Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern: Hardened Scales - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

Vamos novamente dar uma olhada em Scales, um "velho-novo" deck que se reinventa de tempos em tempos no Modern - mas nunca perde sua essência.

Edit Article

Introdução e História

O Scales é um velho conhecido dos jogadores Modern. Eu me lembro da sua popularidade, especialmente em 2019, quando era uma opção ao clássico Affinity. Desde então, ele vem se atualizando e se adaptando ao metagame.

Vem comigo explorar como essas escamas funcionam!

O Modern sempre teve seu lado “selvagem”, já que tinha decks agressivos e também decks resilientes. Por exemplo, por muitos anos o Affinity foi ultra agressivo e, apesar de ser um pouco frágil, ainda era um deck poderosíssimo.

Ad

Com a carta que nomeia este deck, começamos a ver versões desse “Affinity verde” que se mostrou resiliente e preparado para o Modern. Uma pequena observação: é fantástica a forma que nomeiam as listas, desde os saudosos Dump Truck e Canadian Threshold a muitos outros que dariam um artigo só para eles.

Contudo, não tem nada mais clássico do que nomear o deck com a carta (ou mecânica) principal do deck - e é assim que chegamos ao artigo de hoje, que analisa um deck nomeado pela seguinte carta:

Loading icon

De maneira muito simplista, este baralho abusa dessa carta para multiplicar seus marcadores +1/+1, e traz ótimas interações com Modular, como o sempre presente Arcbound Ravager.

Eu já ouvi dizer que Scales foi um Affinity ruim, mas, se isso algum dia foi verdade, isso já mudou, e mudou muito. Hoje, ele é um deck consolidado, e alguns players famosos conseguiram grandes resultados com listas semelhantes.

Vamos começar nossa história com essa lista base de 2019, diretamente do segundo lugar do Mythic Championship IV Barcelona, pilotado por Alvaro Torres.

Loading icon

Felizmente, para os oponentes do Scales, como eu, a Mox Opal se tornou inválida neste formato pouco tempo depois, o que quase levou o Affinity à extinção e colocou nosso Scales em cheque.

Main Deck

Contudo, atualmente, se você for em um evento Modern, existe uma chance muito grande de encontrar o Scales do outro lado da mesa.

Para este artigo, utilizaremos uma lista base atual que está pronta para jogar qualquer evento Modern. Essa lista é extremamente atualizada, e veio diretamente do $10k RCQ da DreamHack:

Loading icon

Novamente, falaremos de MH2, que trouxe uma grande arma para os quase extintos Scales e Affinity verem o dia novamente, mais claro do que nunca:

Loading icon

Já que trabalhamos com artefatos, marcadores, e uma curva baixa, Urza's Saga obviamente levou o Scales para um nível de jogo muito forte, e deu a Scales tudo que ele precisa, sejam criaturas fortes, artefatos, ou resiliência.

Urza’s Saga é uma carta polêmica... Por um lado, ela colocou os decks de artefatos em outro nível. Por outro lado, eu tenho uma visão um pouco diferente: esta carta deixou decks de artefatos existirem após a "rotação" que nosso formato teve com MH2.

Esta Saga não foi a única carta que fortaleceu decks como Scales: as edições “Standard” também trouxeram cartas (e que cartas!) que trouxeram ainda mais qualidade para estes decks, mais uma vez aumentando os recursos do nosso arquétipo. Estou falando dessas belezinhas:

Loading icon

Agatha's Soul Cauldron reforçou muito nossa lista, e nos trouxe muitas possibilidades, mas principalmente: qualquer criatura nossa terá as habilidades de Arcbound Ravager e Walking Ballista.

Ozolith, the Shattered Spire não é uma adição unânime, mas pode ser nossa quinta ou sexta cópia de Hardened Scales.

Vamos analisar um pouco mais algumas interações clássicas:

Ad

Loading icon

Qualquer semelhança não é coincidência. Nós queremos muito jogar Hardened Scales no turno 1 e jogar essas criaturas em sequência, já adicionando 2 marcadores. Nossa lista terá várias jogadas assim.

Outra interação importante é a habilidade de Modular, presente nos cards abaixo:

Loading icon

Quero destacar o que esta habilidade nos diz: Essa permanente entra em jogo com X marcadores +1/+1 e quando essa permanente for colocada num cemitério, você pode colocar um marcador +1/+1 na criatura artefato alvo para cada marcador +1/+1 nessa permanente.

Ou seja, quando alguma de nossas criaturas com Modular morrer, vamos “transferir” seus marcadores, e, se tivermos um Hardened Scales, vamos transferir um marcador a mais.

Este baralho tem muitas interações, e provavelmente você já está com a cabeça cheia de marcadores, mas preciso destacar mais dois pontos.

Primeiro, temos este terreno, que pode ganhar muitos jogos:

Loading icon

Uma condição de vitória é dar ao nosso oponente 10 marcadores de Infect. Assim, teremos um terreno criatura que Voa, é um artefato, e tem Infect.

Se formos direto ao ponto: podemos “transferir” nossos marcadores para essa criatura com a habilidade do Arcbound Ravager, que também pode vir de um Agatha's Soul Cauldron exilando o Ravager, e passar por cima dos bloqueadores para ganhar o jogo.

Vamos ver um pouco mais sobre marcadores, e ver nossos Ozoliths:

Loading icon

The Ozolith, além de vir com a Urza’s Saga no capítulo 3, interage com nossos Modulares e criaturas que vão para o cemitério. E, falando em cemitério, lembre que, com Agatha's Soul Cauldron, podemos exilar um Arcbound Ravager do cemitério e ter vários dele na mesa!

Ozolith, the Shattered Spire; não podemos trazê-lo com Urza’s Saga, mas ele tem um papel relevante como "mais um Scales!".

