Magic: the Gathering

Deck Guide

Metagame: A primeira semana de Innistrad Midnight Hunt

, Comment regular icon0 comments

Esta semana, vemos quais decks surgiram na primeira semana pós-rotação, além da presença de Delver no Pioneer, Jeskai Phoenix no Modern, novo Affinity no Pauper e analisamos o The Legacy Pit.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogadores e Jogadoras, estamos de volta com mais um Metagame, onde realizamos a nossa análise semanal dos eventos nos formatos competitivos!

E hoje, estaremos analisando os resultados da primeira semana de Innistrad: Midnight Hunt, que saiu na última Quarta-Feira no Magic Online e no Magic Arena!

Standard

Conmeçando pelos Challenges, o Standard Challenge de sábado terminou com o seguinte Top 32:

7 Gruul Magda

6 Gruul Werewolves

5 Izzet Dragons

2 Mono-Green Aggro

2 Azorius Control

2 Mono-White Aggro

2 Selesnya Ramp

Ad

1 Grixis Dragons

1 Mono-Black Zombies

1 Orzhov Zombies

1 Dimir Zombies

1 Naya Magda

1 Jund Magda

E o Top 8 teve os seguintes decks:

4 Gruul Magda

1 Mono-Green Aggro

1 Orzhov Zombies

1 Azorius Control

1 Dimir Zombies

No Domingo, o Standard Challenge terminou com o seguinte Top 32:

6 Mono-White Aggro

5 Gruul Werewolves

4 Mono-Green Aggro

4 Selesnya Ramp

4 Izzet Dragons

2 Gruul Magda

1 Dimir Control

1 Orzhov Control

1 Boros Aggro

1 Izzet Control

1 Rakdos Aggro

1 Naya Magda

1 Dimir Zombies

E o Top 8 foi composto pelos seguintes decks:

3 Mono-Green Aggro

2 Gruul Werewolves

2 Gruul Magda

1 Rakdos Aggro.

Também tivemos o Hooglandia Open, com 98 jogadores, e o Top 32 do evento foi composto pelos seguintes decks:

5 Gruul Werewolves

2 Gruul Aggro

2 Izzet Dragons

2 Selesnya Ramp

2 Boros Aggro

1 Izzet Delver

1 Temur Ramp

1 Mono-Green Aggro

1 Mono-Blue Delver

1 Simic Midrange

1 Bant Ramp

1 Orzhov Midrange

1 Mardu Sacrifice

1 Jund Midrange

1 Naya Legends

1 Jund Treasures

1 Naya Werewolves

1 Jund Planeswalkers

1 Rakdos Vampires

1 Azorius Control

1 Dimir Control

1 Bant Midrange

E o Top 8 foi composto por:

1 Selesnya Ramp

1 Orzhov Midrange

1 Mono-Green Aggro

1 Jund Midrange

1 Mardu Sacrifice

1 Izzet Dragons

1 Simic Midrange

1 Gruul Aggro

Com a primeira semana de rotação do Standard, era de se esperar que muitas novidades apareceriam no formato!

Loading icon

Começando por um deck que já era considerado promissor pelos seus resultados passados, tivemos o Gruul Magda, que apesar de perder cards poderosíssimos como Bonecrusher Giant, recebeu grandes adições com a nova coleção, que inclui Reckless Stormseeker, card que permite ao deck elevar a sua curva agressiva, Briarbridge Tracker como uma ameaça de poder alto que se “troca” na mão do seu controlador com um token de Clue, além de Play With Fire como uma remoção de custo baixo com um benefício adicional e Wrenn and Seven, que tem se demonstrado como uma poderosa staple do formato.

Loading icon

O Mono-Green Aggro, um deck com alto potencial durante o Standard 2022, recebeu Briarbridge Tracker e Primal Adversary, além de algumas listas também utilizarem Wrenn and Seven, mas que consegue reter os bons resultados que já fazia no formato que antecedeu a rotação.

