Pokemon TCG

Deck Guide

Standard: 10 Decks com Temporal Forces!

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, confira decks competitivos com a 5ª coleção base de Scarlet & Violet: Temporal Forces, que nos trouxe de volta as cartas ACE SPEC e mais Pokémon Paradoxos.

Edit Article

Já que Temporal Forceslink outside website será lançado em 22/03/2024, resolvi trazer algumas sugestões diferentes de decks com cartas dessa coleção. Essa coleção nos trouxe mais variedades de estratégias com o upgrade das cartas ACE SPEC (novidade exclusiva de Temporal Forces) em alguns decks já estabelecidos no meta, e também novos Pokémon Paradoxais, que ganharam mais força nessa 5ª coleção base.

Sugestões de Decks: Temporal Forces

Raging Bolt ex

Ilustração por @heyitsandre_4, no Twitter.
Ilustração por @heyitsandre_4, no Twitter.

Ad

Decklist

Loading icon

Análise

Essa versão do “Raikou” Paradoxal não tem os problemas de fraqueza porque é do tipo Dragão, e assim não tem mais fraqueza ao próprio tipo e nem ao tipo Fada.

Assim, ele causará danos avassaladores com o seu segundo ataque se você descartar todas as energias de seus Pokémon, já que cada energia aumenta o dano causado em 70 pontos.

Esta lista também tem Sandy Shocks ex sv4 108: sua habilidade resgatará uma Fighting Energy GRI 169 básica da sua pilha de descartes caso seu oponente esteja ganhando o jogo com 4 Cartas Prêmio disponíveis ou menos. A ideia de incluir o Lucario PR-SW SWSH186 também é interessante, já que ele buscará uma Fighting Energy GRI 169 básica no seu deck e a ligará em si com sua habilidade. Isto nos ajudará a acessar estas energias para atacar com o Raging Bolt ex TEF 123.

Gouging Fire ex

Ilustração por Trainerlouie.
Ilustração por Trainerlouie.

Decklist

Loading icon

Análise

Na seção de “Pokémon Paradoxos das Bestas de Johto”, a versão do “Entei”, Gouging Fire, pode ser uma opção nova para o arquétipo de Fogo, que está bem apagado no meta.

Infelizmente, ele não conseguirá usar seu ataque, Blaze Blitz, consecutivamente se estiver na posição ativa, então, o ideal é sempre recuar este Pokémon com uma carta como Switch Cart ASR 154.

Como atacantes secundários deste deck, temos Entei V BRS 22 e Moltres BRS 21, que irão complementar os 260 de dano do Gouging Fire ex TEF 38.

Walking Wake ex

Ilustração por "buresu U
Ilustração por "buresu U".

Decklist

Loading icon

Análise

Fechando a tríade das Bestas de Johto Paradoxais, temos Walking Wake ex TEF 50. Seu ataque causa 120 + 120 de dano se o seu oponente tiver qualquer condição especial.

Assim, a grande base deste deck é o Brute Bonnet sv4 123, que, se equipado com Ancient Booster Energy Capsule sv4 159, dá a ambos os Pokémon ativos (seu e o do oponente) “Envenenado”. Deste modo, o Walking Wake ex TEF 50 consegue causar o maior dano possível.

Para nos ajudar a usar mais contadores de veneno por turno, temos Radiant Hisuian Sneasler LOR 123, que nos permitirá colocar 2 marcadores de veneno nos Pokémon oponentes “Envenenados” por turno.

Ancient Box - Temporal Forces

Ilustração oficial da Pokémon Company.
Ilustração oficial da Pokémon Company.

Decklist

Loading icon

Análise

Temos um misto de estratégias diferentes neste deck com os Pokémon Paradoxais do passado:

- O primeiro ataque do Roaring Moon ex PR-SV 67 nocauteia Pokémon instantaneamente, mas coloca 20 contadores de dano nele mesmo. Seu segundo ataque causa 100 + 120 de dano caso haja algum estádio em campo.

- O primeiro ataque da versão “baby” do Roaring Moon TEF 109 causa 70 mais 10 pontos de dano para cada carta com nome Ancient na sua pilha de descartes.

Ad

- O primeiro ataque do Koraidon TEF 119 (F)(C) causa 30 de dano para cada Pokémon Ancient em jogo, ou seja, pode causar até 180 de dano.

- A habilidade do Flutter Mane TEF 78, Midnight Fluttering, cancela as habilidades de todos os Pokémon em jogo, exceto a sua, desde que esteja na posição ativa. Adicionalmente, seu ataque causa 90 de dano e te permite colocar 2 contadores de dano nos Pokémon no banco do seu oponente na forma que quiser.

