Pokemon TCG

Deck Guide

Ambipom Deck Tech: O deck Troll em PTGC GO

, updated , Comment regular icon0 comments

Conheça esse deck de Ambipom, da expansão do Pokémon GO, onde ele pode deixar seus oponentes furiosos pela sua habilidade de evitar golpes, "trollando" a partida e garantindo vitória fácil.

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades de Pokémon TCG com decks baseados na nova expansão de julho, o Pokémon GO.

Agora temos um deck que provavelmente fará seus oponentes puxarem os cabelos de raiva, com muitos “rage quit” e até mesmo desistindo em cima da hora. Falaremos do Ambipom, um Pokémon dentro desse deck que é diversão apenas para quem está jogando com ele, claro, pois o oponente irá sofrer!

Vamos para a lista?

Ambipom: Manipulação de Moedas

Loading icon

Análise do deck

Ad

Vamos começar com o início a premissa do deck em si, que é simples: irritar o oponente.

Loading icon

O Ambipom PGO 57 tem a habilidade chamada Primate Dexterity, que o faz ter certas imunidades de danos diretos — isso é, se o oponente tentar atacar, você joga a moeda e dando cara, você fica imune naquele turno por esse dano que iria receber. A premissa do deck é justamente frustrar o oponente com isso. Mas para tal, vamos entrar com as mecânicas de como deve fazer isso funcionar:

Loading icon

1) É fundamental por um Aipom PGO 56 no campo como atacante e outro no banco reserva (por garantia). E depois, ao mesmo tempo, tente baixar um ou dois Bidoof BRS 120 e pelo menos um Cherubi BST 7 e de praxe o Manaphy BRS 41, por causa da sua passiva Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos sobre eles, isso é, danos de Pokémon com ataque “spread” como “snipers”.

2) Após isso, você vai evoluir o Aipom PGO 56 para Ambipom PGO 57 para garantir o uso da habilidade Primate Dexterity, e nisso, os seus Bidoof BRS 120 poderão evoluir para Bibarel BRS 121 para fazer o efeito da habilidade Industrious Incisors, que faz com que você possa comprar cartas na sua mão até ter cinco, e claro, pode ser aplicado para cada Bibarel em jogo (tendo dois no campo), e sua aceleração de compra é altíssima, fazendo render melhor seu jogo.

Para finalizar, para que seu Ambipom PGO 57 possa atacar, caso não venha energias especiais, entra a evolução do Cherubi BST 7, o Cherrim BST 8, com sua habilidade Spring Bloom que energiza energias básicas de planta de sua mão em um de seus Pokémon, exceto os que tenham “Rule Box” (que não é o caso desse deck).

Loading icon

3) Com isso montado, de objetivo primário, vem os complementos com as cartas Trainer, principalmente o Stadium Glimwood Tangle DAA 162 que é talvez a alma do deck nesse combo, pois tem o efeito de poder refazer o lançamento de moedas de quaisquer efeitos de ataques de seus Pokémon, que é o caso para aplicar ao Ambipom PGO 57, caso a sua habilidade Primate Dexterity dê coroa, podendo o oponente atacar. Então, com o Stadium você refaz o efeito de lançamento, até que saia cara, e mantenha sua imunidade.

4) Como um recurso de compra como outra alternativa além da habilidade do Bidoof BRS 120, entra a carta Blunder Policy BRS 131, que deve ser equipada no Ambipom!

Loading icon

O seu efeito diz que se equipada a este Pokémon cujo ataque seja baseado por algum efeito com base de arremesso de moedas, se ela der coroa, você compra 3 cartas.

“Mas o que isso significa?”

Simples: O ataque do Ambipom PGO 57, o Full Tilt Fling, joga várias moedas baseadas pela quantidade energia até dar coroa e se essas moedas derem cara, são 60 de dano cada.

Então supondo que tenha 5 energias ligadas a ele e acerte por acaso 5 moedas, está causando 300 de dano de uma só vez, isso sem falar do complemento do Stadium Glimwood Tangle, de rejogar as moedas que por acaso possam estragar seu dano com alguma coroa no combo.

Ad

Cartas Trainer

Agora indo para a parte de cartas Trainer, analisando as mais importantes do deck e suas funções sendo aplicadas nas situações descritas:

Loading icon

- O grande poder de compra de deck e também de descartes, a carta Professor's Research BRS 147 entra numa função de filtragem do deck para buscar energias básicas, tirando aquela sua mão ruim e tentando comprar a nova remessa de mão com 7 cartas, sejam tanto energias para o Ambipom poder atacar quanto os próprios Pokémon para fazer o seu setup e evoluções.

- Marnie SSH 169 serve como o controle do oponente nas suas quantidades excessivas de cartas nas mãos. Você faz com que ele as coloque para o fundo do deck, embaralhe-as e compre apenas 4 cartas, enquanto você só embaralha sua mão para o deck de volta e compra 5 cartas, tendo uma certa vantagem de uma carta contra ele.

- Bruno BST 121 é outro recurso de “Draw Power” absurdo, que embaralha sua mão atual e compra 4 cartas, porém se no turno anterior, algum Pokémon seu foi nocauteado, ao invés de comprar 4 cartas, você compra 7 cartas.

