Magic: the Gathering

Deck Guide

IT'S FREE!! - Decklists Pauper que podem ser alugadas de graça.

, Comment regular icon0 comments

Na meu segundo e último artigo da série IT'S FREE!!, apresento algumas listas Pauper completas e versões budget de alguns decks consagrados que podem ser alugados de graça.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

No meu último artigo, fiz um mapeamento da maioria dos torneios gratuitos que existem no Magic Online no Magic Arena, e você pode conferir ele Aquilink outside website.

Hoje, vou apresentar para vocês algumas decklists de até 10 TIX que você pode alugar de graça nos programas de alugueis existentes no Magic Online.

Mas antes de falarmos das listas, deixe-me fazer uma breve apresentação sobre os programas de aluguel:

Ad

O Programa de Aluguel

O programa de aluguel de cards basicamente significa que você pode alugar cards no Magic Online através de alguns sites para devolvê-los depois. O valor do aluguel é estipulado pelo próprio jogador e o valor á pagar é de em torno de 3% do valor requerido ou de acordo com o plano em que o jogador se cadastra, e é um recurso muito útil para jogar diversos formatos como Pioneer, Modern, Legacy e até Pauper.

Entretanto, estes sites também possuem um valor fixo de aluguel gratuito que permitem a qualqur jogador fazer uso.

A Cardhoarderlink outside website inclui 5 tix no seu programa de Free Loan, onde o jogador apenas precisa se registrar no site para ter acesso.

O ManaTraderslink outside website inclui 7 tix no seu programa de Free Loan, com o mesmo esquema de apenas precisar se registrar no site.

Eu poderia fazer um texto explicando como alugar seus cards em cada um desses portais, mas acredito ser mais prático para mim e para o leitor se eu apenas deixar o Martinez (que está comigo toda Segunda-Feira nas lives do Amigos do Meta) explicar como alugar seus cards nesses portais:

E agora que você entendeu como alugar seus cards, podemos prosseguir.

Decks

Primeiramente, há um ponto que eu gostaria de ressaltar: Existem decks que simplesmente serão impossíveis de se encaixar nesse Budget pois você estaria apenas jogando com uma versão muito pior da lista padrão.

Decks como Faeries, por exemplo, fogem do budget apenas com o playset de Ninja of the Deep Hours, enquanto muitos dos decks que utilizam grandes quantidades de Bonder’s Ornament também se tornam inviáveis por conta do valor desse card em particular. Logo, decks como Cascade e Tron acabam sendo impossíveis de se montar com budget limitado.

Outro tipo de deck que procurei evitar trazer para o Budget são listas que funcionam de maneira muita lisa e dependem de cards especificamente caros para funcionar, como é o caso do Elves, que precisa de Quirion Ranger para muitas de suas interações e não possui um substituto viável.

Por fim, apesar do aluguel total desses sites ser de 12 tix, estou optando por limitar o valor das minhas listas até 10 tix pelo fato de que podem haver variações de preços de cards entre os portais, além de deixar um espaço para customização à gosto de cada jogador ou jogadora de quais cards devem entrar ou sair das listas para cada evento.

Dito isso, podemos categorizar este artigo em dois tipos de decks: Os decks fechados, que são as listas completas ou parcialmente completas cujo valor se encaixa em 10 ou menos tix, e os decks Budget, que são versões menos aprimoradas de decks do formato com as devidas limitações financeiras e adaptadas para que o deck ainda seja capaz de operar de maneira funcional.

Decks Completos

Loading icon

O Heroic é um deck relativamente bem barato no Magic Online, podendo ser construído facilmente com 10 ou até 12 tix sem dificuldades. Na lista acima, a única mudança que fiz se comparado a maioria das stock lists foi reduzir o número de Mutagenic Growth para poder caber os Gut Shot no sideboard, que são muito importantes para lidar com o Standard Bearer do oponente.

