Magic: the Gathering

Review

Review Commander: Melhores Cartas de Outlaws of Thunder Junction

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, mostraremos as melhores cartas da coleção mais nova de Magic: The Gathering, Outlaws of Thunder Junction, para Commander!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

A coleção nova, Outlaws of Thunder Junctionlink outside website, está quase entre nós! Claro que não poderíamos deixar de ver quais são as melhores cartas para o Commander desta coleção!

Classificamos estas cartas, como sempre, em cores, e, dentro das cores, em raridades. Esta coleção trouxe também uma subcoleção de cartas chamadas de The Big Scorelink outside website, que incluímos na nossa análise. Sem mais delongas, vamos lá!

Branco

Ad

Incomuns

Loading icon

Começaremos com uma carta que tem uma mecânica nova: Spree. Mágicas Spree são mágicas modais que nos permitem escolher um ou mais efeitos adicionais. Rustler Rampage é versátil tanto para jogadas que envolvem gerar mana para desvirar as criaturas, quanto para jogadas agressivas, quando daremos golpe duplo para uma criatura. Decks de Convocar também podem usá-la bem.

Loading icon

As cartas de Spree são bem versáteis no geral, e Requisition Raid é um ótimo exemplo disso. Funciona como um Disenchant, apesar da velocidade de feitiço de seus dois primeiros modos, e é um buffer bem eficiente com seu terceiro modo.

Pelos dois primeiros modos, já é razoável - afinal, destruir um artefato e um encantamento por três manas já é um bom negócio, porém seu terceiro modo a torna um destaque.

Loading icon

Um mini Generous Gift, Bovine Intervention é uma boa remoção no custo 2 com um drawback pequeno. Apesar de não ser tão abrangente quanto Generous Gift, ainda é eficiente e cumpre bem sua proposta de destruir uma criatura ou artefato problemático na mesa por apenas duas manas.

Raras

Loading icon

Ainda falando de cartas Spree, temos One Last Job. Essa carta pode entrar em uma variedade grande de arquétipos de decks, já que consegue retornar para seu campo de batalha uma criatura, veículo, e aura ou equipamento. O fato dela anexar um equipamento direto em uma criatura a torna mais interessante e destaque entre as cartas brancas.

Loading icon

Nada é mais frustrante do que perder drop de land contra decks que rampam. Não que Claim Jumper alivie essa frustração, mas ela nos ajudará a correr atrás desse prejuízo, principalmente já que sua habilidade desencadeia duas vezes.

Pode jogar bastante no Commander, e até mesmo em decks com verde.

Loading icon

Não consigo não ver Another Round jogando no Commander. Blink é comum até demais, e essa carta até poderá se tornar um finalizador em diversos decks desse arquétipo.

Qualquer criatura que adicione mana ao entrar em campo e uma Eternal Witness, por exemplo, podem causar um belo estrago com Another Round. Esperem ver essa carta nos mesões mundo afora.

Loading icon

Os decks Stax não foram esquecidos - High Noon entra na categoria de cartas tipo Deafening Silence. Decks como Winota, Joiner of Forces e derivados de Stax podem usar esta carta tranquilamente. Sem contar que podemos sacrificá-la para causar 5 de dano em qualquer alvo, ou seja, podemos travar a mesa dos nossos oponentes e no nosso turno jogar diversas mágicas quando sacrificarmos High Noon.

Loading icon

Aven Interrupter vai surpreender os oponentes, já que é uma "quase" anulação. Além disso, um de seus efeitos, o que taxa mágicas jogadas do cemitério e exílio, é bem potente, principalmente devido à quantidade de decks que usam estas zonas para conjurar mágicas. Evitar tomar um Cyclonic Rift, por exemplo, e dificultar que seus oponentes o recuperem é um exemplo do porquê Aven Interrupter é ótimo.

Ad

Míticas

Loading icon

Oltec Matterweaver pode jogar em diversos tipos de decks, seja porque cria muitas fichas de Gnomo ou uma cópia de uma ficha de artefato. Essa ficha pode ser algum artefato bem potente, que muito provavelmente criaremos a partir de outras cartas; portanto, conseguiremos extrair o máximo desse efeito.

Decks como Urza, Chief Artificer podem gostar muito de Oltec Matterweaver.