Loading icon

Na categoria de decks agressivos, também tivemos o Gruul Werewolves, que fez um ótimo resultado ao decorrer do fim de semana, substituindo a já bem conhecida interação entre Magda, Brazen Outlaw e Jaspera Sentinel em prol de interações sinérgicas entre lobisomens, incluindo cards que são naturalmente muito poderosos fora das suas transformações de Dia/Noite, como Arlinn, the Pack’s Hope, Reckless Stormseeker e Kessig Naturalist, um metacall poderosíssimo contra um dos cards mais poderosos deste começo de temporada: Esika’s Chariot.

Loading icon

Também tivemos o Gruul Legends, que procura abusar de Bard Class para reduzir o custo de permanentes lendárias, que vão de Arlinn, the Pack’s Hope até Vorinclex, Monstrous Raider.

Loading icon

Outro deck que ganhou destaque esta semana foi o Selesnya Ramp, que procura acelerar a mana nos primeiros turnos do jogo para utilizar bombas poderosíssimas como a já mencionada Wrenn and Seven, Emeria’s Call e, principalmente, Storm the Festival, que opera neste deck como uma versão pumpada e extremamente explosiva de Collected Company.

Ad

O destaque da lista fica para a composição de cards que permitem ao deck chegar a cinco e seis manas rapidamente, em especial Murasa Rootgrazer, que opera como um blocker eficiente contra os decks agressivos e um clock respeitável contra os Controls, e Yasharn, Implacable Earth, uma staple do Historic que finalmente possui seu espaço no Standard.

Loading icon

Também tivemos o Jund Midrange, que utiliza da combinação de Magda, Brazen Outlaw com Jaspera Sentinel para realizar jogadas parecidas com as do Gruul, mas incluindo cards pretos poderosos como Immersturm Predator e Tibalt, Cosmic Impostor.

Loading icon

Fora dos decks verdes, também tivemos outras cores se destacando neste fim de semana: O Rakdos Aggro/Midrange acima chegou ao Top 1 do Standard Challenge, apostando uma curva de criaturas gradativamente agressivas e com valor agregado, enquanto utiliza de removals eficientes para lidar com as ameaças do oponente da maneira mais eficiente o possível.

Loading icon

Sacrifice Decks também estiveram presentes neste fim de semana, como este Rakdos Sacrifice que usa um leve splash de branco para a staple da season passada, Showdown of Skalds, e recorrendo a cards como Lolth, Spider Queen para se aproveitar dos efeitos de sacrifício, além de utilizar também outro card que apresentava forte potencial pós-rotação: Orcus, Prince of Undeath.

Loading icon

Os decks Izzet também estiveram bem presentes no formato no último fim de semana, todas utilizando a base do já conhecido Izzet Dragons, mas podemos categorizá-la entre as listas que utilizam apenas dragões, com algumas variantes utilizando Smoldering Egg e outras fazendo uso de Moonveil Regent, e as versões que utilizam Delver of Secrets.

Loading icon

Aparentemente, a combinação de Delver of Secrets com Spectral Adversary e Smoldering Egg possui algum potencial no formato, mas tudo dependerá também do quanto o formato mudará nas próximas semanas e o quanto utilizar Delver of Secrets fará alguma diferença nestas listas.

Loading icon

Loading icon

E falando em decks que os jogadores mais nostálgicos querem tornar funcionais, o Zombies apareceu em ambos os Standard Challenges neste fim de semana, em versões Orzhov e Dimir.

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Na categoria de Control, tivemos resultados de decks como Dimir Control, e o Orzhov Control, ambos decks que também demonstravam resultados no Standard 2022, além do Mono-White Control com o combo de The Book of Exalted Deeds com Faceless Haven.

O que podemos concluir desta semana? Os decks verdes estão na vanguarda do formato neste primeiro período, onde decks que precisam de mais refinamento, como os decks Control, ainda não conseguiram se adaptar ao Metagame, algo natural dado que estamos na primeira semana do novo Standard.

