Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Charizard ex - Teorias e possibilidades com a coleção 151

, updated , Comment regular icon0 comments

Veja o deck de Charizard ex com arquétipo fogo, usando a habilidade do Charizard ex Terastral para energização dos seus Pokémon, e o Charizard de Pokémon Go para duplicar energias básicas de fogo, além de aproveitar o dano bruto.

Edit Article

Nos preparativos para a vinda da coleção especial de "151" (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), estarei postando Deck Techs para o formato Standard com teorias para as cartas novas, que virão em meados de setembro para nós do ocidente.

Vale frisar que as cartas estão com a numeração e códigos baseados na versão oriental, isso é, sv2a, que não pode ser usada em torneios! Só poderão ser usadas quando vierem para o ocidente com a tradução americana, e com o código de sv3a.

Nesse artigo, irei mostrar uma lista de Charizard ex com uma montagem hipotética, que pode ter ajustes futuros.

Ad

Charizard ex

Decklist

Loading icon

Charizard ex

Charizard ex Terastral: acelerador de energias do arquétipo de fogo

Loading icon

- Habilidade Infernal Reign: ao baixar esse Pokémon da sua mão para evoluir algum Pokémon seu (seja pelo Charmeleon no modo clássico ou burlando evolução usando a Rare Candy com o Charmander), você pode procurar no seu deck por 3 energias básicas de fogo e ligá-las aos seus Pokémon da forma que quiser.

- Ataque Burning Darkness (F)(F): causa 180 de dano mais 30 para cada carta prêmio que o oponente pegou em jogo.

O que nos interessa é sua habilidade, pois se ele evoluir, pode puxar por 3 energias básicas de fogo (F) e ligá-las aos seus Pokémon da forma que quiser. Vamos utilizar para Charizard ex sv3 125 ou Charizard ex sv2a 6, que nesse caso em especial, é um dos piores Pokémon em custos de tributos, porque além de pedir 4 energias puras de fogo para usar seu segundo ataque Detonating Vortex (mesmo que seja um dano bruto de 330 de dano), ele ainda perde 3 energias para realizar o custo.

Infelizmente, no Stardard de Scarlet & Violetlink outside website, não temos cartas para favorecer o arquétipo de fogo como tínhamos em Sun & Moon. Então para essa tipagem fica muito complicado, tendo que contar com a habilidade do Charizard ex Terastral; e também com o Charizard PGO 10 para duplicar energias básicas de fogo, além do Estádio Magma Basin BRS 144.

Charizard ex (151 Kanto Sub Set): atacante de último recurso, o “Glass Cannon”

Loading icon

- Ataque Resolute Wings (F): causa 60 + 100 de dano caso esse Pokémon tenha qualquer marcador de dano consigo.

- Ataque Detonating Vortex (F)(F)(F)(F): causa 330 de dano e descartes três energias desse Pokémon.

Essa é a força brutaque faz jus ao Charizard, contudo ele veio numa péssima hora no formato, porque não há cartas boas o suficiente para ajudarem a complementar os Pokémon de fogo, além do formato estar muito favoritado ao tipo água.

O Charizard ex sv2a 6 poderá bater de frente contra os “counters” do Charizard ex Terastral que tem fraqueza a grama (por causa da sua tipagem de trevas), e muitos jogadores começaram a se mobilizar a usar Pokémon esquecidos como Shaymin VSTAR BRS 14, Serperior VSTAR SIT 8 e até mesmo o Toedscruel ex sv3 22 - então o Charizard ex sv2a 6 é a resposta contra eles, porque se ele usar o efeito do Estádio Magma Basin BRS 144, você energiza o Charizard ex e ele recebe dois contadores de dano, fazendo o efeito do ataque Resolute Wings ter efetividade de 160 de dano, e aplicando a fraqueza, 320 de dano num golpe só, por apenas uma energia de fogo!

Já o ataque Detonating Vortex é para destruir os Pokémon de HP alto, como os VMax ou algum ex com HP alto, podendo também usar um Boss’s Orders com sabedoria para o abate.

Charmander e Charmeleon: as diferenças

As pré-evoluções do Charizard de Obsidian Flameslink outside website são ruins, porque eles têm HP baixo e causam dano a si mesmos.

Ad

Image content of the Website

- Charmander com o Heat Tackle (F): causa 30 de dano e este Pokémon causa 10 de dano a si mesmo.

- Charmeleon com o Heat Tackle (F)(F): causa 70 de dano e este Pokémon causa 20 de dano a si mesmo.

E eles são vítimas fáceis do Sableye LOR 70 usando o ataque Lost Mine, o que é uma tremenda dor de cabeça.

Agora, se for comparar com as pré-evoluções de 151, você só tem benefícios:

Image content of the Website

Charmander:

- Ataque Burn to the Ground (F): descarte um estádio em jogo.

- Ataque Steady Firebreathing (F)(F): causa 20 de dano.

No primeiro ataque você descarta os estádios mais chatos de se lidar no meta, que são Lost City LOR 161 (no caso de destruir seus Pokémon e eles irem pra Lost Zone); Path to the Peak CRE 148 (que pode travar as habilidades do seu Charizard ex Terastral no futuro); e Collapsed Stadium BRS 137 que pode sabotar o seu banco.

