Magic: the Gathering

Opinion

Top 15 cartas Budget interessantes para seu Commander

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma seleção de cartas boas e de até dez reais para utilizar no seu deck de Commander Budget.

Edit Article

Introdução

Como muitos de vocês sabem, Magic está cada vez mais se tornando um jogo caro de se jogar, o que faz muitos jogadores que querem se manter na ativa optarem por papelões mais baratos na hora de montar seus decks. Além disso, muitas lojas e torneios online têm optado por campeonatos e torneios online com limitação de valor máximo do deck.

Cartas divididas por cores

Separei 3 cartas de cada cor, que eu não vejo sendo tão utilizadas, mas que na minha opinião possuem muito potencial e que não são caras — estão custando até dez reais no momento da criação deste artigo.

Ad

Cartas budget Commander no Branco

Deafening Silence

Loading icon

Uma carta que tem seu valor beirando um real e custa uma mana, com o efeito de proibir os jogadores de conjurarem mais de uma mágica que não seja de criatura por turno. Isso reduz desde cedo e com muita eficiência a velocidade dos decks.

É possível utilizá-la em decks como Winota, Joiner of Forces e Oswald Fiddlebender sem se preocupar muito com a peça te afetar ou não.

Cathar Commando

Loading icon

Essa carta é melhor que um Caustic Caterpillar em quase todos os aspectos. Mesmo custando uma mana a mais para entrar em campo, seu custo de ativação custa uma incolor, então no fim das contas ambas são 3 manas, mas a lagarta é [1]GG e o Cathar Commando é [2]W, o que é um custo melhor quando se tem mais de uma cor no deck. Além disso, ela ainda possui lampejo, o que permite que entre no turno de um oponente — tudo isso por menos de 50 centavos!

Spirit of the Labyrinth

Loading icon

Essa carta é muito boa para manter os oponentes com poucas cartas na mão, já que ela impede que comprem mais de uma carta por turno, ajudando muito decks com uma pegada mais STAX que não compram cartas a poderem diminuir o acesso de seus oponentes aos cards.

Cartas budget Commander no Azul

Ghostly Pilferer

Loading icon

Essa carta é muito forte no Commander, já que todos tem pelo menos uma carta que vai te garantir um draw, que é o Comandante, sem falar em cartas que são conjuradas do cemitério, cartas que permitem conjurar do topo do deck, cartas que exilam cartas e permitem que as conjure; esses tipos de cards podem transformar nosso amiguinho em uma ferramenta poderosa de Card Advantage.

Se seus oponentes ficarem evitando conjurar cartas de fora da mão, eles vão acabar se atrasando, o que por si só também é um benefício.

Gitaxian Probe

Loading icon

Essa carta é banida em todos os formatos com exceção do Vintage e Commander e não é por acaso - ela não te custa mana, por conta do custo alternativo em mana phyrexiana (2 pontos de vida), se repõe na mão e ainda permite que olhe a mão de um jogador, possibilitando a você saber exatamente as cartas dele e usar essa informação do jeito que preferir.

Este card não possui nenhum ponto negativo, além de ocupar um espaço do deck.

Verity Circle

Loading icon

Um encantamento que te dá cartas na mão toda vez que uma criatura é virada para algo que não seja atacar. Isto é situacional, sim, mas só de ter um deck verde na mesa, já te garante uma fonte de card advantage recorrente, e assim como citei para o exemplo acima, caso o oponente resolva querer impedir de comprar cartas, ele terá de se jogar para trás, não utilizando dos mana dorks.

Cartas budget Commander bo Preto

Plumb the Forbidden

Loading icon

Uma carta de Strixhaven que beira um real e possibilita que você sacrifique criaturas para copiá-la, quanto mais criaturas sacrificar, mais cartas serão compradas, te garantindo muitas cartas extras além de servir como uma forma de matar muitas criaturas suas que possuem efeitos quando morrem.

Ad

É uma boa opção para decks que fazem muitas fichas como Chatterfang, Squirrel General e Sedgemoor Witch, ou simplesmente para se beneficiar de uma global que seu oponente conjurou, e comprar cartas com as criaturas que iriam morrer de qualquer forma.

