Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander - Timey-Wimey (The Tenth Doctor e Rose Tyler)

, Comment regular icon0 comments

Hora de finalmente melhorar esse deck fantástico. Allons-y! Vamos falar de um deck totalmente Timey Wimey. Preparados? Geronimo!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

No cenário dos card games, um produto pré-construído nunca estará 100% pronto e nunca terá todas as melhores opções possíveis, seja para motivar o jogador a ir atrás de cartas novas, assim melhorando seu baralho, como também devido a gosto pessoal. Afinal, não é possível agradar todos os jogadores ao mesmo tempo, e um consumidor pode simplesmente não gostar de todas as opções colocadas no produto pré-construído original.

Assim, não importa o quão bem feito seja o deck, mesmo se tiver uma base de mana ótima e cartas caras em sua composição; sempre sobra espaço para melhorias, colocando cards que se adequem melhor a filosofia de cada baralho. Os decks de Commander da coleção Universes Beyond - Doctor Who não fogem disso.

Ad

Neste artigo, falaremos sobre o deck Timey Wimey desta coleção, composto de cartas vermelhas, azuis e brancas. É um dos decks mais cobiçados atualmente - tanto por suas cartas novas e reprints, assim como pelos personagens que representa. Como um grande fã de Doctor Who, devo dizer que trazer um upgrade para este baralho foi uma honra tremenda.

O Deck

Este baralho já sai da caixa com os comandantes The Tenth Doctor e Rose Tyler pré-estabelecidos. De fato, ele foi montado visando uma sinergia com esses dois comandantes, mas também dá espaço para as outras criaturas lendárias presentes no baralho brilharem.

Mesmo assim, mudaremos um pouco até mesmo a estrutura destes comandantes, trazendo não só uma sinergia melhor, como também uma personagem muito mais interessante e menos aguada do que Rose Tyler.

O deck Timey Wimey vem com os seguintes cards:

Loading icon

Os Comandantes

The Tenth Doctor é provavelmente a encarnação mais lembrada e querida do personagem principal de Doctor Who, interpretado pelo ator David Tennant. Já Rose Tyler foi a primeira das companheiras novas deste personagem na série nova de TV, que é a continuação da série clássica. Assim, temos dois personagens muito queridos pelos fãs, mas vamos ver o que seus cards fazem:

Loading icon

A primeira habilidade de The Tenth Doctor é desencadeada sempre que você, o jogador, declara um ataque, seja com uma ficha 1/1 ou com o próprio Doutor. Ela nos permite revelar cards do topo do nosso deck até encontrarmos uma carta que não seja um terreno. Então, nós colocaremos três marcadores de tempo nesta carta e a exilaremos, lhe dando a mecânica de suspender, que a conjurará gratuitamente após a remoção dos três marcadores de tempo (que naturalmente são removidos a cada upkeep).

Mas, caso não queiramos esperar longos e tediosos turnos de Commander, podemos ativar a habilidade Timey-Wimey, que, por 7 manas, nos dá acesso à mecânica Time Travel três vezes. Time Travel nos permite colocar ou retirar um marcador de tempo de cards que já os possuem, estejam eles suspensos no exílio ou no nosso campo de batalha. Tenham em mente essa ideia que o Décimo Doutor nos permite ativar isso três vezes, pois será importante no futuro.

Loading icon

Rose Tyler não é uma carta particularmente complicada e cheia de nuances, mas tem uma bela sinergia com The Tenth Doctor, além de ser a única companion na cor branca que vem neste baralho - as outras são ou vermelhas, ou azuis, o que impossibilita este baralho ser Jeskai.

Companion é uma mecânica pensada para dar mais cores a seus Doutores, e uma criatura com esta palavra-chave pode ser pareada com qualquer criatura que tenha especificamente dois tipos: Time Lord Doctor, nada mais, nada menos. Essa mecânica foi pensada assim pelo designer Gavin Verhey para, justamente, inibir o uso dessa habilidade junto de Changelings, como Orvar, the All-Form.

A habilidade principal de Rose é a de crescer de acordo com cartas que possuam marcadores de tempo, se tornando cada vez maior. Contudo, ela não tem habilidades evasivas capazes de aproveitar isso, e depende de fontes externas.

Ad

Como nosso primeiro upgrade nesse deck, podemos reutilizar alguma das companions presentes no deck Blast from the Past. Entretanto, a minha opção favorita, sem dúvida, é Clara Oswald.

Loading icon

Clara, quando colocada na zona de comando junto a um Doutor, pode adotar qualquer cor escolhida, nos abrindo diversas oportunidades. Contudo, como estamos trazendo um upgrade para este deck pré-construído, e não uma reformulação total, iremos manter o Branco.

Sua habilidade repete habilidades desencadeadas de Doutores, nos permitindo desencadear mais uma vez a habilidade Allons-y! de The Tenth Doctor, suspendendo uma carta a mais com nosso David Tennant. Clara Oswald é uma opção forte para o nosso deck sem precisar reestruturar ele e sua base de mana por inteiro.

Alterações

Cards Retiradas

Loading icon

Uma coisa bem interessante sobre alguns cards dessa coleção é que, por mais que eles não se encaixem 100% em seus decks originais, é muito fácil realocá-los para outros.

Martha Jones, outra companion brilhante do Doutor, pode ter dificuldades para encontrar recursão com seus efeitos neste deck, uma vez que opções para a criação de fichas de pista são bem escassas. Entretanto, no deck Blast from the Past, que foca nos oito primeiros Doutores, é muito mais comum ter esse tipo de token, e é, portanto, uma casa para ela. Sally Sparrow é outra carta interessante que pode ser retirada deste deck e colocada em Blast from the Past, devido a sua sinergia.