Já seu segundo ataque não dá dano de “recoil”, como a sua versão de Obsidian Flames, sem falar que você tem 60 de HP.

Charmeleon:

- Ataque Combustion (F): causa 20 de dano.

- Ataque Steady Firebreathing (F)(F)(F): causa 90 de dano e descarta uma energia deste Pokémon.

Já começamos bem porque esse Charmeleon tem 100 de HP, além de dois ataques a sua escolha, diferente o anterior que só tem um e que ainda toma dano de "recoil". Além do segundo ataque ser um pouco melhor do que nas outras versões, mesmo não sendo um sonho.

Entei V: atacante alternativo

Loading icon

Habilidade - Fleet-Footed: se este Pokémon estiver como ativo, durante seu turno, você pode comprar uma carta do topo do seu deck.

Ataque - Burning Rondo (F)(C): esse ataque causa 20 de dano + 20 de dano para cada Pokémon no banco de ambos os jogadores.

Como ele é fácil de montar, é muito útil para a compra de cartas do topo; além do fato de se houver “counter” do Charizard ex Terastral pronto em jogo, o Entei V BRS 22 bate na fraqueza.

Como o metagame necessita sempre de encher o banco para ter mais opções de recursos, é garantido da parte do oponente ao menos 100 de dano do Burning Rondo, dando assim 120 de dano já com segurança (aplicando fraqueza com 240 de dano). Além disso, provavlemente você também encherá o seu banco com seus Pokémon, o que ainda aumentará mais o dano do seu Entei V.

Chi-Yu ex: energizador alternativo e sabotador

Loading icon

Ataque - Jealously Singe (F): faz com que descarte 2 cartas do topo do deck do oponente.

Ataque - Flame Surge (F)(F): esse ataque causa 100 de dano e ainda você escolhe até 3 Pokémon do seu banco, e assim sendo, você procura por 3 energias de fogo básicas do seu deck e ligue uma para cada um desses 3 Pokémon escolhidos. Depois, embaralhe seu deck.

Chi-Yu é um excelente recurso para o arquétipo de fogo, pois ele tem a função de queima do deck do oponente (mesmo que seja em poucas quantidades), e ao mesmo tempo causa dano e energização simultânea de seus Pokémon de fogo no banco, preparando não só o Entei V BRS 22 como os seus Charmander sv2a 4.

Ad

Radiant Charizard: atacante de emergência

Loading icon

Habilidade - Excited Heart: para cada carta prêmio que o oponente tenha pego no jogo, diminua um custo de energia incolor do ataque do Radiant Charizard.

Ataque - Combustion Blast (F)(C)(C)(C)(C): esse ataque causa 250 de dano e não pode usar esse ataque de novo no próximo turno.

Radiant Charizard está aqui para lidar com medidas extremas quando o jogo está na reta final, com sua habilidade.

O ataque é bem forte e generoso com o valor, 250, mas tem o revés de não usá-lo no próximo turno - no entanto, é possível burlar esse efeito recuando o Radiant Charizard e promovendo-o novamente para a posição ativa. E se ele estiver com a Defiance Band sv1 169 equipado, poderá causar 280 de dano, destruindo qualquer Pokémon VStar.

Pokémon recursivos

Loading icon

- Bidoof CRZ 111 tem Carefree Countenance, que faz com que ele não receba danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder poder evoluí-lo para o Bibarel.

- Bibarel BRS 121 entra com sua habilidade Industrious Incisors: você por turno pode comprar até ter cinco cartas na mão.

Com isso, mesmo que tenha poucas cartas na mão, caso use a Iono sv2 185, sempre terá constância e rendimentos com “draw power” no jogo, para ajudar um pouco no set-up do seu deck, e com a habilidade do Bibarel, nunca ficará com poucas cartas na mão.

- Charizard PGO 10 entra com sua habilidade Burn Brightly, onde as energias básicas do tipo fogo (F) ligada aos seus Pokémon valem por *duas energias ao mesmo tempo).

É esse o segredo para usar com seus Charizard ex, pois se usar a habilidade do Charizard ex sv3 125 para fazer as energizações, com apenas uma energia de fogo, ele estará fazendo o cumprimento do tributo do ataque, enquanto que com o Charizard ex sv2a 6, com duas energias de fogo terá quatro energias, podendo usar o seu ataque Detonating Vortex com mais facilidade.

- Manaphy BRS 41 possui Wave Veil, prevenindo danos contra seus Pokémon do banco vindos do seu oponente - lembrando que são danos “snipers” como Radiant Greninja ASR 46, Kyogre CRZ 36, Kyogre CEL 3, Heatmor FST 41 e Greninja VUnion e não contra marcadores de dano, conhecidos como danos “spread”, como do Sableye LOR 70 e Mewtwo VUnion.

Cartas Trainer

Apoiadores

Loading icon

- Zinnia's Resolve EVS 164 faz com que descarte duas cartas da sua mão para cumprir o efeito: compre o número de cartas do topo do deck equivalente ao número de Pokémon do banco do oponente.

