Magic: the Gathering

Deck Guide

EDH: Top 10 Melhores Comandantes Reanimator

, Comment regular icon0 comments

Esse artigo mostra uma breve análise dos Top 10 comandantes para decks do arquétipo reanimate, juntamente com algumas staples bastante utilizadas no arquétipo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Desde os primórdios do Commander, decks com tema de reviver criaturas do cemitério são recorrentes, e quanto mais os anos passam, mais recursão esse arquétipo ganha com novos lançamentos em novas coleções.

Neste artigo mostraremos algumas das várias cartas usadas para montar esse arquétipo e também os 10 melhores comandantes da atualidade para construir um deck ao redor desse tema.

O Arquétipo Reanimate

O nome desse arquétipo saiu da carta Reanimate, que basicamente faz exatamente o que seu nome diz: reanima. Esse termo tornou-se comum tanto no Magic em um geral quanto no Commander para referir-se a criaturas saindo do cemitério indo direto para o campo de batalha graças à uma mágica ou habilidade.

Ad

Aquela famosa jogada de mana, Dark Ritual, Entomb em uma Iona, Shield of Emeria e então o famigerado Reanimate um dia já foi real no Commander, antes do banimento de Iona, Shield of Emeria. Considerando que as duas primeiras cartas ainda podem ser usadas, hoje em dia o alvo para a mágica é outro.

Loading icon

Mas desconsiderando essa jogada perfeita, existem muitas outras cartas com o mesmo efeito de ressuscitar criaturas, e inclusive não somente na cor preta, tal como Karmic Guide ou Resurrection, por exemplo. Grande parte das vezes o deck é preto com alguma outra cor, mas também existem casos de decks reanimate sem preto.

Decks desse arquétipo conseguem seguir diversas linhas: aggro, combo ou controle, vai da imaginação da construção do deck de quem está pilotando. Mas apesar de terem linhas diferentes, existem diversas cartas que são comuns entre as listas, e antes de apresentar os decks, apresentaremos tais cartas para que não seja repetitivo ao longo do artigo.

Staples

Temos uma variedade enorme de cartas que fazem o mesmo que Reanimate. Mágicas como Dread Return, Persist, Victimize, Living Death, Beacon of Unrest e encantamentos como Animate Dead e Dance of the Dead são bem comuns em decks reanimate. Criaturas também entram na brincadeira, como Phyrexian Delver ou Sepulchral Primordial.

Loading icon

Outras cartas que também são ferramentas fundamentais são Entomb, Buried Alive e Unmarked Grave, para que o reanimate faça sentido tendo um alvo. E até mesmo criaturas com este mesmo efeito costumam ser usadas, como Vile Entomber, Oriq Loremage ou Corpse Connoisseur. Agora, sabendo disto, podemos ir para as cartas que serão reanimadas.

Loading icon

Criaturas mais utilizadas

As criaturas sempre vão ficar a critério do piloto que construiu o deck, mas existem cartas que são recorrentes nos decks: Mikaeus, the Unhallowed é bastante usado para finalizar o jogo logo juntamente de Triskelion, por exemplo.

Mas além deles há uma variedade bem grande de possíveis alvos: Gray Merchant of Asphodel, Junji, the Midnight Sky, Avacyn, Angel of Hope, Ashen Rider, Sheoldred, Whispering One, Archon of Cruelty, Elesh Norn, Grand Cenobite e mais uma gama gigantesca de cartas podem ser citadas aqui, mas todas são bem relativas com a cor do deck e a proposta do comandante.

Sabendo disto, podemos começar o aguardado Top 10!

10. The Scarab God

Loading icon

Ocupando a décima posição, o peculiar The Scarab God. Apesar de parecer estranho ele estar aqui por ir para uma linha mais tribal de zumbis, uma outra linha do deck é reanimate graças à sua habilidade, que por sinal é o pesadelo de qualquer outro deck de mesmo arquétipo na mesa.

Ad

Em uma linha até mesmo mista de zumbis com reanimate, o deck não dispensa cartas como Sidisi, Undead Vizier, Gray Merchant of Asphodel e nem o clássico combo de Gravecrawler com Phyrexian Altar. E ainda neste tema misturado, Phyrexian Delver e Gravespawn Sovereign encaixam como uma luva.