O mesmo vale para The Eleventh Hour, a Saga que faz referência ao primeiro episódio de Doctor Who que assisti em minha vida. Esta habilidade, além de criar um token de Comida e de criar uma ficha de criatura do tipo Humano, é capaz de diminuir o custo de outros Doutores, além de tutorar um Doutor no seu deck e até mesmo copiá-lo posteriormente. Obviamente, essa saga se encaixa muito melhor no já citado Blast from the Past, no qual Doutores importam muito mais, e poder tutorar um deles é um efeito bem positivo.

Enfim, ao invés de falar de cards que podemos tirar de um deck e colocar em outro, agora iremos falar de cards que podemos eliminar de vez e deixar em nossas caixas de sapato até que sejam necessários. Temos Jenny, Generated Anomaly, filha do Doutor no cânone do seriado, e filha do Quinto Doutor e esposa do Décimo Doutor na vida real. Essa criatura lendária interage com a habilidade de Explorar, que não tem muita sinergia com o resto do baralho, e assim fica de fora.

RMS Titanic é outro card que me parece bem legalzinho, mas não adiciona nada nesse baralho. Pode apenas produzir diversos tesouros, uma vez por partida, mas é preciso esperar seu turno voltar para poder atacar e sacrificar esse veículo, dar um jeito de minimizar as chances dele ser bloqueado para maximizar o número de feitiços que você pode utilizar e etc… É lento e raramente vai te jogar tão mais para frente do jogo.

Ad

Esses são apenas alguns exemplos de cards que podem ser retirados, mas podemos citar rapidamente alguns cards como Adipose Offspring, Astrid Peth, The Girl in the Fireplace e outros que são muito interessantes para fãs do seriado do homem louco na caixa azul, mas não adicionam muito a esse baralho.

O que Incluir?

Loading icon

A opção mais mencionada internet afora quando falamos de melhorar esse baralho, sem dúvida, é Jhoira of the Ghitu, que pode dar uma certa redundância ao The Tenth Doctor, exilando cards como se tivessem suspensão e acelerando nossa estratégia.

Só temos que ter cuidado para não exilar um Everybody Lives com essa habilidade. Falando em Jhoira, Jhoira’s Timebug é uma criaturinha muito batuta que nos permite uma habilidade equivalente ao time travel.

Loading icon

Podemos também colocar cards que já possuem o tal do suspend naturalmente, como, por exemplo, Detritivore, que nos permitirá um land destruction quando combinado com as habilidades de time travel.

Falando em suspend, anteriormente dissemos que o número principal que deveríamos lembrar quando o assunto era suspend era o 3, devido à habilidade de The Tenth Doctor de viajar no tempo três vezes. Graças a isso, podemos inserir cards com suspend 3 sem problemas, uma vez que poderemos conjurá-los com a habilidade do nosso comandante.

Lotus Bloom e Mox Tantalite encaixam lindamente nesse deck graças a isso. E, se você quiser apimentar as coisas, com The Face of Boe esses cards se transformam em uma Black Lotus inquebrável ou uma Mox Diamond que entra sem descartar terrenos. Além disso, cards com custo zero conversam muito bem com As Foretold, já adicionado a este deck.

Bem, falamos de diversos cards com suspend 3, mas agora iremos falar dos melhores cards com suspend 3; cards muito parecidos com Inspiring Refrain, que já vem neste deck. Estes cards, além de ter suspend 3, se suspendem novamente com três marcadores ao fim de sua resolução, permitindo que The Tenth Doctor utilize suas habilidades sequencialmente.

Loading icon

Arc Blade é um Shock, dando dois de dano em qualquer alvo, e se exilando em seguida. Chronomantic Escape é um card muito mais forte que também se exila, e pode proibir os oponentes de te atacar até seu próximo turno. É extremamente simples usar essa carta exaustivamente com a mecânica de viajar no tempo.

E, por último, temos o maior de todos, Rousing Refrain. Com ele e um oponente com pelo menos sete cards na mão, poderemos criar um loop infinito de Viagem no Tempo, capaz de conjurar múltiplos Arc Blade para causar dano infinito, ou múltiplos Reality Strobe que te permitem devolver permanentes para a mão dos oponentes. Sim, permanentes, sem nenhuma restrição de ser terreno ou não. Inclusive, isso te ajudaria a encher as mãos oponentes e fabricar mana infinita, talvez para uma mágica grande, como um Banefire, para destruir seus oponentes.

Ad

Loading icon

Ou, se você não quiser usar o combo do Arc Blade, ele pode ser ignorado e substituído em favor de outro combo: talvez Rousing Refrain e Inspiring Refrain possam combar, comprando vários cards e te permitindo usar um Laboratory Maniac, ou pior, um Thassa’s Oracle. Sem graça e manjado? Sim. Mas também funciona.

Deck Final

Nosso deck em sua forma final se parece um pouco com isso:

Loading icon

Outras Ideias para este Deck

Um dos comandantes que vem disponível nesse baralho é Kate Stewart, chefe atual da corporação militar UNIT na lore de Doctor Who.

Este baralho foca em usar marcadores de tempo para invocar Soldados, além de melhorá-los. Assim, optamos por usar esta comandante e algumas peças que já vem neste baralho pré-construído para a montagem de um deck focado nessa personagem como protagonista.

Loading icon

Considerações Finais

Como ficou evidente, não mexemos na base de mana. Claro, você pode incrementar ela com shocklands, Raugrin Triome e etc, mas no fim, esse deck sai da caixa com uma base de mana incrível; uma das melhores já vistas em um baralho pré-construído.

Isso nos permite montar baralhos mais efetivos sem nos preocupar em gastar tanto ao comprar os terrenos, o que nos leva a decks com possibilidades infinitas, igual às aventuras do Doutor.

Até o próximo!