Cards que se destacam são Staples que já estavam no topo do formato na season passada e no Standard 2022, como Esika’s Chariot, Alrund’s Epiphany, Jaspera Sentinel, Magda, Brazen Outlaw e Goldspan Dragon, mas cards novos estão demonstrando que conseguem ficar a par do power level das edições anteriores ou até estarem acima delas, como Briarbridge Tracker e, principalmente, Wrenn and Seven.

Ad

Loading icon

Wrenn and Seven é Card Advantage, Ramp, ameaça e finisher num único card, e o fato do seu token crescer exponencialmente ao decorrer de uma partida torna do card a curva 5 perfeita, competindo e até mesmo superando Goldspan Dragon nesta categoria, já que seu token é mais ameaçador numa mesa vazia e bloqueia o Dragão facilmente.

Estarei observando a movimentação do Standard nas próximas semanas e reportando nesta série de artigos, mas, particularmente, este começo de temporada está fascinante!

Pioneer

O Pioneer Challenge de sábado terminou com o seguinte Top 32:

6 Azorius Control

4 Vampires

4 Izzet Phoenix

3 Ni-to-Light

3 Bant Spirits

3 Rakdos Pyromancer

2 Boros Burn

2 Jund Sacrifice

2 Four-Color Ultimatum

1 Izzet Delver

1 Gruul Aggro

1 Mono-Red Aggro

E o Top 8 foi composto por:

1 Niv-to-Light

1 Bant Spirits

1 Gruul Aggro

1 Boros Burn

1 Jund Sacrifice

1 Rakdos

1 Izzet Phoenix

1 Mono-Red Aggro

No domingo, o Pioneer Challenge terminou com este Top 32:

5 Vampires

4 Izzet Phoenix

4 Jund Sacrifice

4 Boros Burn

2 Azorius Control

1 Azorius Spirits

1 Bant Spirits

1 Lotus Combo

1 Niv-to-Light

1 Rakdos Pyromancer

1 Naya Winota

1 Gruul Aggro

1 Mono-Green Walkers

1 Rakdos Burn

1 Orzhov Auras

1 Izzet Delver

1 Four-Color Ultimatum

E o seguinte Top 8:

2 Izzet Phoenix

1 Azorius Control

1 Azorius Spirits

1 Gruul Aggro

1 Jund Sacrifice

1 Mono-Green Walkers

1 Vampires

Loading icon

Apesar da óbvia inclusão de Consider em decks como Izzet Phoenix, foi o Azorius Control que melhor se destacou esta semana ao se beneficiar do card para abrir interações mais ágeis com Dig Through Time, além do arquétipo também ter recebido outras adições poderosas com Innistrad Midnight Hunt, como Fateful Absence, permitindo ao deck remover criaturas e planeswalkers por um custo baixo e em Instant-Speed, e Sunset Revelry para segurar os decks agressivos.

Loading icon

O Four-Color Ultimatum, deck de ramp que procura utilizar das interações de Landfall de Lotus Cobra e Omnath, Locus of Creation para jogar Genesis Ultimatum rapidamente, reapareceu esta semana utilizando a nova staple do Standard, Wrenn and Seven, que serve como Ramp, meio de habilitar múltiplos triggers de Landfall e ameaça num único card.

Apesar de o deck não ter feito resultados expressivos neste fim de semana, não desconsideraria o potencial que decks como este possuem de quebrar formatos quando construídos da maneira certa e com poucas adições novas.

Loading icon

Nós também tivemos as primeiras variantes de Delver decks surgindo no Pioneer, incluindo cards muito bem conhecidos nos formatos eternos, como Dreadhorde Arcanist e Young Pyromancer.

Infelizmente, o arquétipo não fez um resultado expressivo, e sua melhor colocação foi na décima-sétima posição, mas poderemos ver novas variantes do deck surgindo nas próximas semanas, e possivelmente fazendo resultados melhores.

