Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Gyarados VMax + Arceus VStar - Regional de Sacramento

, Comment regular icon0 comments

Veja a lista do segundo colocado do regional de Sacramento, Califórnia (EUA), de Niccolo Abate - que surpreendeu a todos com o incomum Gyarados VMax, uma carta que havia sido esquecida dentre os tipos VMax!

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG, em geral. Com o regional que ocorreu na cidade de Sacramento, Califórnia, EUA, tivemos uma surpresa com um deck bem diferente chegando às finais da categoria Master: o jogador Niccolo Abate surpreendeu a todos com o Gyarados VMAX EVS 29.

Vamos analisar como a lista funciona.

Arceus VStar + Gyarados VMax: o Vice-Campeão de Sacramento

Decklist

Loading icon

Arceus V & Arceus VStar: Híbrido Entre Atacante e Suporte de Energização

Ad

Loading icon

Com relação ao Arceus V BRS 122, o que nos interessa para a montagem do set-up de energização de seus Pokémon V é o ataque Trinity Charge (C)(C), que, com o auxílio da Double Turbo Energy BRS 151, agiliza esse processo, além de ser útil para outros Pokémon também, como Arceus VSTAR BRS 123, Gyarados V EVS 28 e Gyarados VMAX EVS 29.

Vamos analisar o Arceus VSTAR BRS 123. Ele é um atacante/suporte que, além de ser capaz de fazer uma aceleração rápida e causar dano, também tem sua habilidade VStar (muito forte e importante) que busca cartas específicas no deck, ajudando na filtragem do mesmo, e se adequando para as necessidades do jogo em curso.

Gyarados V & Gyarados VMax: o Pokémon Estrela

Loading icon

Sobre a carta Gyarados V EVS 28, vamos destacar seus pontos:

Seu primeiro ataque, Get Angry (W)(W)(C), causa dano conforme os contadores de dano que ele tem (no caso 20 vezes cada contador de dano) - e sabendo que ele tem 220 de HP, o máximo que ele pode causar, sobrando 10 de HP consigo, é valor de 21 marcadores de dano vezes 20 de dano, chegando ao total de 420, o que é mais que suficiente para destruir qualquer Pokémon do formato.

Já seu segundo ataque, Heavy Storm (W)(W)(W)(C), causa 180 de dano, que já é razoável contra Pokémon de suporte como Lumineon V PR-SW SWSH250, Genesect V FST 185 e Squawkabilly ex sv2 169 - e nem preciso dizer que ele causa dano dobrado aos Pokémon do arquétipo de Fogo.

Para o Gyarados VMAX EVS 29, vamos destacar seus pontos:

O ataque Hyper Beam (W)(W)(C), que causa 120 de dano e descarta uma energia do Pokémon ativo do oponente, é uma boa forma de atrasar o oponente.

Se, por acaso, o oponente usar muitas energias especiais - como é comum nos arquétipos do deck do Lugia VSTAR SIT 211 - seria ótimo tirar Double Turbo Energy ASR 216 de alguns desses Pokémon, pois no formato não há como recuperar energias especiais.

Max Tyrant (W)(W)(W)(C) causa 240 de dano, derrotando muitos Pokémon V básicos do formato, como Giratina V PR-SW SWSH259, Dragonite V PR-SW SWSH154, Arceus V BRS 122 (se estiver enfrentando uma “mirror match” com algum), e claro, os básicos ex mais presentes, como Chien-Pao ex PR-SV 30.

Slaking V: Atacante Bruto

Loading icon

Esse Pokémon deve entrar no jogo após usar a habilidade VStar do Arceus VSTAR BRS 123, pois aí entrará o estádio Path to the Peak CRE 148, que trava habilidades de Pokémon com ”Rule Box” (serve tanto para você quanto ao oponente). A estratégia é: colocando esse estádio, ele tornará a habilidade do Slaking V PGO 58 (Kinda Lazy) inútil, porque ele atrapalha as condições de ataque desse Pokémon, e, com isso, você poderá bater 260 de dano de forma bruta e seca no oponente. Também há duas possibilidades de aprimoramento de dano, sendo elas:

1) Usar a Choice Belt sv2 176 para causar mais 30 de dano contra Pokémon V, VStar, VMax e VUnion do oponente, chegando a 290 de dano.

Ad

2) Se você estiver perdendo o jogo pela corrida de Cartas Prêmios, e se o oponente estiver com menos cartas a ponto de ganhar o jogo, pode usar a Defiance Band sv1 169, que fornece um dano adicional de 30 pontos ao Pokémon que estiver com a ferramenta ligada.

Pokémon Recursivos

Compras

Loading icon

- Bidoof CRZ 111 tem a sua habilidade Carefree Countenance, que o imuniza contra danos no banco por ataques, ganhando tempo para evoluí-lo para o Bibarel e evitando golpes snipers de um possível Radiant Greninja ASR 46 numa partida.

- Bibarel BRS 121 tem Industrious Incisors, que lhe permite, por turno, comprar até ter cinco cartas na mão.

Com o metagame lotado de Iono sv2 185, isso não será um problema, porque sempre terá a garantia de recuperar cartas na mão com ele presente.

- Radiant Greninja ASR 46 possui Concealed Cards: no seu turno, você pode descartar uma energia da sua mão e comprar 2 cartas.

Mão para Começar o Jogo

Image content of the Website

Nessa simulação, se for o primeiro a jogar, será mais vantajoso.

