Magic: the Gathering

Opinion

As Tribos do Magic: Lore de Lobisomens

, Comment regular icon0 comments

A nova coleção de Innistrad nos leva de volta para um plano inspirado em contos de horror clássico. Hoje abordaremos a tribo dos lobisomens, como surgiu a lenda e como ela é representada no Magic.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O lançamento da nova coleção Innistrad: Caçada à Meia-Noite nos leva de volta para um plano inspirado em contos de horror clássico, repleto de zumbis, fantasmas, vampiros e lobisomens. Aproveitando a hype dos spoilers, daremos continuidade a nossa série de artigos sobre as Tribos do Magic.

Nos artigos publicados anteriormente já falamos sobre os Vampiroslink outside website e Zumbislink outside website, e hoje abordaremos a tribo dos lobisomens, como surgiu essa lenda e como ela é representada no Magic.

Ad

A origem da lenda

Existem referências a homens-lobo em vários momentos da história da humanidade. Para se ter uma idéia de quão antiga é a lenda, na mitologia grega, o termo “licantropia” (a habilidade mágica de se transformar nessa criatura) teve origem com a história do rei Licaão, que fez Zeus comer as vísceras cozidas do próprio filho e como punição, o deus o transformou num lobisomem.

Zeus punindo Licaão
Zeus punindo Licaão

Os primeiros registros das histórias com os elementos clássicos que conhecemos hoje surgiram ainda no século I. Já na Idade Média, assim como as bruxas, supostos lobisomens foram submetidos a julgamentos pela Igreja. Os casos mais famosos são o do alemão Peter Stumpp, o Lobisomem de Bedburg, executado em 1589, e o de Hans, o Lobisomem, levado a júri em 1651.

Os lobisomens no Magic

No Magic, as cartas Lesser Werewolf (Legends, 1994) e Grande Lobisomem (Terras Natais, 1995) foram impressas como licantropos, mas seus tipos sofreram atualizações e hoje são consideradas os primeiros lobisomens impressos.

Loading icon

Apesar dos lobisomens estarem presentes em outros planos como Dominária e Ulgrotha, foi apenas em Innistrad que a tribo foi realmente desenvolvida com mecânicas próprias e características detalhadas. Neste plano, o lobisomem é descrito como uma criatura dual, aprisionada para sempre entre dois mundos: ao mesmo tempo monstro e humano, natureza e civilização, raciocínio e selvageria.

“Lobisomens são uma mistura profana do instinto de um predador e do ódio de um humano.”

- Alena, caçadora de Kessig

Assassinos ou Vítimas?

Alguns lobisomens se veem como vítimas amaldiçoadas pelos instintos de uma besta, outros se veem como gloriosos descendentes da natureza presos em uma gaiola de mentiras civilizadas.

Uma pessoa afetada pela licantropia está sempre em dúvida sobre seus impulsos e instintos. Mesmo na forma humana, um lobisomem sente a força da essência do lobo pulsando dentro de si. Conforme a lua cheia se aproxima, sua consciência e força de vontade não são suficientes para impedir que a natureza selvagem do lobisomem venha à tona.

Na sua forma animalesca, os lobisomens são seres de incomparável selvageria e força, perfeitos para a matança. Eles podem andar eretos e assim fazerem uso de sua destreza manual ou podem galopar utilizando as quatro patas para aumentar a velocidade. Lobisomens em forma de animal não podem falar línguas humanas, mas parecem ser capazes de se comunicar entre si em questões de caça, dominação e hierarquia social, como os caninos fazem na natureza.

Gatstaf Howler por Mark Evans
Gatstaf Howler por Mark Evans

Um lobisomem que acabou de voltar à forma humana está geralmente nu, desorientado e coberto com os destroços, feridas e manchas de sangue da caça da noite anterior. Possuem apenas flashes de memórias dos momentos em que estava na sua forma animal. Os dias seguintes a uma transformação são frequentemente preenchidos com vergonha, culpa e repressão enquanto luta para fingir normalidade, construir álibis e esconder evidências de seus crimes selvagens.

Ad

A verdade é que em Innistrad, a licantropia é uma maldição sobrenatural e sem cura onde duas almas lutam constantemente pelo controle dentro da vítima. Quando a essência do lobo selvagem triunfa, ocorre a mudança do lobisomem. Isso pode explicar porque os lobisomens caçam humanos com tanta frequência; a essência do lobo deseja destruir o lado humano e triunfar sobre a humanidade, e o faz simbolicamente matando humanos brutalmente.

Alguns fatos importantes relacionados aos lobisomens

Alcateia Uivante - Howlpack: Os lobisomens geralmente são caçadores solitários, mas alguns deles se unem por uma causa em comum na caçada, esses caçadores são conhecidos como Alcateia Uivante, que podem ser pequenos grupos com apenas alguns lobisomens, ou hordas enormes com mais de uma centena deles.

Loading icon

Lupíneos - Wolfir: São ex-lobisomens que se arrependeram e aliaram-se a Avacyn prometendo servirem como guardiões da humanidade. Avacyn não conseguiu quebrar a maldição da licantropia, mas a alterou de forma que fundiu as duas almas conflitantes em uma única criatura nobre chamada de lupíneo, dando origem ao tipo de criatura lobo guerreiro.

Loading icon

Horror e Eldrazi: Durante a estadia de Emrakul em Innistrad, os lobisomens foram afetados por sua corrupção e chegaram a perder sua habilidade de se transformar em humanos, também foram caçados e transformados em horrores Eldrazi.

Loading icon

A biografia de uma lobisomem Planeswalker

Arlinn Kord é uma lobisomem que tem um dom único em sua raça: ela é uma Planeswalker,

Arlinn se juntou à alcateia de Mondrone quando ainda era uma adolescente e apesar de sempre ter lutado contra a maldição, sua centelha ascendeu durante uma noite em que ela não conseguiu mais conter a transformação e matou diversos hierarcas antes que se visse correndo pelas florestas de outro plano.

Loading icon

Aterrorizada, ela recuperou os sentidos pela manhã, mas não recuperou sua forma humana. De algum modo, a experiência de manter sua mente humana na forma lupina deu a ela uma apreciação diferente do espírito selvagem com quem compartilha seu corpo. Hoje em dia, ela consegue controlar a transformação nas duas direções com alguma facilidade e está aceitando o poder de sua forma lupina como um complemento natural de sua magia.

Acima de tudo, Arlinn luta pela sobrevivência de sua espécie em um mundo onde centenas de lobisomens foram mortos e sua espécie é constantemente ameaçada por inquisições.

Durante a guerra das centelhas, Arlinn foi aprisionada em Ravnica por Bolas, ela foi uma das poucas planeswalkers que escolheu permanecer e ajudar na luta depois que Chandra desabilitou o Sol Imortal.

Agora, em Caçada à meia-noite, encontramos uma Innistrad que ainda sofre com os efeitos da passagem de Emrakul pelo plano, e que atualmente está passando por mudanças na duração dos ciclos dos seus dias e noites. Com noites cada vez mais longas, Arlinn lutará pela segurança da população de Innistrad.

Ad

E aí gostaram do artigo? Utilizem a seção de comentários para deixar a opinião de vocês.

Até a próxima.

Referências:

Super interessante - A origem da lendalink outside website

Wizards - O mundo de Innistradlink outside website

Wizards - Innistrad Planeswalkers guidelink outside website

Wizards - Biografia Arlinn Kordlink outside website

MTG Wiki - Werewolflink outside website