No caso, isso se aplica para caso algum Pokémon seu do banco seja nocauteado por uma carta Boss's Orders RCL 154 que destrua um Bibarel seu do jogo ou um Cherrim, fazendo o efeito do Bruno comprar mais cartas.

- A carta Stadium Glimwood Tangle DAA 162 é o coração do deck, para a manipulação do jogo de moedas para se beneficiar os efeitos do Ambipom tanto na habilidade quanto no seu ataque.

Loading icon

- Evolution Incense SSH 163 é justamente para procurar evoluções que necessite para agilizar seu jogo, seja o Ambipom, Bibarel ou até mesmo o Cherrim.

- A Energy Retrieval SSH 160 serve para resgatar duas energias da pilha de descartes e por na sua mão, fazendo o combo específico com a habilidade do Cherrim BST 8, Spring Bloom, que liga energias da sua mão a um de seus Pokémon quaisquer (exceto os que não tenham “Rule Box”).

- Ordinary Rod SSH 171 é o gerenciamento e reciclagem de recursos da pilha de descartes, podendo escolher uma das duas opções ou ambas, que são:

1) Recuperar dois Pokémon dos descartes e colocá-los no deck.

2) Recuperar duas energias básicas dos descartes e colocá-las no deck.

Loading icon

- Air Balloon SSH 156 é o que garante o recuo de duas incolores a menos sobre o Pokémon no qual estiver com ela ligada, e como a maioria desses Pokémon são leves, os seus recuos se tornam gratuitos, zerados.

- E claro, o inestimável Choice Belt BRS 135 para fechar danos contra os Pokémon tipo V no formato no geral (sejam eles V, VMax, VStar ou VUnion, não importa), com 30 de dano a mais. E supondo numa situação hipotética muito boa, se seu Ambipom estiver com 5 energias, acertando as 5 moedas com cara e com essa Tool/Ferramenta equipada, são 330 de dano de graça contra o oponente (considerando 60 x 5 pelas energias + 30 pelo cinto).

Ad

Energias Especiais

Agora indo para a parte de energias especiais:

Loading icon

- Twin Energy RCL 174 fornece duas energias incolores, porém elas não podem ser equipadas em Pokémon-V e Pokémon-GX, então como seu deck tem Pokémon “baby”, não precisa se preocupar, pois já ajuda na aceleração de energias para dar mais dano ao Ambipom, garantindo no mínimo 120 de dano acertando as duas moedas.

- A Double Turbo Energy BRS 151 sendo melhor que a Twin Energy, além de fornecer duas energias incolores, ainda dá redução de 20 de dano de ataques do seu oponente que for atacar o Pokémon que estiver equipada com elas, isso é, dando mais sustentabilidade ao Ambipom.

- Capture Energy RCL 171 entra apenas para criar um setup de inicialização de busca de Pokémon básico para o seu banco, para que já possa iniciar a montagem da mecânica do seu progresso de turnos futuros, precisando de um Bidoof ou um Cherubi principalmente.

Arquétipos do formato

Vantagens

Como é um deck que visa “trollar” o oponente, ele é excelente para testar a paciência e o limite do jogador, que se frustra em não conseguir bater no Ambipom, o que geralmente é 75% dos casos onde os jogadores desistem de continuar a partida.

Você consegue causar boa quantidade de dano, e com a manipulação de moedas graças ao Stadium/Estádio Glimwood Tangle DAA 162, seu jogo está garantido, além da proteção do Manaphy BRS 41 contra Pokémon que fazem dano “spread sniper” como Inteleon V FST 78, Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, Jolteon VMAX EVS 51, Blastoise VMAX PR-SW SWSH103, em que eles ficam de mãos atadas!

Desvantagens

Os Pokémon que usam contadores de dano massivos como Mewtwo V-Union ou Mimikyu VMax que podem redistribuir dano entre seus Pokémon se tornam um problema, pois se eles nocautearem o Manaphy BRS 41, por exemplo, parte do seu jogo pode ficar comprometido, já que o Ambipom PGO 57 não burla marcadores de dano, apenas danos diretos.

Outro problema são efeitos especiais, que podem derrubar o Ambipom, como envenenamento (causando 10 de dano por turnos) e queimadura (causando 20 de dano por turno e jogando a moeda dando coroa, o efeito permanece).

Outra carta que pode destruir Ambipom PGO 57 é a carta Trainer Item Canceling Cologne ASR 136, que até o final do turno do oponente, ele inibe qualquer habilidade do Pokémon ativo. Ou seja, se achar um deck que tenha esse tipo de carta, adeus Ambipom.

E claro, Pokémon do tipo físico causam o dano dobrado contra os tipos incolor, que é o caso do Ambipom PGO 57 e Bibarel BRS 121.

Conclusões

É um deck relativamente fácil de aprender e usar, que também tem roteiro próprio. É do tipo de deck pra fazer o seu amigo perder a amizade com você (brincadeira) ou o oponente perder a cabeça, ficar frustrado e desistir da partida, por Ambipom ser muito enjoado de ser nocauteado. Ele é um deck meme, vale lembrar aqui. E por isso, é mais para entretenimento (só seu, no caso) do que numa competição séria.

Ad

O custo de montagem também dele é barato e acessível, igual ao deck de Lunatone + Solrock, já mencionado aqui no site.

Nos vemos na próxima resenha de decks do formato Standard/Padrão com cartas do Pokémon GO, aproveitando o hype da nova coleção! Até mais.