Loading icon

The Scarab God ocupa a décima posição por não ser um deck totalmente focado no arquétipo, a não ser que o piloto queira. E também por exilar as criaturas do cemitério e na combinação de cores não ter alguma recursão que as recupere, como um Riftsweeper, significa que cada escolha da ativação do Comandante seja bem importante.

Apesar de conseguir pegar de outros cemitérios, ficar a mercê do que os oponentes têm pode não ser efetivo na maioria das vezes.

09. Saffi Eriksdotter

Loading icon

Em nono lugar, Saffi Eriksdotter. Uma peculiar combinação de cores, considerando que não existe o preto para dar grande parte da recursão necessária. Porém, não é isso que impede o deck de ser notável: um deck combo bem forte com uma peça de custo baixíssimo na torre de comando pode ser tão perigoso quanto decks que possuem preto.

Saffi Eriksdotter também é uma staple bem forte para decks reanimate que contam com verde e branco, já que seu efeito só exige que Saffi seja sacrificada para ser usado. Diversos combos são incluídos neste deck, com a comandante, Renegade Rallier e Altar of Dementia, ou Karmic Guide / Reveillark no lugar de Renegade Rallier.

Outros altares como Phyrexian Altar ou Ashnod's Altar também funcionam, fornecendo mana infinita e trigger de morte infinito. Alternativamente, duas peças citadas anteriormente combam entre elas com algum altar também: o clássico Karmic Guide junto de Reveillark.

Loading icon

Sun Titan, Fiend Hunter, Extraction Specialist e mais uma variedade de cartas são bem fortes neste deck, principalmente para compensar o preto.

O "problema" aqui seria encontrar rápido alguma condição de vitória, como Altar of Dementia para triturar o deck todo de seus oponentes, ou Altar of the Brood que tem a mesma finalidade. Blasting Station também é uma opção para dano infinito com as cartas citadas anteriormente.

Levando em consideração que existe uma certa falta de apoio a essa combinação, mas não por isso ela deixa de ser forte, é que Saffi Eriksdotter está no nono lugar deste top 10.

08. Karador, Ghost Chieftain

Loading icon

O tão temido antigamente Karador, Ghost Chieftain ocupa o oitavo lugar. Karador já foi o terror dos mesões nos primórdios do Commander, quando não tinha uma variedade tão grande de criaturas lendárias que de fato interagissem com o arquétipo reanimate de forma interessante como Karador interage.

Ad

Karador, Ghost Chieftain conta com basicamente quase todas as cartas citadas anteriormente no deck de Saffi Eriksdotter, com a diferença de que ele tem acesso a cor preta, dando oportunidade para mais variedades para o combo, como Viscera Seer e também acesso a criaturas aristocratas como Blood Artist e derivados para serem possíveis finalizadores.

Loading icon

Tal como dito antes, Karador já teve sua fama. Hoje existem opções melhores e até mesmo em combinações de cor melhores, mas isso vai a gosto de quem está pilotando e na proposta de jogo do deck em si.

Apesar de seu custo diminuir com criaturas no cemitério, ainda é bem alto de se executar, e caso seja controlado, pode vir a ser um problema depender totalmente do comandante. Por esses motivos, Karador, Ghost Chieftain está no oitavo lugar.

07. Chainer, Dementia Master

Loading icon

Em sétimo lugar, outro clássico do começo do Commander: Chainer, Dementia Master. Quando não havia muitas opções, Chainer, Dementia Master reinava como um dos comandantes pretos mais usados da época.

Hoje em dia conta com diversos combos graças a K'rrik, Son of Yawgmoth somado com Gray Merchant of Asphodel e alguma fonte de sacrifício como os altares mencionados anteriormente ou Viscera Seer.

Loading icon

Importante ressaltar que, não só para este deck em específico, mas para todos os reanimators no geral, fontes de sacrifício como os altares, Viscera Seer e derivados são bem importantes também para responder mágicas como Path to Exile e semelhantes, no intuito de evitar perder cartas importantes para o deck.

Chainer é um clássico aqui, tanto na linha reanimate quanto controle. Sua posição cabe a estar limitado somente ao preto, já que outras cores oferecem um grande suporte, e caso alguma peça importante seja removida ou até mesmo exilada com cartas como Bojuka Bog ou Rakdos Charm, o jogo pode ficar bem para trás.

Isso em um geral cabe a todos os decks, mas não é necessariamente algo que tira o piloto do jogo: sempre há meios de contornar. E com essas considerações, este é o sétimo lugar do top 10.

