Magic: the Gathering

Competitive

Metagame: Primeira Semana de Murders at Karlov Manor

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, analisamos quais foram os principais decks e cards de Murders at Karlov Manor a se destacarem nos Challenges e nos Regional Championships deste fim de semana!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A nova expansão de Magic: The Gathering, Murders at Karlov Manorlink outside website, finalmente chegou aos jogadores. Disponível desde o início da última semana, os cards da edição já começaram a demonstrar seu impacto e mudanças que podem trazer ao Metagame competitivo - do Standard ao Legacy.

Confira, neste artigo, as principais novidades que o set trouxe para o jogo através dos torneios do último fim de semana, com os Challenges do Magic Online e os Regional Championships!

Ad

Standard

Murders at Karlov Manor trouxe algumas adições ao Standard, com a maioria delas prevalecendo em um arquétipo em ascensão e já conhecido no Pioneer, o Boros Convoke.

A Ascensão do Boros Convoke

Loading icon

O Boros Convoke já se apresentava no Standard como uma opção viável para partidas de Melhor de Um no Magic Arena, onde seu clock eficiente e ameaças poderosas permitiam ganhar rapidamente qualquer partida em que o oponente demorasse demais para estabelecer seu plano de jogo, enquanto também oferecia corpos e bloqueadores suficientes para segurar o Mono Red Aggro.

Com a nova expansão, o deck se solidifica no Melhor de Três e ganha ainda mais consistência no Melhor de Um. Afinal, Novice Inspector agrega mais um one-drop para sequenciar com Gleeful Demolition e convocar Knight-Errant of Eos.

Loading icon

Além de outra criatura, este arquétipo também recebeu mais suporte para estabelecer um clock na partida, com Case of the Gateway Express operando como remoção e pump em um único card, e Warleader’s Call como antífona e alcance extra em partidas de atrito.

No contexto geral, o Boros Convoke parece ser o maior vencedor do Standard com Murders at Karlov Manor, mas sua presença dependerá do quanto ele pode se manter viável quando o Metagame se adaptar contra ele.

No More Lies e a volta do Control

Loading icon

Loading icon

No More Lies parece dar aos Controls um bom motivo para serem testados novamente no Standard. Após desaparecerem do Metagame na última temporada devido à inevitabilidade do Domain Ramp, jogadores aproveitaram para testar o novo counterspell em variantes de Azorius e Bant, dos quais também receberam um finisher eficiente com Ezrim, Agency Chief.

Cryptic Coat: True-Name Nemesis encontra Pack Rat

Enquanto não teve aparições expressivas nos torneios deste fim de semana, Cryptic Coat foi o card mais debatido da primeira semana de Karlov Manor.

Loading icon

O artefato recebeu pouca atenção durante a temporada de spoilers por conta da baixa prática que os jogadores tinham com a nova mecânica, Cloak, mas conforme o artefato foi testado em diversos arquétipos, mais evidente fica a sua capacidade de dominar jogos de atrito.

No momento em que entra em jogo, Cryptic Coat garante uma posição de mesa eficiente com um 3/2 que se protege e não pode ser bloqueado. Caso a criatura seja destruída, podemos equipar o artefato em outra, ou usar sua segunda habilidade para criar outra criatura 3/2.

Esse looping também garante que todos os cards do topo se tornem uma ameaça com cinco manas caso você devolva o artefato para sua mão e o conjure novamente, fazendo com que jogadores o comparem com uma mistura de True-Name Nemesis e Pack Rat, e torna dela uma potencial staple do Standard e de outros formatos nas próximas semanas.

Loading icon

Pioneer

Enquanto não trouxe nenhuma estratégia quebrada como Lost Caverns of Ixalan fez, Karlov Manor adicionou alguns cards importantes para o desenvolvimento do Metagame do Pioneer.

Ad

Um Novo Arsenal para o Niv-to-Light

Loading icon

O maior vencedor do formato com a expansão foi certamente o Niv to Light, que não só recebeu excelentes interações de early-game com Lightning Helix e No More Lies como também ganhou uma dúzia de cards utilitários: Ill-Timed Explosion, Urgent Necropsy, Deadly Cover-Up e Analyze the Pollen.

Loading icon

Deadly Cover-Up também apareceu no Sideboard de outras estratégias do formato neste fim de semana, consolidando seu lugar como um sweeper eficiente e capaz de lidar com combos problemáticos do formato.

Novas Ferramentas para Indomitable Creativity

Loading icon

Enquanto todos já esperavam que Deduce fosse entrar nos decks de Indomitable Creativity, o arquétipo ganhou outro habilitador com Intrude on the Mind, um Fact or Fiction que também oferece mais um corpo no campo de batalha, aumentando a consistência para finalizar o combo.