*Languish,

Loading icon

Globais são essenciais e por isso a maior parte delas são mais caras, justamente por não existirem tantas e as poucas que existem serem visadas.

Porém, há opções de globais baratas que são circunstanciais, como essa que por 4 manas dá -4/-4 para todas as criaturas, o que normalmente removerá todos os dorks, elfos e até alguns comandantes, já que muitos possuem 4 de resistência ou menos, como Kraum, Ludevic's Opus e Winota, Joiner of Forces.

Final Parting

Loading icon

Essa carta possui um custo de mana elevado, porém tem o efeito de duas cartas ao mesmo tempo, misturando o Entomb, com Diabolic Tutor. Isso por si já a faz muito forte e presente em decks de cemitério, já que você encontra a criatura para ser reanimada e um reanimate para fazê-lo.

Cartas budget Commander mo Vermelho

Bolt Bend

Loading icon

Vermelho não é a melhor cor para lidar com a pilha, porém é a cor da mudança de alvo — redirecionar uma mágica para outro alvo é uma das formas que a cor possui para se proteger.

O fato desta mágica custar somente uma mana quando se controla uma criatura com no mínimo 4 de poder é uma maneira de torná-la ainda mais eficiente e utilizável, já que muitos decks se encaixam nessa restrição já na zona de comando.

Mogg Salvage

Loading icon

Essa spell em decks que possuem um bom número de Montanhas e contra oponentes que possuem a cor azul tem um grande potencial, pois pode ser conjurada de graça, mas o custo dela não e tão absurdamente alto ao ponto de não se pensar em conjuráa-la se não cumprir todos os requisitos.

Pyrokinesis

Loading icon

Essa é mais uma spell que eu não vi tantos jogadores utilizando em listas mais budget. Seu hardcast é quase impossível, porém, ela consegue tirar uma carta morta da sua mão para remover uma ou mais ameaças dos jogos.

Cartas budget Commander no Verde

Timeless Witness

Loading icon

Essa é uma versão mais cara em mana da Eternal Witness, porém, custa muito menos em dinheiro — mais de cinco vezes mais barata que a Eternal e ainda possui algo que a original não tem, que é a habilidade de eternizar.

Enfim, se seu deck utilizaria a Eternal e você precisa manter a função, mas cortar o custo do deck, esta seria uma ótima mudança a se realizar.

Outland Liberator

Loading icon

Essa carta foi lançada na mesma edição que Cathar Commando e com efeito semelhante: um dois mana que por uma mana incolor pode destruir um artefato ou encantamento em campo, mas ao invés de ter flash, este aqui tem nightbound, e quando está transformado, ele quebra um artefato ou encantamento toda vez que ataca. Além disso, ainda pode ser sacrificado para quebrar mais um se necessário, e tudo isto por menos de um real.

Ad

Oakhame Adversary

Loading icon

Essa carta foi chamada de Grob nas mesas competitivas, pois é uma criatura verde que entrava por duas manas assim como Dark Confidant, que recebeu o carinhoso apelido de Bob, por conta do jogador que fez essa carta existir, Grob vem de "Green Bob".

Enfim, Oakhame Adversary consegue facilmente te gerar uma carta extra na mão por turno, já que dificilmente não haverá uma permanente verde sob o controle de seus oponentes, e mesmo o draw sendo situacional, ele ainda ocorre muito, e além disto, não te custa vida e nem é revelado para seus oponentes.

Finalizando

Ficou interessado por decks budgets otimizados?

Eu escrevo artigos aqui na Cards Realm sobre decks otimizados de até 500 reais, confira-os clicando aqui.link outside website

Espero que este artigo tenha mostrado a vocês possíveis adições para os decks que possuem uma limitação de preço.

Gostaria de lembrá-los de um campeonato que está ocorrendo e do qual eu participei na primeira edição, que é o Commander 500link outside website! Se quiser cair contra mim em uma mesa e combar na minha cara com um deck que eu fiz artigo ou até mesmo com uma lista própria, é só participar, vai ser divertido!

Se discorda de alguma carta da lista deixe nos comentários, qual é e qual colocaria no lugar, estarei de olho para respondê-lo! Fiquem bem e até a próxima.