Modern

O Modern Challenge de sábado terminou com o seguinte Top 32:

5 Burn

5 Hammer Time

4 Elementals

4 Azorius Control

3 Living End

Ad

2 Izzet Tempo

2 Temur Cascade

1 Golgari Yawgmoth

1 Amulet Titan

1 Gifts Storm

1 Jund

1 Azorius Spirits

1 Mono-Red Eldrazi

1 Belcher

E o Top 8 foi composto por:

1 Elementals

1 Mono-Red Eldrazi

1 Izzet Tempo

1 Golgari Yawgmoth

1 Azorius Control

1 Amulet Titan

1 Living End

1 Burn

No Domingo, o Modern Challenge terminou com o seguinte Top 32:

6 Azorius Control

3 Burn

3 Hammer Time

2 Izzet Tempo

2 Elementals

1 Living End

1 Mono-Green Scales

1 Jund

1 Golgari Yawgmoth

1 Izzet Blitz

1 Grixis Lurrus

1 Dredge

1 Eldrazi Tron

1 Tron

1 Temur Cascade

1 Four-Color Creativity

1 Gruul Ponza

1 Jund Company

1 Esper Reanimator

1 Jeskai Phoenix

E o Top 8 foi composto por:

3 Azorius Control

1 Living End

1 Izzet Tempo

1 Elementals

1 Esper Reanimator

1 Jeskai Phoenix

Loading icon

Faithless Looting está banida do Modern faz dois anos, e apesar disso ter essencialmente matado o arquétipo Izzet Phoenix, o deck novamente tenta renascer das cinzas (trocadilho intencional) nesta nova versão Jeskai, utilizando o novo “looting”: Faithful Mending.

Adicionar branco permite ao deck também utilizar Prismatic Ending, um removal comumente utilizado por duas manas no atual formato, e consegue lidar com qualquer permanente problemática, de Ragavan, Nimble Pilferer a Colossus Hmmer, passando por tokens de Rhino 4/4 de Crashing Footfalls, além de também habilitar o uso de Path to Exile para lidar com Murktide Regent e Wear // Tear para lidar com encantamentos problemáticos como Rest in Peace.

A base de criaturas conta com Demilich, um card que jogadores tentam repetidamente juntar com Arclight Phoenix já que ambas as criaturas interagem bem com diversas mágicas sendo utilizadas num único turno e com efeitos de looting já que ambas podem ser utilizadas do cemitério.

Dado o aumento de cards que jogam coisas no cemitério, com dezesseis cards que utilizam este efeito entre o já mencionado Faithful Mending, além de Faithless Salvaging, Thought Scour e Consider, o deck parece ter os meios relevantemente necessários para tentar voltar ao Modern, e é algo que seus fãs mais leais tentarão realizar incansavelmente com cada nova adição que o deck receber.

Pauper

O Pauper Challenge de sábado terminou com o seguinte Top 32:

7 Dimir Faeries

4 Izzet Faeries

4 Mono-Blue Faeries

3 Bogles

2 Elves

2 Gruul Cascade

1 Affinity

1 Moggwarts

1 Walls

1 Tron

1 Orzhov Pestilence

1 Jeskai Ephemerate

1 Burn

1 Rakdos Affinity

1 Mardu Ephemerate

1 Mono-White Heroic

E seu Top 8 foi composto por:

2 Dimir Faeries

2 Izzet Faeries

1 Affinity

1 Rakdos Affinity

1 Walls

1 Tron

No Domingo, o Pauper Challenge terminou com o seguinte Top 32:

6 Dimir Faeries

6 Elves

3 Mono Blue Faeries

2 Affinity

2 Orzhov Pestilence

2 Moggwarts

1 Rakdos Affinity

1 Stompy

1 Azorius Ephemerate

1 Izzet Serpentine

1 Burn

1 Boros Bully

1 Izzet Faeries

1 Gruul Cascade

1 Mono-Black Devotion

E o Top 8 terminou com:

2 Dimir Faeries

2 Orzhov Pestilence

1 Affinity

1 Mono-Black Devotion

1 Moggwarts

1 Stompy

Também tivemos, neste fim de semana, o Pauper Showcase, que teve o seguinte Metagame:

Ad

33 Dimir Faeries

27 Affinity

12 Izzet Faeries

11 Bogles

7 Tron

5 Boros Bully

5 Jund Cascade

5 Gruul Cascade

4 Moggwarts

3 Mono-Black Control

3 Dimir Delver

3 Burn

3 Walls

2 Jeskai Ephemerate

2 Azorius Familiars

2 Mono Blue Delver

2 Elves

2 Boros Monarch

E no Top 16, tivemos:

4 Dimir Faeries

3 Affinity

2 Izzet Faeries

2 Moggwarts

1 Jeskai Ephemerate

1 Bogles

1 Azorius Familiars

1 Boros Bully

1 Mono Blue Delver

E o Top 8 do evento terminou com:

4 Dimir Faeries

1 Jeskai Ephemerate

1 Bogles

1 Affinity

1 Moggwarts

Loading icon

Eu não vou mencionar o Dimir Faeries ou qualquer variante de Faeries neste artigo, basicamente porque já mencionei tudo o que penso sobre o atual estado do arquétipo no Pauper neste artigo, onde explico como Faeries quase sempre será o melhor deck do formatolink outside website.

Ao invés disso, vamos dar a devida atenção a decks que se destacaram neste fim de semana.

Loading icon

Começando pela novidade de Midnight Hunt, Ardent Elementalist esteve presente no Top 8 do Pauper Showcase, na lista de Jeskai Ephemerate, e era de se esperar que este card estaria presente já que ele é uma versão mais acessível em mana, com um corpo que elabora um clock mais relevante numa mesa vazia e numa cor que não o torna um alvo fácil para o principal sideboard do formato, Pyroblast.

Loading icon

Outra lista que surgiu nas últimas semanas foi o Rakdos Affinity, uma versão do arquétipo que aposta ainda mais fundo nas interações de sacrifício do deck, comumente criadas por Deadly Dispute, Atog e Makeshift Munitions para criar um clock punitivo para o oponente com Disciple of the Vault, aos moldes do que costumamos ver em decks de Sacrifice em outros formatos, sem abdicar da agressividade que cards como Myr Enforcer apresentam, e do combo-kill de Atog com Fling.

Loading icon

Outro deck que se destacou nesta semana foi o retorno do Moggwarts no Pauper Showcase, com uma conversão significativamente boa se comparado aos demais decks, já que dois dos quatro jogadores que utilizaram a lista no Top 16, um no Top 8.

A inclusão de Deadly Dispute deu ao deck um novo ângulo de obtenção de valor ao lado de cards como Ichor Wellspring, que também permite ao arquétipo incluir Makeshift Munitions para jogadas que adicionam elementos de 2 por 1 ou até 3 por 1 contra decks com criaturas pequenas.

Legacy

O Legacy Challenge deste fim de semana terminou com o seguinte Top 32:

4 Jeskai Tempo

3 Izzet Tempo

3 Izzet Delver

3 Reanimator

3 Lands

2 Jeskai Landsrill

2 Sneak and Show

1 Elves

1 Death and Taxes

1 Selesnya Depths

1 Esper Vial

1 All Spells

1 Mono-Black Curses

1 Bomberman

1 Four-Color Uro

1 High Tide

1 Azorius Urza

1 Bant Zenith

1 Mono-Red Stompy

E o Top 8 foi composto por:

2 Izzet Delver

2 Izzet Tempo

1 Jeskai Tempo

1 Reanimator

1 Jeskai Standstill

1 Elves

Também tivemos, neste fim de semana, o Legacy Pit, um evento presencial de grande porte, com mais de 350 jogadores.

Pelo bem dos números e do meu tempo hábil, não vou citar todos os arquétipos presentes no torneio, ao invés disso, tentarei focar no Top 16 do evento.

