Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Kecleon + Kabutops

, Comment regular icon0 comments

Acompanhe a atualização do Kecleon de Sword & Shield: Chilling Reign. A nova coleção especial de Scarlet & Violet, 151, trouxe o Kabutops, que amplifica os ataques do Pokémon com fraqueza quádrupla, podendo causar 360 de dano e assim derrotar todos os Pokémon do metagame!

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG em geral. Com a coleção especial ”151” (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), surgiram combos de cartas novos, sejam elas Trainers ou Pokémon novos com certas mecânicas que podem fazer muita diferença no metagame.

Nesse artigo, temos o Kabutops sv3pt5 141 novo com sua habilidade de quadruplicar o efeito da fraqueza dos ataques dos seus Pokémon. Resgataremos o Kecleon CRE 122, que adota a tipagem da energia que está conectada à ele, podendo então causar 360 de dano, ou seja, pode nocautear, com um golpe só, qualquer Pokémon no formato!

Ad

Kecleon e Kabutops: Sinergia de Amplitude de Fraquezas

Decklist

Loading icon

Kecleon: Atacante Principal do Deck

Loading icon

Habilidade - Chromashift: este Pokémon pode assumir a tipagem da energia básica com a qual ele estiver ligado (se houver duas energias básicas ligadas com ele, você escolherá apenas uma tipagem).

Ataque - Spinning Attack (C)(C)(C): causa 90 de dano.

Aqui a estratégia é simples: coloque a energia necessária (a fraqueza do seu oponente) e ative a sua habilidade. Dentro do metagame, vamos analisar as energias conforme os Pokémon mais frequentes:

  • As duas Metal Energy EVS 237 servem contra Chien-Pao ex PR-SV 30, que é um deck complicado de lidar pela sua velocidade de montagem. Visto que tanto Chien-Pao ex PR-SV 30 e Baxcalibur PR-SV 19 tem fraqueza ao tipo Metálico (por se tratar de Pokémon de Gelo - que no TCG entra no campo dos Aquáticos), esta energia é o ideal para parar esses decks.

  • As duas Grass Energy FST 283 servem para o Charizard ex sv3 125. O metagame está saturado e vai ficar saturado por um longo período de tempo, até vir mais Pokémon de Grama mais fortes e mais rápidos, como o Froslass ex Terastal que virá em Scarlet & Violet: Paradox Riftlink outside website. O Kecleon CRE 122, sendo carta de uma Carta Prêmio só, tem muita vantagem contra esse tipo de deck.

  • Com duas Darkness Energy EVS 236, a idéia é pegar os Pokémon Psíquicos no formato, que também estão ganhando horizontes novos, como o Alakazam ex PR-SV 50 e Mew ex sv3pt5 151, assim como os já existentes Gardevoir ex sv1 86 e Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30.

    Não faria sentido nessa lista colocar Drapion V LOR 118 contra os decks de Mew VMAX LOR TG30, já que ele seria alvo de 2 Cartas Prêmio. Ele seria parado pelos estilos de Luta (Single, Rapid e Fusion), seria uma carta morta, e perderíamos a vantagem do próprio deck ser ”single prize”.

  • O uso das duas Water Energy CRE 231 é para lidar com Pokémon de Fogo no formato, visto que o Entei V BRS 22 cresceu, assim como os Charizard ex sv3 125, para ser o “counter” desses tipos. Também temos a presença do Radiant Charizard CRZ 20, que é bem popular e comum no meta também.

  • A Lightning Energy EVS 235 só é útil em confrontos contra Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, Starmie V ASR TG13 e Blastoise ex sv3pt5 9, em um futuro próximo.

    Pokémon Recursivos

    Pokémon Recursivo Chave do Deck

    Loading icon

    Sua habilidade Ancient Way torna o deck milagroso com sua proposta de bater nas cartas ultra raras do formato, já que quadruplica os danos do Kecleon CRE 122, como descrito no início do artigo.