Como este deck tem cartas “tech”, como Professor Sada's Vitality sv4 170, Explorer's Guidance TEF 147, Ancient Booster Energy Capsule sv4 159, e Awakening Drum TEF 141, conseguimos extrair o máximo de Roaring Moon TEF 109, por exemplo.

É uma lista excelente para quem quer montar um deck forte e barato, e, ao mesmo tempo, investir em um “Rogue Deck”.

Iron Hands ex - Turbo Energize

Ilustração por “sukepmonster”.
Ilustração por “sukepmonster”.

Decklist

Loading icon

Análise

A proposta deste deck é bem simples: ligar energias aos seus Pokémon o mais rápido possível para usar o segundo ataque do Iron Hands ex sv4 70, Amp You Very Much, que lhe dará mais Cartas Prêmios. Para fazer isso, temos o combo do Miraidon TEF 121 com o Electric Generator sv4pt5 79.

Por fim, para causar mais dano com o Iron Hands ex, temos a habilidade do Iron Crown ex TEF 81 e a Future Booster Energy Capsule TEF 149.

Gengar ex

Ilustração por autor desconhecido.
Ilustração por autor desconhecido.

Decklist

Loading icon

Análise

O deck do Gengar ex TEF 104 consiste em sabotar as energias do seu oponente com seu ataque. Como complemento, nessa versão temos o Roaring Moon ex PR-SV 67 para remover estádios de jogo e causar 220 de dano, ou nocautear Pokémon grandes e estabelecidos em campo com um “hit K.O.”, caso necessário.

Há outra vertente deste deck que apareceu em 24 de janeiro de 2024 com a opção do Gengar ex com o Hisuian Samurott VSTAR ASR 102. Clique aquilink outside website para conferir.

Charizard ex Terastal - Upgrade com Temporal Forces

Ilustração pela Pokémon Company.
Ilustração pela Pokémon Company.

Decklist

Loading icon

Análise

Este deck só tem uma grande diferença da lista original: a ACE SPEC Prime Catcher TEF 157, que tem um efeito parecido com o de Guzma BUS 115, só que é uma carta item - o que te permite usá-la de maneira mais flexível.

Claro, já que a popularidade do Battle VIP Pass FST 225 diminuiu muito com a rotação de abril de 2024, temos o Buddy-Buddy Poffin TEF 144 como seu substituto. Ele é perfeito para buscar Pidgey sv3pt5 16, Bidoof CRZ 111, Manaphy BRS 41, Jirachi sv4 126, e claro, o importante Charmander sv3pt5 4.

Ad

Chien-Pao ex - Upgrade com Temporal Forces.

Ilustração por “kura_(shironagasu02
Ilustração por “kura_(shironagasu02
”.)

Decklist

Loading icon

Análise

A rotação de abril de 2024 removerá a Battle VIP Pass FST 225 deste formato, então usaremos Buddy-Buddy Poffin TEF 144 para buscar os Frigibax sv4pt5 17 neste deck. Assim, montaremos o Baxcalibur PR-SV 19 com a Irida ASR 147, que nos buscará Rare Candy PGO 69, além do próprio Pokémon.

Nessa versão, usamos o Iron Hands ex sv4 70 para nocautear mais Pokémon e comprar mais Cartas Prêmio - algo que eu também sugeri algum tempo atrás nesta decklistlink outside website.

Lugia-VStar - Upgrade com Temporal Forces

Ilustração por “Hui Ying”.
Ilustração por “Hui Ying”.

Cinccino como Atacante Complementar

Decklist

Loading icon

A estrela deste deck é o Cinccino TEF 137. Seu segundo ataque, Special Roll, causa 70 de dano para cada energia especial ligada a este Pokémon, o que o torna um atacante de “single prize” excelente. Isso mais uma vez trará a força do Lugia-VStar e toda sua estrutura de volta ao metagame.

Wigglytuff ex como Tanker e Atacante

Ilustração por “asakirirokuyu”.
Ilustração por “asakirirokuyu”.

Decklist

Loading icon

Wigglytuff ex sv3pt5 40 retornou com força total. Sua habilidade, Expanding Body, lhe permite adicionar mais +100 de HP a este Pokémon se ele tiver qualquer energia ligada, o que totalizará 350 de HP. No “maybe board”, temos a ACE SPEC Hero's Cape TEF 152, que dará mais 100 de HP ao Wigglytuff, o que totalizará 450 de HP!

Já que a popularidade de Path to the Peak CRE 148 diminuirá em abril de 2024, esse Pokémon pode ser uma opção para quem gosta de decks com estratégia “tanker” e muita durabilidade, ainda mais com Cheren's Care BRS 134, que curará seus Pokémon incolores.

Considerações

Estas foram as minhas sugestões de decks com a coleção de Temporal Forces. Lembre-se que você pode modificá-las como preferir!

Obrigado pela leitura, e até a próxima!