06. Olivia, Crimson Bride

Loading icon

Olivia, Crimson Bride ocupa nosso sexto lugar, beirando o top 5. Apesar de seu custo relativamente alto, é uma comandante bem perigosa considerando as possíveis cartas que ela pode voltar, como um Master of Cruelties que pode já tirar alguém do jogo, ou criaturas como Port Razer, que concedem combate extra.

É válido lembrar que Olivia com Port Razer e qualquer outra fonte de sacrifício resulta em combates infinitos.

Loading icon

Pode-se dizer que uma Olivia, Crimson Bride com linha de reanimate não é muito comum, considerando outros comandantes que tem a mesma premissa e combinação de cores, como o próximo da lista, por exemplo. Mas não é por isso que deixa de ser efetivo: o vermelho oferece diversas cartas como Faithless Looting, Thrill of Possibility e derivados, que alimentam o cemitério para os alvos dos reanimates.

Ad

O deck também "pede" por algumas fontes de sacrifício para respostas, já que caso o comandante seja removido, é bom pelo menos salvar a criatura que foi reanimada. Considerando isso, Olivia fica no sexto lugar do ranking.

05. Chainer, Nightmare Adept

Loading icon

Novamente citado aqui como personagem, mas dessa vez em outra carta: Chainer, Nightmare Adept. Este seria o comandante que referi de ser melhor na combinação de cores vermelho e preto.

Chainer fornece o mesmo ímpeto que em teoria Olivia, Crimson Bride concede, com a diferença que ele mesmo pode alimentar o cemitério com sua habilidade ao mesmo tempo que permite a conjuração de uma criatura de seu cemitério.

Loading icon

E temos o quinto lugar, sem muitas adições a serem ditas aqui, já que grande parte das cartas que se encaixam aqui já foram citadas anteriormente.

Um diferencial seria que um deck de Chainer, Nightmare Adept consegue ter uma boa sinergia com cartas como Squee, Goblin Nabob para descarte, Apprentice Necromancer ou Doomed Necromancer para reanimar uma criatura de custo mais alto gastando menos mana, e para reduzir ainda mais esse custo, Gravebreaker Lamia. Algumas opções mais agressivas como Etali, Primal Storm e Lord of the Forsaken podem ser levados em consideração.

04. Sefris of the Hidden Ways

Loading icon

Em mais uma inusitada combinação de cores, Sefris of the Hidden Ways aparece aqui, beirando a medalha de bronze. Mesmo usando um pouco mais de cartas de mecânica de Dungeon como Radiant Solar, Midnight Pathlighter e Hama Pashar, Ruin Seeker, o deck não deixa de ter ótimos alvos para serem reanimados: Toxrill, the Corrosive, Karmic Guide, Sun Titan, Ashen Rider entre muitos outros.

Loading icon

As cores permitem acesso a cartas como Unburial Rites, Obsessive Stitcher, Priest of Fell Rites e derivados como o citado Doomed Necromancer, que funcionam muito bem com o comandante. Fora que, ter acesso a cor azul permite que counters sejam colocados, te deixando em uma posição um pouco mais "tranquila" considerando que é possível lidar com certas coisas que lhe trarão problemas eventualmente.

Sem contar que seu efeito conta com criaturas sendo colocadas de qualquer lugar, ou seja, Frantic Search e semelhantes encaixam muito bem na construção aqui.

O considerável baixo custo de Sefris of the Hidden Ways também é algo a se notar, assim dando possibilidade de conjurar mais vezes sem remorso ou até mesmo de jogá-la no cemitério, para reanimar depois. Contando tudo isso, Sefris of the Hidden Ways ocupa o quarto lugar do ranking.

03. Meren of Clan Nel Toth

Loading icon

Ganhando medalha de bronze no nosso top 10, Meren of Clan Nel Toth. A famosa humana do plano de Jund é destaque aqui por seu reanimate todo fim de turno, que mesmo quando não voltando para o campo de batalha, a criatura escolhida por sua habilidade volta para a mão.

Ad

Isso faz com que criaturas como Shriekmaw sejam ótimas no começo do jogo, juntamente de criaturas como Haywire Mite, Caustic Caterpillar e até Cankerbloom, para proliferar os marcadores de experiência.