    Mas, para isso, é preciso colocar o Antique Dome Fossil sv3pt5 152 em jogo, e mesmo sendo um Trainer, ele pode se beneficiar com o uso da Rare Candy PGO 69, para pular a etapa de “Fóssil >> Kabuto >> Kabutops”, indo direto ao Pokémon na sua forma final.

    Ad

    Pokémon de Filtro de Compras do Topo do Deck

    Loading icon

    Com Mysterious Tail, você olha as 6 cartas do topo do deck e pega qualquer carta Trainer Item que achar lá. É uma forma de busca mais eficiente também para pegar o Antique Dome Fossil sv3pt5 152, já que esse tipo de carta não pode ser buscada por Trainer como Level Ball BST 129 ou Ultra Ball BRS 150, mesmo que o Antique Dome Fossil sv3pt5 152 afirme que ela é “considerada como Pokémon”.

    É por isso que o Mew CEL 11 é essencial nesse deck. Mas, no geral, ele é excelente de qualquer forma para buscar itens.

    Pokémon de Compras

    Loading icon

    - Bidoof CRZ 111 tem Carefree Countenance, que previne danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder ganhar tempo e evoluí-lo para o Bibarel, evitando golpes snipers de um possível Radiant Greninja ASR 46 numa partida.

    - Bibarel BRS 121 entra com Industrious Incisors, que lhe permite, uma vez por turno, comprar até ter cinco cartas na mão.

    Com o metagame lotado de Iono sv2 185, isso não será problema, visto que nessa lista o seu foco é o Raihan EVS 152 para energização de seus Kecleon CRE 122. Então, ele será sempre uma garantia de “draw power” no jogo - mesmo que o oponente jogue com Iono sv2 185, você nunca será lesionado com o set-up do seu jogo.

    - Skwovet sv1 151 entra com Nest Stash: no seu turno, você pode devolver sua mão ao deck, embaralhá-la, e assim comprar apenas uma carta.

    Isso é bom combinando com o efeito da habilidade do Bibarel BRS 121, pois se sua mão não estiver fluindo com as cartas que precisa, você emenda o efeito do Skwovet sv1 151 e depois o do Bibarel BRS 121 para renovar a sua mão.

    Pokémon de Proteção no Banco contra Snipers do Oponente

    Loading icon

    Mão para Começar o Jogo

    Image content of the Website

    Nessa simulação, comece com o Mew CEL 11 como ativo e coloque o Kecleon CRE 122 no banco, assim como o outro Mew CEL 11.

    Assim sendo, com um Mew CEL 11 como ativo e um no banco, você pode usar a habilidade do primeiro e depois o Escape Rope BST 125 para depois promover o novo Mew CEL 11 para a posição ativa. Com isso, terá a possibilidade de pegar ao menos duas Level Ball BST 129 para filtrar o jogo.

    Se perceber que o deck do oponente tem atacante “sniper”, procure logo o Manaphy BRS 41 e procure o segundo Kecleon CRE 122.

    Conforme for passando os turnos, pode optar usar a Ultra Ball BRS 150 para pegar o Bibarel BRS 121 logo e acelerar o “draw power” do seu jogo.

    Cartas Trainer

    Apoiador com a Função de Energização dos seus Pokémon e Busca do Deck

    Loading icon

    Raihan é o Trainer mais importante, pois, sabendo que seus Pokémon tem HP baixo, é fácil serem nocauteados. Então, isso otimiza o uso da carta para acelerar a energização de seus Kecleon CRE 122 - visto que ele pede 3 energias e isso é um tanto lento. O foco é usar a Rapid Strike Energy BST 140 do turno e depois usar a energia básica que estiver no descarte como parte do efeito do Raihan EVS 152.

    Ad

    Além disso, você antecipa seu turno buscando qualquer recurso do deck com o segundo efeito da carta, agilizando algum setup pendente ou apenas filtrando o deck melhor.