Coloque o Arceus V BRS 122 na frente como ativo, e jogue a Nest Ball sv1 181 para pegar o Bidoof CRZ 111, colocando a energia de Água nele (não coloque a Double Turbo Energy BRS 151 de cara, pois seu oponente pode usar alguma carta que retire sua energia, então é melhor deixar guardada por precaução). Isso porque, no seu próximo turno, você evoluirá seu Arceus V BRS 122 para Arceus VSTAR BRS 123, e aí, sim, poderá ligar a Double Turbo Energy BRS 151 nele, além de jogar o Bibarel BRS 121 para poder ter o seu “draw power” garantido. Depois, usará a habilidade VStar do Arceus, procurando acelerar seu jogo o mais rápido que puder.

Cartas Trainer

Apoiador de Energização de Seus Pokémon V

Loading icon

Apoiador com a Função de “Catcher”

Loading icon

Apoiador Híbrido com a Função de “Catcher” do tipo V e “Draw Power”

Loading icon

Apoiadores para Sabotar a Mão do Oponente

Loading icon

Apoiador para Curar Pokémon Incolores

Loading icon

Itens de Busca de Pokémon

Loading icon

Item de Sabotagem do Oponente

Loading icon

Ele é essencial para descartar qualquer carta Trainer estádio e ferramentas do jogo.

Item de Reciclagem de Apoiadores

Loading icon

Seu uso principal será retornar os Cheren’s Care BRS 134 quando necessário para curar seus Arceus VSTAR.

Itens Ferramentas para Acoplar em seus Pokémon

Loading icon

- Defiance Band sv1 169 é ideal quando estiver perdendo o jogo, pois concede ao Pokémon mais 30 de dano adicionais aos seus ataques.

Ad

- Choice Belt sv2 176 concede ao Pokémon mais 30 de dano adicionais aos seus ataques contra os Pokémon V, VMax, VStar e VUnion do oponente.

- Vengeful Punch sv3 197 é ativada apenas quando o seu Pokémon ativo é nocauteado, colocando 4 marcadores de dano no Pokémon ativo adversário como uma espécie de “contra-ataque”.

Estádio

Loading icon

Path to the Peak (serve para ambos os jogadores) trava as habilidades de Pokémon que tenham Rule Box. Nesse caso, após usar o poder VStar do seu Arceus VSTAR BRS 123, é ideal pôr essa carta em jogo para sabotar o oponente; e isso sem mencionar a vantagem para o Slaking V PGO 58.

Energias Especiais

Loading icon

- V Guard Energy SIT 169 serve para reduzir em 30 pontos o dano de ataques de Pokémon V do oponente.

- Jet Energy sv2 190 é uma espécie de Switch: colocando essa energia em um Pokémon seu do banco, ele é promovido automaticamente para a posição ativa, até agilizando o processo de promoção desse Pokémon. Assim, não é preciso recuar um Pokémon ativo anterior no “braço” gastando energias ou gastando Trainers, como o Switch sv1 194.

- Double Turbo Energy BRS 151 é como se fosse uma Double Colorless Energy, porém, se equipado ao seu Pokémon, tem uma redução de 20 de dano nos seus ataques. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!

Benefícios

É um deck consistente, fácil de pilotar, e bem agressivo e objetivo em sua estrutura:

1) Você tem o Arceus, que em sua forma V e VStar tem ataques de aceleração de energia, o que facilita muito não só a preparação de Pokémon atacantes como também a filtragem das energias do deck para o jogo, otimizando a sua compra de cartas.

2) Temos danos relativamente altos, em torno de 200 pontos garantidos do Arceus VStar e 260 pontos pelo Slaking V, isso sem mencionar as cartas ferramentas que podem aprimorar esses danos.

3) Contamos com a presença do Gyarados V, que usa o primeiro ataque como uma espécie de Outrage. Quanto mais contadores de dano têm, mais dano causa, além de sua forma VMax, que, além de descartar energias do oponente com seu primeiro ataque, com o seu segundo ataque causa 240 pontos. Essa quantia é sempre bem-vinda - é e um ótimo counter de decks que usam Pokémon de Fogo como Entei V BRS 22, que ganhou destaque nos últimos tempos.

Arquétipos do Formato

Vantagens

- Trava decks que dependam de muitas habilidades com Pokémon de Rule Box com o Path to the Peak CRE 148.

- Forte contra decks de arquétipo de Fogo, graças ao Gyarados VMAX EVS 29.

- Forte contra decks de Charizard ex sv3 125, que depende do uso de sua habilidade para energizar a si e aos outros Pokémon.

- Forte contra decks que precisam de linhas evolutivas de estágio 2 para ter um set-up mais avantajado, e essa lentidão é vantajosa ao Arceus VSTAR BRS 123 por bater rápido sendo apenas “uma evolução”.

Desvantagens

Ad

- Fraco contra decks que usem Temple of Sinnoh ASR 155, que cancela suas energias especiais.

- Fraco contra decks de Scizor, que batem mais por cada habilidade que você tem com seus Pokémon, como neste exemplolink outside website.

- Fraco contra decks de Lugia VSTAR SIT 139 que usem atacantes que não são Pokémon “ultra raros”, como Stonjourner BST 84 e Luxray sv2 71.

- Fraco contra decks de Alakazam ex PR-SV 50.

- Fraco contra decks do arquétipo Lutador, como Lucario ex PR-SV 17 ou Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30.

- Fraco numa partida “mirror” de Arceus VSTAR BRS 123 que use o Lucario VSTAR PR-SW SWSH291 e Flying Pikachu VMAX CEL 7.

- Fraco contra decks de Lost Box.

Conclusões

É um deck simples de montar, objetivo com a questão de energização e danos altos em poucos turnos. O mais caro para se pagar nas cartas é justamente a linha de 4-4 de Arceus, mas o próprio Gyarados é uma carta super barata que foi subestimada por muitos, mostrando que podemos sempre nos surpreender.

Até a próxima!