Eu sei que são muitas interações, mas isso é apenas o básico. O Scales esconde várias outras possibilidades que provavelmente dariam mais um artigo.

Outro ponto que eu gosto muito desse deck é como ele pode "roubar jogos", ou seja, ganha rapidamente se o oponente não interagir de maneira rápida e, principalmente, eficiente.

Sideboard

Loading icon

Espero que não esteja cansado de artefatos, porque temos ainda mais. No nosso sideboard, vamos atacar as fraquezas dos nossos oponentes com eles.

Decks resilientes como o Scales geralmente não vão ser impedidos por remoções pontuais (pelo menos não quando são bem pilotados), o que me remete a uma dica simples se você precisa parar o Scales do seu oponente: remoções globais - ou seja, se jogarmos com esse baralho, temos que nos preparar para enfrentar remoções globais também.

Ad

Tamiyo's Safekeeping é nossa arma principal contra remoções, especialmente globais, como Engineered Explosives. Lembre-se que temos Hexproof e Indestrutível.

Soulless Jailer é uma arma contra decks com SCAM e Reanimator.

Lembrete importante: Soulless Jailer não para Living End.

Void Mirror é mais uma arma contra o mar de decks de Cascata. Também funciona contra Tron.

Chalice of the Void: Já falamos de Cascata? Pois bem, lembre-se que não podemos trazer esta carta com a Urza's Saga. Ele também pode ser útil contra Burn, mas cuidado para não se atrapalhar demais!

Haywire Mite é nosso hate de hate que vem na saga.

Soul-Guide Lantern é um hate de cemitério que vem na saga e pode ser “reciclado”.

Dismember está no nosso sideboard porque interagimos pouco com criaturas, e essa é uma opção excelente.

Provavelmente vamos adicionar Gemstone Caverns com certa frequência; geralmente quando ganhamos o G1 e precisamos de velocidade.

Pick Your Poison serve tanto para ser hate do hate, quanto para resolver aquele Murktide Regent grandão.

Nature's Claim, além de ser mais uma boa opção de hate, também alveja nossas cartas para ganhar vida.

Guia de Sideboard

UR Murktide

Algo interessante no Scales é que, muitas vezes, vamos tentar nos proteger contra hates, e essa match mostra isso bem.

O oponente vai trazer Engineered Explosives, então teremos que atacar essa jogada com Tamiyo's Safekeeping, mas sem esquecer da nossa Pithing Needle, que já está nas nossas 60 cartas iniciais.

Nós podemos sofrer com as remoções e counterpells de várias maneiras, então sugiro não trazer a Gemstone Caverns, mesmo se estiver no draw.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Temur Rhinos

Nós temos linhas diferentes se for o Rhino Temur ou Domain.

O Rhinos temur traz a perigosíssima Tishana's Tidebinder, que potencialmente inutilizará uma ameaça nossa.

Lembre-se do nosso plano de Inkmoth Nexus; o Rhinos consegue responder de várias formas, mas dificilmente conseguirá bloquear criaturas Voadoras.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Se o oponente usar a versão Domain, vamos subir Pick Your Poison.

Boros Burn

Esta match é bem interessante. Nossa Shadowspear pode nos garantir a vitória quase automaticamente, pois vai nos trazer hates como Smash to Smithereens.

Vamos para cima do oponente!

Se você gostar muito de Chalice of the Void, ela também é uma alternativa, mas eu não acho que precise.

Lembre-se de só trazer Gemstone Caverns quando estiver na draw.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

BR Scam

Primeiro precisamos lembrar que Blood Moon pode custar nosso jogo. Ela vai levar nossas Urza’s Saga direto para o cemitério, então temos que levar isso em consideração.

Ad

Vermelho também tem as melhores remoções globais de artefatos.

Lembre-se que Dauthi Voidwalker atrapalha o nosso Agatha's Soul Cauldron.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Living End

Geralmente, nesta matchup partimos para o ataque.

Este combo limpa nossa mesa enquanto comba. Precisamos de velocidade e assertividade. Não adianta só cuspir sua mão e perder. É um jogo de oportunidade.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Mono Green Tron

O Tron tem armas cruéis contra nós, como Oblivion Stone e Wurmcoil Engine.

É claro que para jogá-las ele precisa estar vivo, lembra?

Então, tentaremos ser mais rápidos que eles e contar com as poucas interações que o Tron tem. Não se esqueça de subir Gemstone Caverns somente na draw.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

W e UW Hammer

Essa match é bastante interessante, pois não podemos jogar para trás demais e arriscar perder para nosso conhecido Inkmoth Nexus com o Hammer “de surpresa”.

Nosso side possui diversos hates para essa match. Você pode subir Chalice of the Void se estiver na play.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Amulet Titan

Amuleto é um combo muito rápido, e nos dá poucas chances de interagir, mas essas chances existem.

Lembre-se que a Dryad of the Ilysian Grove é um encantamento e que podemos responder os triggers de terrenos que Azusa, Lost but Seeking gerar.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

O Scales não é só um deck consistente: ele é um deck que recompensa, e muito, o conhecimento e a habilidade do jogador.

Mesmo assim, eu gostaria de destacar que existem muitas interações que não são claras para quem não está familiarizado com as regras de substituição. Então jogue, leia e veja gameplays do baralho.

Com essa experiência, certamente seu sequenciamento e suas “tricks” serão cada vez mais eficientes. Com certeza é uma opção muito forte para o Modern, mesmo nos tempos da “invasão de Domain” que vivemos. Não se esqueça que Pick Your Poison lida muito bem com a Leyline of the Guildpact.

MH2 trouxe muitas armas para o Scales. O que será que MH3 nos trará?

Até o próximo!