Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Jeskai Affinity - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresentamos um guia para a versão mais recente do Jeskai Affinity do Pauper!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Desde o downshift de All That Glitters para comum em Commander Masterslink outside website, os decks de Affinity do Pauper mudaram bastante sua estrutura, passando das antigas, mas ainda funcionais versões Grixis para as variantes Magic Symbol WMagic Symbol U.

Na semana passada, abordei o Azorius Affinitylink outside website e seu plano de jogo mais objetivo em torno de tirar proveito do encantamento, mas uma outra variante ganhou notoriedade no formato ao mesclar o mesmo plano de jogo com um pouco mais de interatividade de mesa - o Jeskai Affinity.

Ad

O que é o Jeskai Affinity?

Loading icon

Jeskai Affinity é considerado por muitos como a evolução natural do Azorius Affinity para se adaptar ao Metagame do Pauper. Sua proposta é uma mescla do seu plano de jogo com o Boros Synthesizer, com a adição de cards como Experimental Synthesizer para um acréscimo de vantagem de cartas e Galvanic Blast para maior alcance.

A adição de uma terceira cor torna dessa variante mais flexível para lidar com o restante do Metagame e menos vulnerável a hates direcionados, como Standard Bearer, além de aumentar significativamente o acesso a algumas das principais staples de Sideboard do formato.

Mas essa flexibilidade vem com um preço: o requerimento mais alto de mana colorida o torna mais lento do que a variante Azorius e, também, mais passível a perder partidas por conta de um Dust to Dust bem aplicado nos primeiros turnos.

Em geral, a versão Jeskai possui mais resultados e presença de Metagame do que a variante Azorius, sendo um pouco melhor para ambientes onde podemos esperar um pouco menos de hate específico contra artefatos e onde precisamos de maior interatividade nas partidas, do qual tem sido quase obrigatório no Pauper de 2024.

A Decklist

Loading icon

Essa lista é bem próxima do padrão que vemos no Jeskai Affinity em Ligas e Challenges do Magic Online, com a única diferença estando na inclusão de um set de Gearseeker Serpent e algumas mudanças no Sideboard para torná-lo mais abrangente.

Loading icon

Gearseeker Serpent vive um momento muito peculiar no atual Metagame: ele estabelece um clock tão rápido e sobrevive tão bem ao combate que, por diversas vezes, consegue dominar a partida ou ganhar alguns turnos até que seu controlador se estabilize.

Em outros, ele é um alvo fácil para remoção e seu requerimento de mana é muito punitivo para conseguirmos conjurá-lo e ainda o proteger com Dispel.

Sua inclusão depende do que você procura enfrentar e qual proposta prefere para o Jeskai Affinity. Cards como Of One Mind e Reckless Impulse são melhores se você precisa de mais card advantage, enquanto a interação de Moon-Circuit Hacker com suas criaturas é tão útil aqui quanto na versão Azorius e, claro, podemos utilizar mais remoções ou Metallic Rebuke se necessário.

Particularmente, gosto do Affinity como um arquétipo onde toda jogada que você faz a partir de um determinado turno parece injusta porque coloca uma pressão absurda no oponente e/ou te deixa muito a frente na partida. Um 5/6 por duas manas certamente se encaixa nesses critérios, portanto, utilizo um set de Gearseeker Serpent.

Maindeck

Loading icon

Novice Inspector é tão útil aqui quanto na variante Azorius. Seu corpo serve para bloquear criaturas X/1, ele deixa um artefato em jogo para utilizarmos com All That Glitters ou para ser estourado em partidas mais longas, e seu custo de mana é apropriado para a proposta do arquétipo.

Ad

Gingerbrute carrega All That Glitters como nenhuma outra criatura. O fato dela ter ímpeto e não poder ser bloqueada pela maioria dos outros cards o torna perfeito para turnos onde o oponente foi ganancioso demais e deixou uma abertura para finalizar a partida com ambas as peças. Ele também oferece um fôlego extra contra Mono Red.

Glint Hawk é uma ameaça voadora, carrega bem um All That Glitters e oferece muito valor ao lado de Experimental Synthesizer, além de permitir a reutilização dos seus land drops caso devolva Ancient Den para sua mão.