- Worker SIT 167 tem o efeito de descartar um Estádio em jogo e assim, comprar 3 cartas em seguida.

Loading icon

Serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, para agilizar a compra das cartas prêmio.

Isso é bom em momentos que queria destruir um Pokémon de HP alto do oponente, bem forte e preparado do oponente, seja um VMax ou um algum ex com 330 de HP, usando o Charizard ex sv2a 6 para ter a jogada decisiva.

Ad

Loading icon

Iono sv2 185 é extremante poderosa, pois é a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169 juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes a quantidade de cartas prêmios que vocês tem em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.

Exemplo: se o seu oponente tem 2 cartas prêmios e você tem 4 cartas prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4 cartas.

Itens

Loading icon

- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro (não importa), desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.

- Super Rod sv2 188, sendo reprint da era Black/White, entra como outra opção de reciclagem visto que ela recicla 3 cartas, sendo elas energias básicas e Pokémon de volta para o deck.

- Capturing Aroma SIT 153 serve como uma busca de Pokémon: você joga a uma moeda - se der cara, procura por um Pokémon evolução, mostre ao oponente e coloque-o na sua mão; mas caso dê coroa, pegue um Pokémon básico, mostre-o e coloque-o na sua mão.

- Rare Candy PGO 69 é uma carta vital para a aceleração do jogo pois é com ela que pulará etapas de evoluções de seus Pokémon, visto que nessa lista não tem uma linha ordenada de Bulbasaur > Ivysaur > Venusaur; justamente para economizar cartas no deck para poder evoluir o mais rápido possível.

- Pal Pad sv1 182 é um item para reciclar duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.

O ideal é reciclar o Iono sv2 185, Worker SIT 167 ou um Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172.

Ferramentas

Loading icon

Dá 30 pontos adicionais de dano ao Pokémon que estiver com ela ligada, caso esteja perdendo o jogo.

É essencial que esteja com o Charizard ex sv3 125, quando o oponente pegar 4 cartas prêmios e ele causar 330 de dano; ou para o Radiant Charizard CRZ 20 para causar 280 de dano e destruir qualquer VStar do formato.

Estádio

Loading icon

A Magma Basin BRS 144 serve para energizar seus Pokémon de fogo da seguinte forma: você procura por uma energia básica de fogo na pilha de descartes a um Pokémon de fogo do banco do seu jogo, e se o fizer, este Pokémon energizado receberá 2 contadores de dano.

É algo útil para o Charizard ex sv2a 6, porque com seu primeiro ataque, o Resolute Wings (F), ele causa 60 + 100 de dano caso esse ele tenha qualquer marcador de dano; e com esses marcadores que o estádio fornece ao tomar uma energia de fogo para ligá-la nele, é uma sinergia efetiva.

Arquétipos do formato

Vantagens

Dentro dos Pokémon psíquicos, que tem fraqueza ao tipo sombrio/trevas, temos:

Ad

- Deck de Mew VMAX LOR TG30.

- Deck de Gardevoir ex sv1 86.

- Deck que contenha qualquer Mewtwo VUnion por conta da fraqueza.

E nos próximos decks futuros, com certeza o Alakazam ex sv2a 65 irá também sofrer nas mãos do Charizard ex Terastral.

- Deck de Serperior VStarlink outside website.

- Deck de Venusaur exlink outside website.

- Deck de Wo-Chien exlink outside website.

Desvantagens

Deck do arquétipo de água como:

- Deck de Chien-Pao ex sv2 61.

- Deck de Ice Rider Calyrex VMAX ASR TG29.

- Deck de Inteleon VMAX FST 266.

- Deck de Gyarados ex sv1 225.

- Deck de Alolan Vulpix VSTAR SIT 34 para ser counter do Charizard ex sv3 125.

- Deck de Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67.

Como é um deck com uma montagem relativamente lenta, os Pokémon com explosões de set-up como VStar podem facilmente arruinar seus planos.

- Decks de grama que causem o dano dobrado por conta da fraqueza do Charizard ex sv3 125, que entra no paradoxo de “vantagem” com os outros atacantes brutos de fogo versus a fragilidade desse Charizard.

- Decks de United Wingslink outside website, por ser um deck “full single prize”.

- Decks que usem muito o Estádio Path to the Peak ASR 213.

Conclusões

Lembrando que é apenas uma ideia inicial do deck, você pode modificá-la como preferir!

O Charizard sempre foi conhecido como um Pokémon com cartas de danos brutos altos, mas com péssimos custos de energia para pagar esses tributos.

E ele também apresenta a lentidão de precisar evoluir de Charmander> Charmeleon > Charizard, para garantir essa montagem, além de precisar do Bibarel para ser sua compra constante no deck.

Mas tendo essas problemáticas citadas, ele é extramente agressivo e potente, às vezes sendo “canhão de vidro” (glass cannon), que se acertado de forma eficiente com uma jogada bem pensada, ele é avassalador, como todo bom Charizard!

Até a próxima!