    Apoiador “Catcher” Contra o Pokémon Adversário

    Loading icon

    Apoiador para Sabotar a Mão do Oponente

    Loading icon

    Itens de Busca de Pokémon

    Loading icon

    Item de Busca de Energia

    Loading icon

    Como o deck tem uma quantidade muito variada de energias básicas e uma ou duas unidades de um tipo, é necessário filtrar o deck para a energizar a carta Raihan EVS 152 da maneira mais específica possível e assim responder à fraqueza do oponente, como citado na explicação do Kecleon CRE 122.

    Item de Reciclagem de Pokémon

    Loading icon

    Esta é uma das cartas fundamentais para resgatar os seus Kecleon CRE 122, então é muito importante usar e aproveitar ela bem. Portanto, tome cuidado se ela cair nas Cartas Prêmio e tente pegá-la o mais rápido que puder caso esteja lá. Assim, caso ela esteja na sua mão e o oponente o forçar embaralhar sua mão, ela estará segura no seu deck.

    Item de Reciclagens de Apoiadores

    Loading icon

    Seu uso principal será para retornar os Raihan EVS 152, pois ele é o coração do deck, e é essencial para girar a aceleração de energias básicas do descarte e buscar recursos.

    Energias Especiais

    Loading icon

    - Rapid Strike Energy BST 140 serve apenas para os Pokémon do tipo Rapid Strike. Como ela fornece duas energias, ela ajuda o Kecleon CRE 122 a cumprir o custo do ataque, focando apenas na energia básica que for ligada a ele para assumir a tipagem.

    - Double Turbo Energy BRS 151 é como se fosse uma Double Colorless Energy, porém, se equipada ao seu Pokémon, ele tem uma redução de 20 de dano nos seus ataques. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!

    Claro, assim perderá os 90 de dano que poderiam se tornar os 360 de dano, mas 70 de dano vezes 4 se torna 280 de dano, o que já destrói todos os Pokémon VStar do formato.

    Benefícios

    Em sua essência, temos aqui um deck focado em Pokémon Single Prize, o que ajuda na corrida de Cartas Prêmio neste formato cheio de Pokémon ultra raros que dão duas Cartas Prêmios ou três Cartas Prêmios (considerando os VMax e os VUnion), o que é bem conveniente.

    Arquétipos do Formato

    Vantagens

    Ele possui todas respostas para todas as tipagems do Standard e ainda pode modificar o de uso de energias básicas para moldar o seu deckbuilding conforme as necessidades do formato até chegar a rotação para as cartas E, que afetará o Kecleon CRE 122.

    Desvantagens

    - Decks que usem Temple of Sinnoh ASR 155, que cancela suas energias especiais.

    - Decks de Scizorlink outside website, que batem mais por cada habilidade que você tem com seus Pokémon.

    Ad

    - Decks de controle como Glimmora ex sv3 123, que recebe não só o dobro de dano pela fraqueza do arquétipo como também por sua habilidade. Decks como o de Alakazam ex PR-SV 50, que tem o Klefki sv1 96 como trava de habilidades, também são um problema, como neste exemplolink outside website.

    - Decks de “single prize” são matchups ruins, pois a vantagem deles é quem nocautear primeiro para liderar a corrida de Cartas Prêmio. Como o Kecleon demora de dois a três turnos para energizar manualmente, sem sacrifício de algum Pokémon, ele tem desvantagem nessa agilidade de ações.

    Conclusões

    É um deck que reforça que Pokémon simples, esses de ”Single Prize”, podem ser tão eficientes quanto os de raridade ex e V no formato atual, e podem causar danos avassaladores. Além disso, seu custo-benefício é baixo, já que é acessível a qualquer pessoa. É um deck ótimo para quem quer começar com algo simples.

    Tenho também uma sugestão alternativa que não usa o Kabutops sv3pt5 141, mas que usa a Ferramenta Supereffective Glasses ASR 152. Esse apenas triplica a fraqueza dos Pokémon, mas vale sua menção “honrosa”: clique aquilink outside website para ver um pouco do deck.

    Até a próxima!