Loading icon

Collector's Cage é claramente uma das cartas mais tranquilas quando o assunto é cumprir a condição de Hideaway. Apesar de ter um efeito até que simples (apenas colocar um marcador +1/+1 em uma criatura), o que é importante mesmo é como é fácil cumprir a condição do seu Hideaway, e assim conjurar uma mágica de graça por apenas 3 manas. É simples e bem direta.

Loading icon

Esta é uma das cartas mais fortes desta coleção. Spree se resolve na ordem modal - ou seja, todas as criaturas vão perder todas as habilidades, uma criatura sua se tornará indestrutível, e então todas as criaturas são destruídas. O fato dela ser instantânea a torna muito forte, afinal, uma remoção global de seis manas em velocidade instantânea já é algo; é melhor ainda se por sete manas conseguirmos lidar com aquele campo de Avacyn, Angel of Hope e Archetype of Endurance garantido.

Azul

Incomum

Loading icon

Visage Bandit é um clone que, graças ao seu custo de Plot, podemos jogar por 3 manas e usar só posteriormente, quando for conveniente. Tem potencial no Commander, já que traz diversas possibilidades de jogadas devido ao seu custo de Plot.

Loading icon

Quem não caça com Snapcaster Mage, se vira com Slickshot Lockpicker. Obviamente, há um abismo entre as duas cartas, mas, pelo seu custo de Plot, podemos extrair mais de seu potencial em um turno posterior, seja em um turno extra com Time Warp ou com uma mágica como Rude Awakening em decks de duas ou mais cores.

Raras

Loading icon

Outra mágica de Spree que tem potencial no Commander é Three Steps Ahead, devido a todas suas possibilidades serem eficientes e úteis, de certa forma. Conseguir usar mais de um modo quase sempre vai tornar as cartas de Spree bem fortes neste formato. No caso desta carta, seus três modos são bem fortes, principalmente por ela te oferecer anular uma mágica e/ou comprar mais cartas, além do seu terceiro efeito.

Loading icon

The Key to the Vault custa pouca mana para o que faz. Decks como Intet, the Dreamer ou decks que usam criaturas de grande porte vão usar bem essa carta - afinal, conjurar mais uma mágica de graça sempre será bem-vindo em qualquer que seja o deck. É um bom equipamento que faz bem o que se propõe a fazer.

Loading icon

O Homúnculo mais amado da comunidade voltou, e dessa vez com chapéu de cowboy: Fblthp, Lost on the Range. Seu efeito é muito forte porque ele dá Plot para qualquer carta não-terreno.

Ad

O fato de podermos conjurar estas cartas “parceladas” depois torna Fblthp, Lost on the Range interessante em listas de Storm, ou até mesmo para “limpar” o topo do nosso deck e adiantar jogadas. Bolas's Citadel parece também funcionar com este Homúnculo.

Míticas

Loading icon

Double Down traz uma estrutura ainda maior para Assassinos, Mercenários, Piratas, Ladinos, e Bruxos, mas principalmente Piratas. Só de imaginar não um, mas dois Dockside Extortionist, esta carta já me assusta bastante. Decks tipais de Foras da Lei vão extrair muito valor de Double Down.

Loading icon

Geralf, the Fleshwright funciona muito bem ao lado de Fblthp, Lost on the Range. Esta carta pode jogar em decks de Storm e também em decks de Zumbi, principalmente com cartas como Endless Ranks of the Dead ou Army of the Damned para crescer o poder e resistência dos seus Zumbis com marcadores +1/+1.

Loading icon

Assim como Oltec Matterweaver, Worldwalker Helm verá jogo em decks como o mencionado Urza, Chief Artificer e talvez até em suas outras versões, como Urza, Lord High Artificer e Urza, Prince of Kroog. Os decks com Fomori Vault podem usar Worldwalker Helm porque ele aumenta sua contagem total de artefatos.

O tempo dirá em quais decks Worldwalker Helm será de fato eficiente.

Loading icon

Uma adição extremamente forte em decks de artefato claramente foi Simulacrum Synthesizer. Essas fichas de Constructo quase sempre são um problema porque elas crescem bastante, e criar uma toda vez que conjurarmos um artefato que custa 3 ou mais é um jeito de montar um exército de bloqueadores que podem até mesmo eliminar um jogador se estiverem grandes o suficiente. Funciona com Worldwalker Helm porque esta carta copia a ficha de Constructo e eleva ainda mais seu poder.