Loading icon

A lista acima é um deck controle com finalizador de combo, sendo Mikaeus, the Unhallowed com Triskelion, ou drenar seus oponentes com Kokusho, the Evening Star ou Gray Merchant of Asphodel.

Também há a opção de sempre acabar com a mão de seus oponentes com Mindslicer junto de uma fonte de sacrifício. Caso Dauthi Voidwalker esteja em campo também, é uma garantia de que os oponentes de fato não terão acesso às cartas descartadas desta forma.

Loading icon

Meren of Clan Nel Toth sempre foi visada para esse arquétipo desde que foi lançada, e seria estranho ela estar fora deste top 10. Um deck quase que totalmente focado em criaturas que também oferece uma variedade de listas diferentes, sendo o limite a imaginação do piloto, já que seu efeito não tem limitação para a criatura escolhida, fora seu custo de mana.

É com isso que Meren of Clan Nel Toth ocupa o terceiro lugar com medalha de bronze no nosso top 10.

02. Nethroi, Apex of Death

Loading icon

Beirando o primeiro lugar, com medalha de prata, Nethroi, Apex of Death. Um comandante que tem potencial de acabar com o jogo assim que entra, considerando o estrago que ele pode fazer, ainda mais nesta combinação de cores, que dá acesso aos mesmos combos citados em Saffi Eriksdotter e Karador, Ghost Chieftain.

Loading icon

O deck conta com algumas criaturas com mutate, como Boneyard Lurker, Dirge Bat e Gemrazer, por exemplo. Quase todas as criaturas não são do tipo humano, para que a habilidade possa ser feita sem problema.

Um deck consistente que, quando bem pilotado, consegue controlar bem o jogo para que possa finalizar com o comandante. A combinação de cores também ajuda muito na recursão. Arrisco até a dizer que Nethroi, Apex of Death herdou o manto que Karador, Ghost Chieftain "deixou", sendo uma ameaça bem grande só de estar na zona de comando.

Loading icon

O deck conta com diversas cartas que trituram a si mesmas, para que o efeito do comandante seja concluído com êxito, como Nyx Weaver, Old Stickfingers, Golgari Grave-Troll, Altar of Dementia entre outros. Também respostas como Teferi's Protection, Perpetual Timepiece, Surge of Salvation e Krosan Reclamation para se salvar de possíveis cartas como Rakdos Charm, Bojuka Bog e derivados.

E é com isto que Nethroi, Apex of Death fica em segundo lugar com a medalha de prata em nosso top 10.

01. Muldrotha, the Gravetide

Loading icon

Em primeiro lugar, ninguém menos que Muldrotha, the Gravetide. Sua combinação de cores a torna muito forte, com acesso a reanimates, counters, e cartas que funcionam muito bem com a comandante.

Ad

Loading icon

Tendo acesso a cartas ótimas como Rhystic Study, Cyclonic Rift, Secrets of the Dead, River Kelpie, Glen Elendra Archmage, Mulldrifter, fora os counters como Counterspell, Arcane Denial, An Offer You Can't Refuse ao mesmo tempo que se tem toda a recursão que um deck verde e preto reanimate teria normalmente, torna Muldrotha, the Gravetide nossa campeã aqui.

É possível ter muitas e muitas linhas com Muldrotha, não se limitando somente a este arquétipo em específico, tornando-a o destaque da vez. Karador, Ghost Chieftain limita-se somente a criaturas, enquanto Muldrotha te dá a escolha de uma permanente de cada. Com a adição recente de batalhas, faz com que se torne cada vez mais interessante, abrindo mais vertentes para construções de decks.

Loading icon

O primeiro lugar é bem merecido, considerando do que o deck é capaz. Respostas, recursos, ramps, finalizadores, tudo que queremos em um deck desse tipo. É por preencher todos esse requisitos que Muldrotha, the Gravetide ganha a medalha de ouro no nosso top 10.

Conclusão

Sinceramente foi até que difícil pensar em quais comandantes colocar, ainda mais do top 5 para cima. Como sempre digo, o Commander é um lugar livre para testar toda e qualquer build que o piloto achar melhor, com o limite sendo sua imaginação. É possível, sim, fazer diversos outros decks reanimate com outros comandantes, aqui foram compilados os mais populares e até mesmo mais recursivos que achei.

E você, concorda com as posições do top 10? Citaria outro comandante, ou outra staple? Comente!