Ad

O Heroic é um deck que recomendo para qualquer jogador que esteja começando no formato pois se trata de um baralho extremamente intuitivo e que pune diversos decks por interagirem mal com suas permanentes além de ter um botão de “free-win” caso o oponente venha muito lento e sua mão seja muito boa. Entretanto, o deck carece um pouco de consistência e meios de filtrar seus draws ou ter recursividade, fazendo com que haja momentos em que você vai comprar a parte errada do deck no momento errado.

Loading icon

O Black Burn, também conhecido como Rogues Burn, é muito popular nos torneios gratuitos e consegue fazer ocasionais bons resultados. O deck funciona de maneira parecida com o Burn clássico, exceto que seu clock é mais lento por conta das mágicas pretas de dano possuir um custo maior ou alcance menor e o fato do seu plano de beatdown ser relevante para algumas de suas interações como Morsel Theft.

No que o Black Burn se destaca, entretanto, é em possuir uma interação melhor contra os cards do seu oponente no sideboard enquanto ainda consegue manter a pressão que um deck focado em dano direto costuma estabelecer no jogo.

Loading icon

Graças à inclusão de Thorn of the Black Rose em Commander Legends, o Mono Black Devotion tornou-se muito mais barato e muito mais viável de se construir no Pauper.

O deck foi o primeiro e principal Midrange do Pauper por anos, e até hoje é extremamente popular no formato especialmente para os jogadores brasileiros. A combinação de diversos efeitos de 2 por 1 como Phyrexian Rager, Chittering Rats e Thorn of the Black Rose junto a diversas remoções e jogadas explosivas como Gray Merchant of Asphodel tornam do deck uma boa opção para os jogadores que pretendem punir os decks de criatura.

Existem diversas maneiras de construir o Mono Black Devotion ou versões de Mono Black Control no Pauper, e a inclusão recente de Cast Down e Bone Picker deram ainda maior diversidade para as listas. O verdadeiro desafio se encontra em achar as 75 ideais para o metagame de cada torneio.

Loading icon

O Slivers é outro deck relativamente barato de se montar com um budget limitado, exceto por algumas opções do Sideboard como Gorilla Shaman ou Primatic Strands. O deck possui o que provavelmente é a melhor interação tribal do Pauper hoje, providenciando que a grande maioria das criaturas do seu deck se tornem uma ameaça em diversos estágios do jogo enquanto a flexibilidade da manabase permite incluir vermelho ou até azul para um deck naturalmente branco e verde.

O deck também possui um ótimo potencial de recuperação graças à inclusão de Lead the Stampede e Winding Way como cards que te permitem comprar, normalmente, 3 a 5 cartas cada vez que são utilizadas. Porém, o deck sofre com a falta de velocidade que, em muitas partidas, faz com que o oponente apenas precise responder ameaças pontuais enquanto estabelece o jogo de maneira que os Fractius não consigam mais voltar para o jogo antes de tomar um lock.

Ad

Decks Budget

Existe uma coisa importante a se considerar quando você quer montar uma lista budget é que ela precisa ser funcional de maneira á não atrapalhar tanto seu plano de jogo, enquanto pune seu oponente por interagir de maneira sub-otimizada contra você.

Por isso, na maioria das vezes, é mais fácil fazer listas Budget para decks Aggro, pois ainda conseguem jogar de maneira eficiente o “Go-Under” caso seu oponente venha com uma mão ruim e, portanto, a melhor forma de fazer um Budget para decks Aggro é tentar jogar mais por baixo ainda.

Veja, por exemplo, a lista que utilizei para ganhar o Pauper Classic Tuesdays, o primeiro evento online que joguei:

Loading icon

Na época, meu budget era apenas o Loan da Cardhoarder (5 tix), e eu quis optar por jogar com um deck que eu entendia bem como funcionava, então por qual motivo eu não arriscaria o Boros Bully ?

Na época, Commander Legends e Double Masters ainda não tinham saído, Palace Sentinels ainda era muito caro, então optei por criar uma engine própria ao deck para manter Card Advantage, incluindo Kor Skyfisher para interagir com Thraben Inspector para gerar valor ou com minhas lands para gerar Tempo.