Loading icon

Esoteric Duplicator tem potencial se conseguirmos pensar em alguma jogada interessante para ela. Provavelmente será junto de Krark-Clan Ironworks, já que podemos usar a própria mana gerada por ele para pagar o custo de Esoteric Duplicator. Talvez transformar nossos artefatos em fichas nos permita usá-los melhor, com cartas como os mencionados Worldwalker Helm ou Oltec Matterweaver.

Preto

Incomuns

Loading icon

Forsaken Miner tornará mais fácil um combo já bem conhecido. Graças à mecânica de Cometer um Crime, um Forsaken Miner com Phyrexian Altar e Blood Artist resulta em um loop. Espero ver este Esqueleto em decks de Aristocratas.

Loading icon

Remoções no preto nunca são demais, e Shoot the Sheriff é o exemplo perfeito dessa ideia. Esta carta consegue alvejar uma grande gama de criaturas, e seu custo de mana a garante uma menção na seção de cartas pretas por ser excelente para o Commander.

Raras

Loading icon

Rush of Dread consegue ser problemático em seus três modos: forçar um oponente a sacrificar metade das suas criaturas, forçá-lo a descartar metade das suas cartas, ou forçá-lo a perder metade da sua vida. Algumas cartas funcionarão muito bem com Rush of Dread, como Astarion, the Decadent ou Bloodletter of Aclazotz, que garantirão uma finalização.

Ad

Pode aparecer, eventualmente, em diversos arquétipos de decks.

Loading icon

Pitiless Carnage entra em uma variedade bem grande de decks, sejam eles baseados em criaturas, fichas de criatura, artefatos, fichas de artefato, terrenos que voltam depois com Splendid Reclamation, e muitas outras cartas. Muitos decks podem adotar essa carta como um jeito de comprar cartas, e funciona bem tanto com seu custo normal quanto com Plot. Conseguiremos extrair muito valor de Pitiless Carnage no Commander.

Loading icon

Ter mais um tutor também é indispensável no Commander, e esse ainda nos compra 3 cartas de brinde. Por 3 manas, esta carta já é um bom tutor para o topo do nosso deck, e ela é ainda melhor por 5 mana com seu efeito completo.

Já mencionamos diversas cartas de Spree até agora. É previsível que elas impactem o Commander graças à sua eficiência e modalidade.

Míticas

Loading icon

Massacre Wurm chamou seu primo para o jogar MTG: bem-vindo, Harvester of Misery. Ele não é tão forte quanto seu primo, porém executa sua proposta bem, ainda mais porque custa uma mana a menos. Ambos fazem coisas diferentes, porém são, os dois, úteis.

É uma boa remoção para o Commander, ainda mais já que podemos descartá-lo para remover uma unidade, e depois reanimá-lo para remover várias unidades de uma vez.

Loading icon

A icônica Gisa, the Hellraiser marcou sua presença nesta coleção, e nos trouxe efeitos bem interessantes. Ela se protege bem com seu ward 2 e mais 2 pontos de vida, buffa Zumbis e Esqueletos, e cria fichas de Zumbi que se aproveitam do seu buff. Desencadear seu efeito que cria fichas é muito fácil se considerarmos que é uma carta preta - nesta cor basicamente Cometemos Crimes a todo momento.

Pode ser uma ótima comandante, mas também brilha em diversos decks de Zumbi, como seu irmão Geralf.

Loading icon

Tinybones, the Pickpocket é uma menção honrosa na nossa lista. Ele pode até ser um comandante divertido, mas particularmente não acho que vai ser muito popular no Commander. Para ele funcionar de fato, precisamos forçar nossos oponentes a triturar, descartar, ou até mesmo destruir suas cartas para extrairmos valor da sua habilidade.

Vermelho

Incomuns

Loading icon

Return the Favor tem diversos modos que copiam mágicas, mas o que o destaca é o que copia habilidades ativadas ou desencadeadas. Uma resposta contra a Ult de um planeswalker do oponente (que poderia mudar o jogo) agora também pode ser sua, por exemplo.

Seu outro modo, que altera alvos, também é bem eficiente, principalmente em turnos extras como Time Warp, que alvejam jogadores. Return the Favor vai confundir seus oponentes em um futuro bem próximo.

Raras

Loading icon

Calamity, Galloping Inferno pode ver jogo tanto como uma das 99 cartas quanto como um comandante. A variedade de criaturas que ele consegue copiar não uma, mas duas vezes quando o Selamos é abrangente o suficiente para criar jogadas absurdas.