Loading icon

Galvanize foi outro recurso importante para os arquétipos Magic Symbol UMagic Symbol R no Pioneer como uma ferramenta para lidar com Sheoldred, the Apocalypse e outras criaturas de resistência alta.

Melhorias para o Azorius Control

Além do já notável No More Lies e sua óbvia inclusão no Azorius Control, essa estratégia também aproveitou Deduce como um Think Twice melhorado, além da inclusão de Meticulous Archive, do qual ele não possui problemas em utilizar já que não se importa tanto com terrenos que entram em jogo virados e consegue extrair um bom valor dele por meio de Dig Through Time e Memory Deluge.

Loading icon

Um Amuleto para o Lotus Combo

Enquanto todos olhavam o potencial de Archdruid’s Charm de trazer o Mono Green Devotion de volta, o Lotus Combo assumiu a dianteira e implementou o novo feitiço em suas listas para buscar Lotus Field ou Thespian’s Stage com maior velocidade e consistência.

Loading icon

Archdruid’s Charm também é uma opção de maindeck excelente para lidar com os principais hates que o Lotus Combo costuma receber nos jogos pós-sideboard com Damping Sphere e Alpine Moon. Logo, é bem provável que o card se torne uma staple na lista.

Em caso de dúvidas, Vá de vermelho!

O Mono Red Aggro permanece uma opção excelente para um Metagame despreparado onde jogadores estão experimentando cards de uma nova expansão. Não foi diferente no Pioneer Showcase Challenge, onde MJ_12 conseguiu um resultado excelente com sua nova versão do deck.

Loading icon

Essa versão aproveita seus one-drops e combat tricks através de duas novas adições: Fugitive Codebreaker e Connecting the Dots.

O encantamento permite utilizar os ataques das criaturas para acumular recursos nele e utilizá-lo alguns turnos depois, quando sua mão estiver vazia, para comprar cinco ou mais cards, se tornando um poderoso mecanismo de valor ao lado de uma curva de mana baixa.

Ad

Fugitive Codebreaker também oferece card advantage de longo prazo enquanto é um two-drop agressivo que podemos aproveitar com Monstrous Rage e outras mágicas de não-criatura.

Um Caso para o Izzet Ensoul

Loading icon

Tal qual Kenku Artificer no Pauper, Case of the Filched Falcon se destacou no Izzet Ensoul ao não apenas transformar um artefato em uma criatura como também dar evasão a ela com Voar. Ao lado de Diamond Pick-Axe ou Darksteel Citadel, o novo encantamento oferece um clock poderoso ao seu controlador.

Loading icon

Gleaming Geardrake também ganhou espaço nas listas de Ensoul por razões similares: ao lado de Ensoul Artifact ou Zoetic Glyph, a criatura se torna um clock de quatro turnos contra o oponente, forçando-o a gastar remoções para lidar com ela enquanto torce para seu controlador não responder com Stubborn Denial,

Modern

Scion of Draco é Quebrado

Existe um ditado em Magic: The Gathering do qual todos deveríamos respeitar durante a temporada de spoilers de qualquer edição: nunca subestime uma free spell. Ela pode fazer coisas absurdas que você nem imagina até acontecer - é o caso da recente Leyline of the Guildpact, da qual tornou de Scion of Draco uma das criaturas mais poderosas do formato.

Loading icon

Por transformar todos os terrenos em todos os tipos e dar todas as cores para as criaturas, Leyline of the Guildpact permite conjurar Scion of Draco tão cedo quanto no segundo turno e transformar ele e qualquer outra criatura em jogo em uma ameaça com uma literal sopa de habilidades distintas, estabelecendo uma posição de mesa virtualmente imbatível.

Loading icon

O Domain Zoo foi o óbvio primeiro arquétipo a tirar proveito dessa interação. Afinal, ele já quer naturalmente todos os tipos de terrenos em jogo para amplificar o poder de Territorial Kavu e Nishoba Brawler, além de já usar Scion of Draco na maioria de suas listas, mas outro arquétipo parece ter se beneficiado mais deste combo:

Loading icon

Os decks de Cascade já haviam se solidificado como uma das melhores opções do Modern após o banimento de Fury. Com seus custos de mana restritivos, ele não vê problemas em abdicar de certos cards em prol de turnos ainda mais explosivos com Scion of Draco, além de tornar as fichas de Crashing Footfalls ainda mais ameaçadoras.

O Domain Cascade foi o arquétipo que mais se destacou tanto nos Challenges quanto nos Regional Championships que ocorreram neste fim de semana, onde possuiu uma winrate de 62%, tendo muitas partidas equilibradas ou positivas, e poucas partidas ruins.