Loading icon

Frogmite tem o corpo menos interessante dentre nossos cards e não gera nenhum valor, mas se bem sequenciado, um segundo turno com múltiplas cópias dele ajuda a conjurar Myr Enforcer para, no terceiro turno, encantar alguma criatura com All That Glitters e fechar dano letal em dois ataques.

Myr Enforcer segura muitas criaturas pequenas enquanto se apresenta como uma ameaça por conta própria. Não utilize menos do que quatro deles em qualquer versão de Affinity no formato.

Gearseeker Serpent é um clock de quatro turnos que segura até criaturas maiores como Tolarian Terror, além de colocar muita pressão na mesa caso o oponente só tenha criaturas pequenas em jogo.

Loading icon

All That Glitters é nossa principal condição de vitória e poderoso botão de “free-win” em diversos momentos do jogo. Resolver uma delas impõe ao oponente ter sempre um bloqueador para a criatura encantada, ou lidar com ela antes que o dano se acumule.

Springleaf Drum flexibiliza o acesso à mana colorida em um deck com apenas 16 terrenos. É muito comum usá-lo para conjurar Gearseeker Serpent cedo, ter acesso às cores faltantes em mãos com terrenos que entram desvirados, e iniciar uma jogada explosiva com All That Glitters no segundo turno ou conjurar Thoughtcast após uma sequência de Frogmites.

Galvanic Blast é nossa remoção principal e nos dá maior alcance. Usá-lo após o combate é mais comum do que parece, mas ele também funciona como resposta excelente contra Myr Enforcer, Avenging Hunter e outras criaturas que temos problemas em passar por cima.

Loading icon

Thoughtcast é o mais próximo que temos de Treasure Cruise no Pauper após o banimento do mesmo, e um dos principais pilares que torna do Affinity um arquétipo tão consistente e recompensador de se montar.

Experimental Synthesizer possui uma interação absurda com Glint Hawk, aumenta o número de afinidade que temos, e ainda pode se sacrificar para adicionar mais um corpo no campo de batalha. Em jogos mais longos, ele acaba se tornando nosso principal meio de ter um fôlego extra.

Loading icon

A base de mana é a mais objetiva possível para este arquétipo, com oito cópias de acesso a cada cor da qual o Jeskai Affinity necessita.

Ad

Junto de Springleaf Drum, essa quantidade costuma ser suficiente para não termos problemas com mana colorida na partida, mas também nos torna mais passíveis a perdermos disponibilidade de certas cores por conta de hates como Dust to Dust e Deglamer.

Sideboard

Loading icon

O pacote de acólitos possibilita proteger nossas criaturas contra as principais remoções do Pauper hoje. Elas também ajudam a passar por cima de bloqueadores e podem até serem encantados com All That Glitters para causar dano letal.

Loading icon

Dispel é uma necessidade contra Snuff Out, Counterspell, Deglamer e outras mágicas problemáticas do Metagame. Mais cópias dela são bem-vindas se você estiver disposto a abdicar da abrangência de Hydroblast em lidar com Kuldotha Rebirth e criaturas vermelhas.

Loading icon

Relic of Progenitus é nossa resposta padrão para atrasar Tolarian Terror, Cryptic Serpent e Gurmag Angler, além de lidar com outros arquétipos que jogam em torno de seus cemitérios, como o combo de Dread Return ou o agora pouco popular Tortured Existence.

Destroy Evil é uma resposta para All That Glitters que dobra como remoção para Myr Enforcer e Gearseeker Serpent, além de lidar com criaturas comuns do Golgari Gardens e evitar um dano potencialmente letal do Bogles.

End the Festivities funciona para retirar a vantagem de mesa do Kuldotha Red, além de lidar com criaturas das variantes de Faeries, White Weenie e aparições ocasionais de arquétipos como Elves.

Guia de Sideboard

Kuldotha Red

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Jeskai Affinity

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Dimir Terror

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Dimir Faeries

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Golgari Gardens

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Synthesizer

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário.

Obrigado pela leitura!