Ad

Dockside Extortionist, Peregrine Drake, Eternal Witness, Stoneforge Mystic... o limite é a imaginação. Este cavalinho andará a galope nos mesões.

Loading icon

Em sua versão mais nova, Magda, the Hoardmaster agora vaga pelo faroeste. Apesar de não ser tão potente quanto sua versão anterior, criar Tesouros quando Cometemos Crimes e criar um Escorpião Dragão 4/4 com voar e ímpeto é notável o suficiente para destacá-la entre as outras cartas. Ela talvez apareça em decks com sua versão anterior tanto como comandante como uma das outras 99 cartas.

Loading icon

Great Train Heist é excelente em decks de swarm. Ela lhe dá um combate extra, um buff com iniciativa, ou cria Tesouros para você usar depois. Pode até ser um finalizador em algum ponto do jogo, e seu custo de mana não é tão caro pelo tanto que faz. Só precisamos prestar atenção que, se escolhermos o combate extra, não teremos uma main phase adicional depois.

Míticas

Loading icon

Molten Duplication será mais uma alternativa ao combo de Dualcaster Mage, como um Twinflame adicional. O fato que a ficha que ela cria é um artefato torna essa carta mais interessante ainda, já que conseguirá interagir com cartas que criam cópias de fichas de artefato, por exemplo. O tempo dirá que tipo de jogadas criativas criaremos com Molten Duplication.

Loading icon

Generous Plunderer te dá uma boa vantagem com os Tesouros que gera na manutenção, mesmo que isso dê um Tesouro para seu oponente também. Pode causar muito dano com sua habilidade desencadeada se considerarmos os diversos decks de artefatos que existem hoje em dia. Esta carta talvez apareça por aí, mas não muito, já que existem alternativas melhores para gerar Tesouros no Commander, como o icônico Dockside Extortionist.

Loading icon

Decks que interagem diretamente com exílio, como Faldorn, Dread Wolf Herald e Pia Nalaar, Consul of Revival e derivados, vão adorar esta carta. Ela nos dá uma boa vantagem já que nos permite conjurar cartas do exílio e trava a mão dos nossos oponentes ao mesmo tempo. Além disso, as cartas exiladas serão visíveis a todos - então saberemos o que está por vir e, portanto, responderemos melhor às jogadas dos nossos oponentes.

Verde

Comuns

Loading icon

Hardbristle Bandit é uma menção honrosa dentre as cartas comuns porque é um mana dork que facilmente consegue gerar mais de uma mana se Cometermos um Crime. Talvez jogue em diversos arquétipos, como decks Golgari ou Simic, por exemplo.

Incomuns

Loading icon

Map the Frontier ajuda decks que usam uma base de mana de deserto, ou até mesmo bases de mana budget de decks com três ou mais cores para corrigir suas cores de mana quando usam este ramp. Como recebemos muitos desertos novos (que serão mencionados posteriormente), esse ramp é bem eficaz.

Raras

Loading icon

Esta é mais uma carta de Spree para nossa lista. Funciona quase como uma Heroic Intervention misturada com Tooth and Nail. Muito versátil e forte, talvez veja muito jogo em uma infinidade de decks com criaturas grandes, tanto como um recurso defensivo quanto ofensivo.

Ad

Loading icon

Usar 4 manas em um 6/5 com atropelar que pode ter lampejo já é excelente. O fato que é um ramp enquanto está no cemitério a torna melhor ainda, principalmente porque ela busca desertos que geram mana colorida, ou o deserto bounce land que mostraremos depois. Será excelente para Hazezon, Shaper of Sand e Yuma, Proud Protector como ramp de desertos.

Loading icon

É possível que já exista algum combo por aí com Outcaster Trailblazer, já que seu ETB gera uma mana de qualquer cor. É uma criatura excelente que nos comprará muitas cartas em decks de criaturas grandes por um custo de mana barato: apenas 3 manas. Também poderemos Tramar esta criatura para guardar mana para outras jogadas e deixá-la segura no exílio.

Míticas

Loading icon

Decks de terreno, como Azusa, Lost but Seeking, Kura, the Boundless Sky, Tatyova, Benthic Druid e derivados de Landfall, podem usar Omenpath Journey tranquilamente. O fato do seu texto especificar até cinco terrenos nos permite buscar somente dois ou três terrenos essenciais, se não quisermos correr o risco deste encantamento ser removido.