Como sabia que o grind não seria possível da minha parte sem Palace Sentinels, optei por descer a curva e adicionar mais dano e mais meios de ganhar o jogo rapidamente com Firebolt e mais um Rally the Peasants. No final das contas, ainda havia me sobrado dois slots aos quais, devido a ausência de Pyroblast, optei por incluir Electrickery no maindeck como um meio de garantir ainda mais meu jogo contra Faeries.

O Budget permanece no sideboard com a inclusão de cards como Faerie Macabre para lidar com decks de cemitério e Tron, Light of Hope como uma resposta universal para Burn, Stompy, Heroic, Bogles e mais dois Electrickery pela ausência de Pyroblast.

Eu mudaria bastante coisa dessa lista com um budget maior e as mudanças que ocorrem no formato desde então:

Loading icon

Essa versão é mais próxima da stock list, exceto com a falta de algumas Staples especialmente no sideboard como Gorilla Shaman e Pyroblast. A inclusão óbvia, caso queira investir nessa lista é em Pyroblast pois é um grande avanço contra os Blue-Based Decks e um dos cards que possibilita uma matchup mais equilibrada contra Tron, que costuma se apresar deste tipo de deck.

Outra opção seria investir mais na ideia de ir por baixo dos oponentes, mas acredito que aí estaríamos falando de um deck distinto, e não de uma versão budget do Boros Bully.

Loading icon

Não tenho certeza se o Stompy é um deck que funciona muito bem numa versão budget.

De qualquer maneira, optei por remover os principais cards mais caros do deck: Quirion Ranger e Gleeful Sabotage, o que muda bastante o comportamento do deck em algumas ocasiões: Como agora existem menos meios de gerar mana extra dada a exclusão da Quirion, é preciso recorrer a cards como Llanowar Elves para manter a consistência em mana, mesmo que isso acabe por atrapalhar um pouco o plano de jogo.

Ad

A fim de manter as jogadas do deck ainda tão explosivas quanto devem ser, vi a necessidade de subir o número de 1-drops que o deck possui aumentando o número de Skarrgan Pit-Skulk na lista enquanto inclui Gingerbrute como uma ameaça difícil de bloquear que pode inclusive passar por Prismatic Strands sem problemas. Nettle Sentinel pode ser incluído no deck no lugar de Jungle Lion já que este aumenta o valor do deck em 5 tix e não troca de maneira desfavorável com Augur of Bolas, mas como a ideia é manter o deck dentro do Budget de 10 tix, estou apresentando outras alternativas para a lista.

No sideboard, a ausência de Gleeful Sabotage me levou à Natural State por ser uma mágica de custo baixo que consegue remover a maioria dos artefatos e encantamentos que realmente importam para o deck (Prophetic Prism, Bonder’s Ornament, Journey to Nowhere). Seria possível incluir Masked Vandal nesse slot para ter mais um corpo na mesa, mas optei pela consistência de poder remover permanentes em qualquer estágio do jogo por um custo baixo.

Ao todo, a lista ficou no valor de 5.4 tix, e os upgrades necessários são óbvios: Quirion Ranger e Nettle Sentinel são essenciais algumas interações que o Stompy possui, mas eu investiria antes em Gleeful Sabotage pois melhora muito a matchup contra decks como Mardu Monarch, Affinity e serve como um bom silver bullet para o Tron.

Loading icon

Goblins é um deck cujo maindeck não muda em praticamente nada na versão budget, mas que recebe um enorme soco no estômago com a exclusão de cards como Pyroblast e Gorilla Shaman do Sideboard, tornando a matchup contra Affinity, Blue-Based e Tron significativamente pior.

A solução óbvia e mais ampla foi a inclusão de Electrickery e Smash to Smithereens como cards que ajudam a interagir nessas matchups enquanto mantém pressão contra o oponente. Também optei por subir Flame Slash para o playset, como uma maneira de lidar com Myr Enforcer e Mnemonic Wall com um único card.

Essa lista, em particular, foge um pouco do orçamento, ficando em 10.02 tix, mas vejo como uma necessidade já que Flaring Pain parece um card essencial para que o deck consiga ligar com Moment’s Peace e Prismatic Strands.