A Volta do Creativity

A principal partida ruim do Domain Cascade nesta primeira semana foi contra o Five-Color Creativity, arquétipo que esteve em baixa desde o lançamento de The One Ring e tem retornado ao Metagame desde a temporada passada.

Loading icon

Enquanto Scion of Draco é bem ameaçador ao lado de Leyline of the Guildpact, ele não é imbatível, e o Creativity possui todos os recursos necessários para atrapalhar ambos os planos de jogo do Domain Cascade: Teferi, Time Raveler é uma gigantesca dor de cabeça para o arquétipo, enquanto Archon of Cruelty se torna a ameaça perfeita para jogadores que contam com Hexproof para proteger suas criaturas.

Ad

Surveil Lands se destacam no Modern

É um tanto surpreendente, mas as Surveil Lands fizeram mais impacto no Modern do que no Pioneer ou até no Standard nos primeiros resultados pós-Karlov Manor, estando presentes como one-ofs em algumas listas de todos os eventos.

Loading icon

Apesar de não serem cards que o jogador naturalmente quer comprar, as duais com Surveil podem ser encontradas com as Fetch Lands, e enquanto o fato delas entrarem em jogo viradas parecem uma grande desvantagem, a possibilidade de filtrar o seu topo e adicionar uma peça-chave e/ou mais um card em seu cemitério para alimentar o Delve o torna um excelente land drop inicial, principalmente para listas que não costumam fazer algo no primeiro turno.

Loading icon

Pelo que os resultados indicam, as Surveil Lands devem permanecer presentes no Temur Rhinos por agregar um pouco mais de consistência e servir para alimentar o plano B do arquétipo com Murktide Regent.

Cryptic Coat tem espaço no Modern?

Cryptic Coat fez algumas aparições no Modern. Além da sua óbvia inclusão como parte do toolbox de Stoneforge Mystic no Hammer Time, o artefato encontrou espaço no sideboard do Izzet Murktide.

Loading icon

Loading icon

E quanto ao Insidious Roots?

Considerado o melhor card da edição para o Modern, Insidious Roots teve uma presença insignificante nos eventos do fim de semana, com algumas listas de Golgari Yawgmoth usando-o como um one-of, e com maior presença no Asmo Food, que não fez resultados expressivos.

Loading icon

Loading icon

Legacy

Domain Rhinos faz Top 8 no Legacy

Além dos seus resultados expressivos no Modern, o Domain Rhinos esteve presente no Top 8 de um dos eventos de Legacy Challenge desta semana, onde aproveita da mesma base da sua versão Modern enquanto possui respostas eficientes para o Metagame do formato com Force of Will e Force of Negation.

Loading icon

Não é de surpreender que um arquétipo de Crashing Footfalls tenha feito Top 8 no Legacy, visto que o deck tem alguma popularidade no formato, mas o resultado da versão de Domain no Legacy pode servir como um alerta para o futuro do Modern.

Surveil Lands no Legacy

As Surveil Lands também apareceram no Legacy sob a mesma ótica de utilidade com as quais foram usadas no Modern. Aqui, decks como Beanstalk Control e Reanimator aproveitam de uma cópia de Undercity Sewers para alimentar cards-chave de sua estratégia.

Loading icon

Loading icon

Pauper

Um novo Inspetor para o formato!

O Boros Synthesizer foi o grande vencedor de Murders at Karlov Manor. A adição de Novice Inspector tornou dele mais consistente nas suas interações com artefatos, das quais foram potencializadas com a inclusão de Demand Answers como um substituto de Deadly Dispute para o arquétipo.

Loading icon

O novo inspetor também encontrou um lar no Azorius Affinity, aumentando a quantia de criaturas na lista, além de amplificar suas interações com Moon-Circuit Hacker.

Ad

Ter mais um one-drop de valor ajuda o Affinity em diversos fatores, de ter mais um bloqueador contra os decks vermelhos até amplificar o número de Humanos para Of One Mind. Logo, é de se esperar que esta se torne a configuração padrão no futuro.

Escape Tunnel e Inside Out

O Tribe Combo, ou Inside Out, faz resultados muito esporádicos no Pauper desde o banimento de Gush e Daze. A interação com Whiteout ainda é excelente, mas não garante tudo o que a estratégia requer.

Loading icon

Escape Tunnel não parece oferecer o que o Inside Out precisa para finalmente voltar ao cenário competitivo, mas é atrativo o suficiente para fazer jogadores experimentarem novas ideias com um dos combos mais tradicionais do formato.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário.

Obrigado pela leitura!