Loading icon

Railway Brawler é um buffer e tanto, principalmente porque podemos jogá-lo com Plot por apenas 4 manas. Usar 4 manas em uma criatura 5/5 que tem alcance, atropelar, e ainda buffa as outras criaturas é no mínimo incrível. É uma carta muito forte que jogará em decks de Stompy, de marcadores +1/+1, e big creatures facilmente.

Loading icon

Bristly Bill, Spine Sower é outro buffer interessante em decks de marcadores +1/+1, como Shalai and Hallar. Também funciona muito bem com All Will Be One, e basicamente em qualquer outro deck de marcadores +1/+1. O fato que não precisamos virá-lo para usar sua habilidade o torna mais especial ainda.

Loading icon

Vaultborn Tyrant é basicamente um The Great Henge que ataca e ainda atropela. Se for destruído, volta como criatura artefato. Provavelmente o copiaremos com outras cartas que já mencionamos.

Pode facilmente jogar em decks de Dinossauros, Stompy, big creatures, swarm - há diversos arquétipos que vão extrair muito valor dele.

Loading icon

Goldvein Hydra é a definição de “powercreep” em Magic. Tem vigilância, atropelar, ímpeto, e quando morre cria uma quantidade de Tesouros virados igual ao seu poder. É uma carta absurda que talvez jogue em quase qualquer deck com verde, principalmente em Gargos, Vicious Watcher.

Multicoloridas

Incomuns

Loading icon

Em decks de cemitério, como Muldrotha, the Gravetide, ou decks novos de exílio, como Loot, the Key to Everything, Doc Aurlock, Grizzled Genius brilhará bastante. O fato dele reduzir em 2 manas genéricas nossas mágicas no cemitério ou exílio o torna bem útil em diversas listas e pode até mesmo nos dar um deck com ele como comandante. Seu custo de mana também é um bônus.

Ad

Loading icon

Cactusfolk Sureshot parece ser uma criatura mediana, mas dar ímpeto e atropelar para todas as outras criaturas com poder 4 ou maior com uma criatura 4/4 com o bônus de ward 2 é notável. É uma criatura razoável que funciona em diversos decks, então merece um certo destaque.

Loading icon

Ruthless Lawbringer funciona em decks tipais, como Edgar Markov, ou decks reanimate, como Karador, Ghost Chieftain. Por uma condição bem fácil de cumprir e pouca mana, ele destrói uma permanente alvo não-terreno.

Loading icon

Honest Rutstein reduz o custo das suas mágicas de criatura e também volta uma criatura do cemitério para sua mão. Pode ver jogo em qualquer deck Golgari ou um deck que use o cemitério como recurso devido à sua versatilidade.

Raras

Loading icon

Pillage the Bog me surpreendeu, já que não é tão comum encontrar na combinação de cores Golgari este efeito de olhar X cartas no topo do deck e não especificar um tipo de carta, como terreno ou criatura. O X ser o dobro de terrenos que controlamos potencialmente a torna forte - com 5 terrenos, por apenas 2 manas, selecionaremos uma carta entre 10, o que é muito. Seu custo de Plot é maior, mas só porque teremos mais terrenos posteriormente, e assim extrairemos mais desta carta.

Loading icon

Rakdos Joins Up é um reanimate com um custo justo e um efeito forte, e talvez se torne um finalizador em algumas listas. Existem diversos decks que podem inclusive nascer a partir desta carta, e outros que já existem, como Dihada, Binder of Wills ou Shanid, Sleepers' Scourge, por exemplo.

Loading icon

Annie Joins Up é o Roaming Throne que Jodah, the Unifier procurava. Serve como uma remoção e potencialmente desencadeia criaturas lendárias uma vez adicional, como Rocco, Cabaretti Caterer, Rocco, Street Chef, Faldorn, Dread Wolf Herald e várias outras criaturas lendárias em listas com 3 ou mais cores. Vai ser uma carta bem problemática!

Loading icon

Akul the Unrepentant já chama muita atenção poque é uma criatura 5/5 que custa 4 manas com voar e atropelar. Seu efeito transforma 3 fichas de criaturas pequenas em alguma criatura grande e problemática para seus oponentes. Talvez vejamos uma lista com ele como comandante, mas parece ser mais efetivo como uma das outras 99 cartas.

Podemos usá-lo em algum deck Jund para colocar uma Ghalta, Stampede Tyrant em campo e causar muito problema na mesa.