Loading icon

O Izzet Affinity é uma versão do arquétipo que tende a ser mais focada na combinação de Atog + Fling para ganhar o jogo, com um plano de beatdown como backup usando as criaturas clássicas do arquétipo.

Essa lista é uma adaptação da versão utilizada pelo jogador AnndRocha no Pauper Warriors, onde novamente as concessões ficam no Sideboard com a ausência de Pyroblast e Hydroblast.

Neste arquétipo em particular, considero que a ausência de Hydroblast possa ser um grande problema pois se trata da principal maneira de lidar com muitos dos hates que o oponente traz contra Affinity, principalmente Gorilla Shaman e, se possível, recomendo incluir alguns á sua lista o quanto antes, mas precisei removê-los para manter o budget do deck em 9.45 tix.

Ad

Caso sua preferência não seja jogar de Aggro, eu tenho algumas opções para você:

Loading icon

O Dimir Delver é o ‘verdadeiro’ Delver deck do Pauper, funcionando de maneira similar a como o arquétipo funciona dentro de outros formatos como o Legacy, conta com um ótimo card selection, bons efeitos de 1-por-1, bons meios de interagir e se proteger e um clock respeitável.

Essa lista é bem parecida com o que normalmente eu usaria em um torneio, exceto com a exclusão de Snuff Out, um card que está absurdamente caro no Magic Online e sua substituição por Vendetta, que pode ser carinhosamente apelidado de Fatal Push do Pauper.

Apesar da desvantagem em termos de mana, Vendetta se torna um removal extremamente viável para o arquétipo como uma opção budget para Snuff Out por ser um removal incondicional por uma mana cuja única restrição tem sido compensada atualmente com a inclusão de Cast Down ás listas.

O resto da lista funciona basicamente como o esperado, inclusive o Sideboard, onde você pode inclusive optar, se preferir, por mais uma cópia de Blue Elemental Blast.

Loading icon

Por último, porém não menos importante, temos o Boros Monarch numa versão que mais remete as versões utilizadas em 2017/2018, exceto com algumas inclusões pontuais.

A natureza o deck muda muito pouco se em comparação á stock list pois a maioria dos cards estão ai: Kor Skyfisher, Palace Sentinels, Prophetic Prism, entre outros,

Seria inclusive possível adicionar o splash para preto para incluir Omen of the Dead, Okiba-Gang Shinobi e Reaping the Graves apesar disso passar um pouco do budget pois incluiria também adicionar Bojuka Bog à manabase.

Porém, com a mudança no Metagame ocorrida após o lançamento de Commander Legends, o Boros Monarch e suas variantes parecem ter perdido a sua vantagem no grind já que decks como Cascade são mais explosivos e decks com Bonder’s Ornament conseguem acompanha-lo com facilidade além de decks como Faeries terem recebido elementos melhores para grindar o jogo, tornando-o portanto uma opção que tem estado desfavorecida no Metagame nas últimas semanas.

Conclusão

E essa foi a minha lista de decks budget que você pode construir nos programas de aluguel para jogar de graça no Magic Online.

Vale lembrar que sempre recomendo aos jogadores que, caso recebam alguma premiação, invistam em construir decks nos mesmos sites que utilizamos para alugar nossos decks, considero ser um dever e valor ético com os meios que dão aos jogadores os recursos necessários para jogar e competir de graça nos torneios free.

E caso você queira montar uma lista não-budget, uma recomendação pessoal minha é assinar um plano de aluguel, um de 100 tix é mais do que o suficiente para jogar com praticamente qualquer deck Pauper (e alguns decks Standard, Pioneer e Modern) e você consegue recuperar o valor do aluguel facilmente jogando uma Liga ou premiando nos torneios. Isso também flexibiliza ao jogador poder construir o deck que quiser, ao invés de se prender única e exclusivamente a um único deck.

Ad

Agradeço a leitura, e aguardo vocês nos torneios free e no Pauper Masters Qualifierlink outside website!