading icon

O deck ainda conta com um bom pacote de mágicas que irão dar suporte ao plano de jogo e a lidar com as ameaças do formato.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Loading icon

O deck consegue se recuperar bem dos mulligans, graças às cantrips e a Faerie Seer. Prefira mãos que podem interagir com o oponente cedo e que possam garantir um desenvolvimento do seu plano de jogo.

Jamais jogue um ninja sem um plano para protegê-lo, sempre jogue em volta das ações do oponente, se aproveitando das brechas e erros dele. Dimir Fadas é um deck que constrói a vitória aos poucos, de forma muito semelhante a um deck control, mas podendo rapidamente mudar suas postura se for necessário.

Sideboard

Loading icon

O sideboard vem com um plano que só complementa o que o main deck já faz. O destaque aqui vai para a volta de cartas como Stormbound Geist, que pode lidar bem com a mirror, e Okiba-Gang Shinobi que é excelente contra decks control.

Vs. Boros Synthesizer

O deck mais popular do formato atualmente é uma das piores bad matches do Fadas. Muitas criaturas voadoras que bloqueiam as fadas com facilidade, muitos burns e All That Glitters que se não for respondida se torna um problema sério. Você precisará jogar em volta de glitters e tomar cuidado com os flyers, em especial Kor Skyfisher, que é o mais problemático.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Mono-Red Kuldotha

Considero essa match um 50/50. O Mono-Red tem o potencial de finalizar o jogo rápido demais para o fadas poder reagir e Snuff Out é uma carta bem ruim. Porém, como o fadas tem o potencial de controlar muito o jogo e pós-side isso se intensifica.

Hydroblast, Blue Elemental Blast e Unexpected Fangs são obrigatórias nessa match.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Dimir Terror

Considero essa match up um pouco mais favorável. O fadas consegue lidar bem com o início de jogo do oponente e pode interagir com as ameaças de forma efetiva. Monarca é o plano mais seguro aqui.

Pós-side temos acesso às relíquias, que irão atrapalhar bastante o jogo do oponente, e Murmuring Mystic que é outra excelente carta contra Terror Decks.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Azorius Familiars

Familiars joga pelo late game e não possui remoções definitivas, então você pode assumir uma postura mais agressiva, tomando cuidado com Mulldrifter ou The Modern Age. Dependendo da versão, o deck pode utilizar a saga azul ou optar pela build com Meeting of Minds e Murmuring Mystic.

Encaixar seus ninjas é crucial no início do jogo, bem como fazer o monarca no turno quatro se for possível. Outra decisão importante é saber quando alvejar os familiares ou não.

Sunscape Familiar é uma das criaturas-chave do deck, mas se preocupar com ele e esquecer Archaeomancer ou Mulldrifter pode ser perigoso. Archaeomancer é a principal criatura do Familiars, mate-a ou anule-a a todo custo e tenha sempre um plano "B" em mente.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Caw-Gates

Caw-Gates é um deck com uma postura muito semelhante ao do fadas, porém é bem mais lento e demora para entrar de fato no jogo, o que pode ser uma vantagem para o fadas.

Prismatic Strands pode ser um incômodo, mas o maior problema, de longe é Sacred Cat. O gato é capaz de ganhar bastante vida e pode prolongar muito o jogo e isso é pode ser ruim. The Modern Age é outra carta bem problemática e pode deixar o jogo travado.

Tome muito cuidado para não deixar um Guardian of the Guildpact cair na mesa sem resposta, pois é quase certeza que será fim de jogo.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Dimir Faeries é sem dúvidas um deck elegante e muito gratificante de jogar. Apesar de não ser mais como já foi no passado, ainda deve ser respeitado e que com certeza pode garantir bons resultados nas mãos certas.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões ou críticas nos comentários. Até a próxima.