Loading icon

Hoje em dia é normal que quase todo deck crie fichas, então o que pode ser mais legal do que copiar essas fichas? Isto é o que Kambal, Profiteering Mayor faz. Finalmente aquele oponente que cria várias fichas com Smothering Tithe ou Academy Manufactor vai sentir na pele o problema que essas fichas podem causar.

Seu efeito só força seus oponentes a perderem 1 de vida, independente da quantidade de fichas que ela cria. Mesmo assim, tem um potencial defensivo bem grande, e pode ser um comandante diferente que cria fichas e drena os oponentes através da sua habilidade.

Ad

Possíveis Comandantes Raros

Separamos uma lista dos comandantes que podem aparecer daqui para frente, já que todos têm mecânicas diferentes e atrativas o suficiente para ganharem destaque em listas novas e inovadoras.

Loading icon

Eriette, the Beguiler aparece novamente com uma mecânica que foca em encantamentos, tal como sua versão anterior. Esta versão nova encanta e rouba as permanentes dos oponentes, o que pode ser muito divertido para quem a pilotar e bem problemático para quem a enfrentar. Fora isso, ela tem um corpo 4/4 com vínculo com a vida - ou seja, é uma bloqueadora que lhe garante mais resistência durante o jogo.

Loading icon

Obeka, Splitter of Seconds trouxe uma mecânica bem divertida que lhe dá manutenções adicionais de acordo com o dano que ela causa. Cartas como as Cortes de Monarca de Eldraine se encaixam como uma luva em uma construção de Obeka, tal como Palace Siege, Mechanized Production e derivados.

Loading icon

Taii Wakeen, Perfect Shot pode ser uma comandante de Burn diferente e divertida em alguma lista com mágicas que custam pouca mana, e pode até jogar numa lista mais spellslinger. Também pode entrar em listas de Firesong and Sunspeaker, por exemplo.

Loading icon

Lilah, Undefeated Slickshot pode ser a comandante em um deck Izzet inusitado com mágicas multicoloridas, ou complementar decks como Niv-Mizzet, Supreme ou Niv-Mizzet, Reborn e assustar bastante seus oponentes.

Loading icon

Roxanne, Starfall Savant parece ser bem divertida em um deck de fichas de artefato, ainda mais com as cores que nos permitem usar Parallel Lives e Svella, Ice Shaper. Combates extras também são interessantes para criar ainda mais Meteoritos, gerar mana, e causar dano.

Loading icon

Marchesa, Dealer of Death é quase um Nymris, Oona's Trickster. Vai controlar bastante o jogo quando você Cometer Crimes, e tem a vantagem que você também poderá selecionar cartas. Podemos aproveitar as cartas do cemitério de alguma forma, seja com reanimates, cartas com Delve, ou similares: a imaginação é o limite em um deck de Marchesa, Dealer of Death.

Loading icon

Bonny Pall, Clearcutter faz muito bem o que quer fazer: ser um comandante Simic. Ele compra cartas e interage com terrenos, o que é bem típico nesta combinação de cores. Se você tiver 6 terrenos quando conjurar esta carta, você usará 6 manas para colocar 12 de poder na mesa, o que a tornará bem potente por si só.

Loading icon

Riku of Many Paths mudou muito desde sua versão anterior. Com a grande quantidade de mágicas de Spree nesta coleção (que, aliás, são mágicas modais) mais a vasta quantidade já presente no jogo, um deck com esta carta parece ser no mínimo interessante.

Quando escolhemos exilar as cartas no topo do nosso deck, ela nos permite conjurar estas cartas que exilamos e usar outras cartas que interagem com isso. Isso pode ser um subtema numa lista com ela, já que a combinação de cores Temur tem muitas cartas que trazem estrutura para essa mecânica.

Ad

Míticas

Loading icon

O icônico Oko, the Ringleader retornou após anos sumido, e sua versão nova tem vários efeitos. Um deles lhe permite transformar Oko em uma cópia de uma criatura qualquer que você controle, o que é excelente, e ele também compra cartas.

Sua ultimate o torna viável em diversos decks: decks Simic no geral, ou decks de planeswalker - mesmo que a regra da lenda ainda seja válida, podemos sacrificar as lendas que já usamos para simplesmente usar Oko de novo, e assim usá-lo em vários outros arquétipos que enchem o campo de permanentes. Oko pode aparecer nestes decks e potencialmente causar estrago com suas habilidades.