Ad

O Top 16 do evento foi composto por:

4 Izzet Delver

2 Izzet Tempo

1 Jeskai Tempo

1 Jeskai Delver

1 Aluren

1 Lands

1 Affinity

1 Bant Control

1 Death and Taxes

1 Esper Vial

1 The Epic Storm

1 Bomberman

E o seguinte Top 8:

2 Izzet Delver

1 Jeskai Tempo

1 Aluren

1 Izzet Saga

1 Lands

1 Affinity

1 Bant Control

Alguns números importantes podem ser analisados sobre um evento deste porte:

Izzet Delver foi o deck mais jogado, com 42 cópias (cerca de 12% do Metagame), seguido por Bant Control, com 39 cópias (11.1%), Death and Taxes, com 27 cópias (7.7%), e Lands, com 21 cópias (6% cada).

Os Tempo decks que incluem Ragavan, Nimble Pilferer compuseram cerca de 23% do Metagame total do evento.

Dos decks que chegaram ao Top 16, oito decks utilizam a base de Ragavan, Nimble Pilferer + Dragon’s Rage Channeler + Murktide Regent.

Apesar de o Izzet Delver ser o deck mais presente no Top 16, os Blue-Based Tempo parecem estar gradativamente abandonando-o em favor dos cards mencionados acima, em prol do valor adicional que eles oferecem enquanto slots extras permitem utilizar algumas opções mais úteis no formato e/ou que permitem ao deck jogos de atrito melhores contra Bant Control e outros arquétipos que tentam prolongar a partida (sendo onde decks de Delver costumam perder o fôlego e ficar em desvantagem).

Loading icon

Veja a lista ganhadora do The Legacy Pit, por exemplo: ele possui todos os elementos necessários para criar um plano de jogo agressivo com Dragon’s Rage Channeler e Ragavan, Nimble Pilferer e protegê-los muito bem se necessário, mas ele aposta também em cards mais lentos e com forte impacto se caírem na mesa, como Teferi, Time Raveler e Jace, the Mind Sculptor, enquanto ainda utiliza grandes Staples dos Delver decks como Daze e Expressive Iteration.

Loading icon

Outra opção destes decks tem sido utilizar a base do Jeskai Standstill, mas abandonando o branco e o próprio Standstill em prol de uma manabase mais estável que consegue utilizar melhor suas cores, tornando-se menos vulnerável à Wasteland, enquanto pode utilizar suas próprias cópias do card ao lado da outra land incolor, Urza’s Saga.

Loading icon

Outras versões ainda apostam no clássico Delver of Secrets, mesmo quando sua base de cards parece muito mais favorável a utilizar Dragon’s Rage Channeler, como é visto com esta lista de Jeskai Delver, que mistura a base do Izzet Delver com os melhores cards do Jeskai Stoneblade.

Loading icon

A lista de Izzet Delver com o melhor resultado ficou na sexta colocação, e apostou em um plano de jogo mais interativo e menos voltado em torno de Ragavan, Nimble Pilferer, uma escolha aparentemente sábia num momento em que muitos decks estão voltados para jogar com ou contra o macaco albino.

Loading icon

Mas nem só de Tempo decks se vive o Legacy, e o Azorius Affinity foi o deck mais interessante do Top 8 do The Legacy Pit, incluindo cards poderosíssimos contra decks que tentam jogar múltiplas mágicas ou que procuram manter a curva baixa, como Esper Sentinel e Etherium Sculptor, além de cópias de Phyrexian Revoker para lidar com permanentes pontuais, Walking Ballista, que serve como uma metralhadora contra criaturas de resistência baixa, especialmente quando utilizado com conjunto com criaturas com Modular, e Stonecoil Serpent como uma ameaça evasiva que pode crescer muito rápido.

Ad

Conclusão

Esta foi minha análise do Metagame da Semana, que inclui a primeira semana de Innistrad: Midnight Hunt.

A nova coleção possui os elementos necessários para agitar os formatos competitivos e habilitar a ascensão, retorno ou inovações em arquétipos de quase todos os formatos competitivos.

Nas próximas semanas, estaremos analisando quais outras inovações estão surgindo nos torneios, quais cards estão mais propensos a terem um impacto permanente no jogo, além de quais cards se tornarão Staples.

Obrigado pela leitura!