Loading icon

Vraska, the Silencer pode ser uma boa comandante, mas particularmente parece ser melhor como uma das outras 99 cartas no nosso deck. Para cada criatura do oponente que removermos, poderemos roubá-la por uma mana, e esta criatura se tornará um Tesouro virado no nosso campo. Até com remoções globais poderemos usar a habilidade de Vraska, e assim impedir nossos oponentes de recuperar as próprias criaturas com cartas que interagem com seu cemitério.

Vraska também é uma ótima bloqueadora devido a seu toque mortífero, e ter acesso a tudo isso por 3 manas (e ter um corpo 3/3), nos dá uma certa segurança. Na pior das hipóteses, só usaremos essas criaturas como Tesouros para rampar.

Loading icon

Rakdos, the Muscle interage muito bem com criaturas como Butcher of Malakir, Merciless Executioner, e Fleshbag Marauder. A habilidade que lhe dá indestrutível também desencadeia sua primeira linha de texto, já que te obriga a sacrificar uma carta, e essa pseudo-trituração remove recursos dos oponentes enquanto te permite jogar qualquer uma das cartas que exilou.

Talvez seja um bom comandante, mas o considero melhor como uma das outras 99 cartas em algum deck de sacrifício como Jund, Mardu, ou até mesmo Rakdos.

Loading icon

Selvala, Eager Trailblazer ganhou uma terceira versão. Ela cria muitas fichas de Mercenário quando você conjura criaturas, e gera bastante mana com sua habilidade. Os Mercenários que ela cria concederem +1/+0 para qualquer criatura, o que nos permitirá gerar bastante mana com sua habilidade, mas mesmo sem eles ainda podemos gerar muito valor com um campo bem desenvolvido.

Além disso, é uma criatura 4/5 com vigilância - pode causar bastante dano e bloquear bem. Selvala talvez veja jogo em diversos arquétipos que focam em criaturas devido a sua versatilidade e porque cria fichas, o que é muito importante em decks de tokens swarm, por exemplo.

Possíveis Comandantes Míticos

Loading icon

The Gitrog, Ravenous Ride também ganhou uma terceira versão, desta vez como Montaria "oficial”. Se o Selarmos, ele potencialmente nos comprará muitas cartas, e também nos gerará bastante mana. Definitivamente usaremos cartas como Yargle and Multani, Yargle, Glutton of Urborg, e Zopandrel, Hunger Dominus neste deck para realmente comprar muitas cartas e gerar bastante mana. Pode ser bem popular por ser forte e simples.

Ad

Loading icon

Este é um dos comandantes mais fortes, senão o mais forte desta coleção. Ghired, Mirror of the Wilds foi lançado em uma combinação de cores chamativa para executar o que quer fazer. Cartas como Twinflame, Molten Duplication, e semelhantes nos permitem usar a habilidade de Ghired para copiar criaturas como Etali, Primal Conqueror, ou Terror of the Peaks, ou até mesmo combar com cartas como Village Bell-Ringer ou Midnight Guard. É definitivamente um comandante muito forte, de um nível bem alto.

Loading icon

O simpático Loot, the Key to Everything não poderia ficar de fora dessa lista. A combinação de cores Temur tem muitas cartas que interagem com exílio, e muitos deles estão nesta coleção. Talvez não seja um deck marcante, mas pode gerar bastante valor conforme o tempo passa. Vale a pena testar alguma construção que foque em exílio e terrenos adicionais para extrair o máximo de valor possível desta singela criatura.

Incolores

Incomuns

Loading icon

Lavaspur Boots será mais uma das botas do Commander, junto de Lightning Greaves e Swiftfoot Boots. Seu ward 1 talvez não seja tão eficiente quanto manto e resistência à magia respectivamente, mas, já que custa uma mana e seu custo de equipar é tão barato, ela é bem viável neste formato.

Os decks que normalmente já usam as outras botas podem muito bem usar a Lavaspur Boots por seu ímpeto e proteção.

Míticas

Loading icon

Ganhamos mais uma carta combocêntrica: Transmutation Font. Seu efeito, que procura um artefato em específico se sacrificarmos 3 fichas de artefato de nomes diferentes, é extremamente fácil de usar no Commander, principalmente com Academy Manufactor.

Ela consegue tutorar um finalizador ou finalizar o jogo apenas com ela mesma, Academy Manufactor, e Clock of Omens. Por ser um combo incolor, também consegue jogar em qualquer deck de artefatos. Podemos esperar ver essa carta com certa frequência nas nossas mesas.

Loading icon

A nova adição para nossa coleção de cartas relacionadas às Lotus é o Lotus Ring. A escolhemos mais pela nostalgia das Lotus, já que não parece ser tão extraordinária assim. +3/+3, vigilância, e gerar 3 manas de uma cor pelo custo de sacrificar a criatura em que está equipada parece bom, mas não sabemos exatamente em qual deck. O tempo dirá em qual deck Lotus Ring jogará.

Loading icon

Nós achamos que o ciclo de espadas de três manas tinha acabado porque já tínhamos as 10 combinações de cores, mas então Sword of Wealth and Power chegou. Ela nos dá proteção contra mágicas instantâneas e feitiços.

É uma espada viável que rampa com fichas de Tesouro e copia a próxima mágica instantânea ou feitiço que você jogar no turno - ou seja, ela nos permite jogar mais um turno extra com algum Time Warp ou Nexus of Fate, ou até mesmo copiar um finalizador como um Torment of Hailfire ou Exsanguinate com um valor de X de bom tamanho.

Ad

Sword of Wealth and Power ganhou uma menção honrosa por ser mais uma espada neste ciclo, já que não sabemos exatamente em qual deck ela gerará valor.

Loading icon

Lost Jitte pegou muitos de surpresa. Creio que quase ninguém esperava receber um Jitte novo, ainda mais um que custa só 1 mana para conjurar e 1 mana para equipar. Seus modos são bem distintos, e os dois primeiros se destacam de certa forma. Afinal, em um formato no qual terrenos como Cabal Coffers, Baldur's Gate, e Nykthos, Shrine to Nyx são populares, desvirá-los para gerar ainda mais valor definitivamente chama bastante atenção.

Consigo ver este Jitte em decks de Proliferar para extrair ainda mais valor de suas habilidades, já que podemos ativá-las quantas vezes quisermos. Deck que precisam de evasão gostarão muito de Jitte também.

Terrenos

Comuns

Loading icon

Todos os desertos de duas cores serão adições interessantes no Commander, principalmente para o deck de Hazezon, Shaper of Sand. No deck do comandante novo, Yuma, Proud Protector, também serão bem relevantes para arrumar a curva de mana e jogar mais tranquilamente.

Talvez encontremos, no futuro, algum deck que use estes desertos sem ser um deck Naya, já que cartas como Map the Frontier buscam dois desertos e poderemos buscar estes terrenos com essa mágica também.

Incomuns

Loading icon

Outra adição viável para esta variedade de desertos é Arid Archway, a bounce land de deserto que também podemos buscar com Map the Frontier. Um de seus destaques é justamente que conseguimos buscá-la com outras mágicas, já que, por 4 manas, com Map the Frontier podemos buscar Arid Archway e outro deserto para arrumar nossa curva de mana e rampar de forma eficiente. Ainda podemos vigiar 1 caso retornemos outro deserto para nossa mão.

Míticas

Loading icon

Fomori Vault é a mais nova staple em decks de artefatos. Decks de fichas de Tesouro, Comida, Sangue, e Pista que criem dezenas destas fichas conseguem acessar uma seleção de cartas bem grande com Fomori Vault, e assim procurar respostas ou até mesmo finalizadores que custem 3 manas incolores e descartar uma carta qualquer.

O fato que a carta que descartamos não precisa ser de um tipo específico torna Fomori Vault ainda melhor.

Loading icon

É um terreno bem peculiar, para ser sincero, mas provavelmente verá um pouco de jogo. Sozinho, pode virtualmente gerar até 4 manas (se tivermos a mana que precisamos para ativá-lo) em decks de 5 cores, por exemplo. Em decks de três cores ou mais, vale um teste. Mirari's Wake consegue gerar uma mana adicional com Tarnation Vista - ou seja, extrai mais valor desta carta.

Considerações Finais

Esta coleção como um todo foi bem legal! Achei inclusive melhor que Murders at Karlov Manor, principalmente em termos de variedade de possíveis comandantes. A coleção anterior trouxe criaturas que até são viáveis, porém Outlaws of Thunder Junction me surpreendeu com suas diversas criaturas, e mecânicas incríveis e diferentes.

Ad

Até o próximo!